Xandi e Bolinha vencem o 65º Campeonato Brasileiro de Snipe

Dono de uma das trajetórias mais vitoriosas da vela brasileira, o gaúcho Alexandre Paradeda adicionou mais uma conquista ao seu impressionante currículo. Competindo ao lado de Gabriel “Bolinha” Kieling, o velejador do Clube dos Jangadeiros venceu, de ponta à ponta, o 65º Campeonato Brasileiro da classe Snipe, realizado na praia de Jurerê, em Florianópolis, entre os dias 2 e 7 de fevereiro. A competição foi organizada pelo Iate Clube de Santa Catarina e contou com a participação de 61 tripulações. As duplas representaram clubes náuticos do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, da Bahia, do Distrito Federal e ainda da Argentina, do Peru e da Bélgica.  “O evento foi perfeito, a raia aqui é muito boa, com ótimas condições. Vale ressaltar também o excelente campeonato da dupla da Bahia. Eles são o futuro da categoria e mostraram isso aqui”, declarou Paradeda, elogiando os vice-campeões, Mateus Tavares e Jonathan Lerhke, do Yatch Clube da Bahia. Comemorando seu segundo título nacional, Gabriel Kieling estava bem eufórico com o resultado e com tudo que aconteceu durante a semana. “Fizemos uma campanha muito boa. O campeonato foi perfeito. Aqui é um lugar incrível, um dos melhores que já velejei no mundo. A água é quente e os ventos são excelentes”, enfatizou.

Este foi o nono campeonato brasileiro da classe Snipe conquistado por Paradeda; o segundo em parceira com Bolinha. Campeão mundial em 2001, ao lado do primo Eduardo Paradeda, o vitorioso atleta do Jangadeiros também possui duas medalhas pan-americanas (prata em 1999 e ouro em 2007), títulos sul-americanos, sul brasileiros e estaduais. O currículo do velejador porto-alegrense inclui ainda duas participações olímpicas (Sidney/2000 e Atenas/2004), ambas na classe 470, na qual Paradeda também venceu cinco vezes o campeonato sul-americano e nove vezes o campeonato brasileiro.

Além de Paradeda e Bolinha, outra dupla gaúcha integrou o top 10 da competição. Representando Jangadeiros e Veleiros do Sul, respectivamente, Roberto Paradeda (irmão de Alexandre) e Antonio Rosa terminaram em sexto lugar, com direito a vitória na primeira regata desta sexta-feira.

.

Os dez primeiros colocados do 65º Brasileiro de Snipe:

1º Alexandre Paradeda / Gabriel Kieling (RS) – 28 pontos perdidos

2º Matheus Tavares / Jonathan Lehrke  (BA) – 34pp

3º Mario Urban / Daniel Seixas (BA) – 59pp

4º Alexandre Tinoco / Matheus Gonçalves (RJ) – 63pp

5º Rafael Gagliotti / Henrique Wisniewiski (SP) – 64pp

6º Roberto Paradeda / Antonio Rosa (RS) – 70pp

7º Jose Monteiro / Ronyon Silva (SP) – 77pp

8º Mario Jesus Jr / Anderson Barndão (SP) – 79pp

9º Felipe Linhares / Marcelo Lopes (SC) – 80pp

10º Augusto Amato / Constanza Alvarez (ARG) – 84 pp

.

As duplas do Clube dos Jangadeiros:

01º Alexandre Paradeda/Gabriel Kieling – 28 pp

06º Roberto Paradeda/Antonio Cavalcanti – 70 pp

22º Lucas Mazim/Philipp Grochtmann – 147 pp

34º Fernando Kessler/Vicente Ducati – 220 pp

43º Martin Rump/Rodolfo Streibel – 282 pp

50º Hilton Piccolo/Bruno Gauer – 348 pp

51º Rodrigo Fasolo/Guilherme Fasolo – 373 pp

.

Foto: Iate Clube de Santa Catarina/Divulgação.