Breno Kneipp e Ian Paim são campeões brasileiros de 29er

O terceiro e último dia do Campeonato Brasileiro de 29er parecia que seguiria o mesmo caminho da sexta-feira: pouco vento e previsão de chuva forte. O panorama desenhado angustiava os atletas que já estavam com seus barcos na água esperando por uma condição mínima para largar, e ela veio. Depois de cerca de 20 minutos, um Nordeste de intensidade moderada entrou e quatro provas puderam ser realizadas, somando sete no total. Melhor para a dupla do Jangadeiros, Breno Kneipp e Ian Paim, que assim conseguiram o número mínimo de regatas para um descarte e sagraram-se campeões.

“Em nenhum momento ficamos preocupados com a nossa largada queimada no primeiro dia e a consequente punição. Tínhamos certeza que havia ainda muito campeonato pela frente e precisávamos seguir tranquilos para realizar o nosso melhor, e foi o que aconteceu “, conta Ian. Com o descarte, a dupla somou 9 pontos, três a menos que Lorenzo Bernd e Phillipp Rump, também do Clube dos Jangadeiros, que ficaram em segundo, e oito a menos que Lucas Cazale e Richard Freitas Hilbert, do Iate Clube do Rio de Janeiro, que completaram o pódio.

“Foi um campeonato muito técnico, onde conseguimos seguir a nossa estratégia traçada a risca. Estamos muito felizes de deixar este título aqui em casa, no Jangadeiros, ainda mais com a presença de nosso familiares e amigos”, diz Breno.

Sempre entre os três primeiro colocados nas sete regatas, a dupla formada por Lorenzo Bernd e Phillipp Rump ficou contente com o resultado. Por estarem treinando juntos há pouco mais de duas semanas, os jovens atletas do Jangadeiros acreditam que eles têm muito a crescer ainda juntos. “O primeiro dia de campeonato foi nossa quinta velejada juntos e já veio este resultado expressivo. Nossa comunicação no barco fluiu muito bem e esperamos que possamos fortalecer esta parceira para o Sul-americano da classe no final do mês”, fala Lorenzo.

Para a dupla carioca terceira colocada, que também se formou há pouco tempo, não ter arriscado um pouco mais, especialmente nas largadas pode ter sido o que faltou para atingirem um lugar mais alto no pódio. Além disso, Lucas Cazale e Richard Freitas Hilbert destacaram a diferença entre as raias do Guaíba e do Rio de Janeiro, onde costumam treinar.

“Aqui, por se tratar de água doce, o barco afunda um pouco mais. Então, sempre procuramos andar rápido, às vezes orçando também, para tentar evitar a perda de desempenho”, revela Lucas.

Confira a classificação completa aqui

Pódio do Brasileiro de 29er 2017

Pódio do Brasileiro de 29er 2017

Próximo Campeonato Brasileiro de 29er será em São Paulo

Terminado o III Brasileiro de 29er, agora é olhar para frente. Satisfeito com o crescimento da classe – a edição do campeonato nacional deste ano foi a com maior número de barcos, 14 – o presidente da classe Hans Hutzler já confirmou a sede da competição em 2018. “Será no Yacht Club Santo Amaro (YCSA), em São Paulo. Acreditamos que o estado paulista tem um potencial imenso de crescimento e esperamos que também seja um sucesso como foi aqui no Jangadeiros. Ainda não há uma data definida, pois precisamos dar uma olhada no calendário de competições do ano que vem”, informa.