De olho no Mundial: Flotilha da Jangada vai com 13 velejadores para disputar o Campeonato Centro Sul de Optimist

Competição, que serve também de seletiva para o maior campeonato da classe, acontece de terça-feira (11) a sexta-feira (14 de abril), no Rio de Janeiro.

Estreantes e veteranos já estão de malas prontas para a segunda competição nacional de Optimist em 2017. Depois do Brasileiro de Vitória – ES em janeiro, os jovens atletas de até 15 anos finalizam os últimos preparativos antes de caírem na água no Rio de Janeiro.

A Flotilha da Jangada contará com 13 velejadores, cinco veteranos e oito estreantes. Salvatore Meneghini, treinador dos mais novos na classe, falou de sua expectativa para a competição:

“O pessoal está bem treinado, compondo um grupo bem compacto, onde todos estão mais ou menos no mesmo nível. Metade da flotilha é a primeira competição grande que disputa e a outra metade correu em Vitória no início do ano. Mas, mais do que grandes resultados, o importante é a experiência que os atletas vão adquirindo nesses campeonatos com um grande número de barcos”.

Se no Brasileiro de Vitória os atletas encararam ventos de mais de 15 nós, a realidade do Campeonato Centro Sul de Optimist promete ser bem diferente. Átila Pellin, técnico dos velejadores mais experientes da flotilha, diz  o que espera dos veteranos.

“A equipe vai enfrentar uma condição de vento – de fraca a moderada intensidade – em que eles estão mais acostumados e que mais propicia para os seus biotipos. Fizemos ótimos treinos e agora é chegar no Rio e se ambientar rapidamente com a raia. Teremos um bom tempo para isso antes de começarem as regatas”.

Veteranos

Amanda Plentz
Lorenzo Balestrin
Luiza Moré
Pedro Breternitz
Vinicius Koeche

Estreantes

Carlos Eduardo Griebeler
Giovani Troian
João Henrique Almeida
Lucas Zorzi
Manoela Pereira da Cunha
Melissa Paradeda
Pedro Henrique Gambino
Teresa Severo

b1c0a465-5608-462f-a56a-86e1dc6997e6

Flotilha de estreantes reunida com o técnico Totó