Retrospectiva Jangadeiros 2016

Com dezembro chegando ao fim, recordamos tudo que se passou nos últimos 365 dias. Em 2016, que marcou o 75º aniversário do Clube dos Jangadeiros, não faltaram motivos para celebrar. Relembre alguns fatos marcantes deste ano que foi de vento em popa.

Janeiro

O primeiro mês de 2016 foi marcado por um belíssimo resultado para a Flotilha da Jangada. Os jovens foram apontados como a Melhor Flotilha do 44º Campeonato Brasileiro de Optimist, realizado no Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê.

Fevereiro

Com o intuito de apresentar a vela para crianças de sete a 14 anos, a primeira edição do Descobrindo a Vela no Janga foi um sucesso. Dezenas de jovens tiveram sua primeira experiência com o esporte, além de lições de responsabilidade e camaradagem.

Março

Ao mesmo tempo em que o Jangadeiros teve muitos motivos para comemorar, 2016 também foi de despedidas e saudades. No dia 16 de março, o Clube se despediu de Carlos Voegeli, Sócio Benemérito, ex-Comodoro e ex-Presidente do Conselho Deliberativo.

Já no dia 211, foi realizada uma das mais tradicionais regatas de Vela de Oceano, a Copa Cidade de Porto Alegre. Em sua 22ª edição, os barcos do Jangadeiros conquistaram dois títulos: San Chico 3 (ORC- INT) e Abaquar (RGS-BRA).

Abril

O Clube recebeu uma visita ilustre. Em travessia pelo litoral nacional, o Comandante do Navio-Veleiro Cisne Branco e Capitão de Mar e Guerra, João Alberto de Araújo Lampert, reuniu-se com alguns associados no tradicional Churrasco dos Piranhas. Repleto de bom humor, como de costume, o jantar foi de troca de experiências e presentes.

Maio

Logo no início do mês, no dia 2, o Jangadeiros realizou uma importante mudança de valores na categoria de Sócio Aspirante. A partir desta data, a mensalidade começou a dividida por faixa etária, com valores progressivos.

Maio também trouxe despedidas. No dia 10, o ex-Comodoro Luiz Szabo foi apreciar o Clube que ele tanto amava de outro plano, lá de cima.

No dia 27, para fechar o mês como Szabo teria gostado, o CDJ conquistou o Prêmio Top 100 Clubes. A honraria, entregue pela Federação Nacional dos Clubes (FENACLUBE), reconhece as associações formadoras de atletas e que têm maior representatividade em seus estados.

Junho

Por falar em reconhecimento, o Presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Renato Paradeda, recebeu em junho o título de Oficial na Ordem do Mérito Naval. Esta é uma honraria concedida pela Marinha aos que se destacaram no exercício da profissão, e, excepcionalmente, a organizações militares e instituições civis, assim como personalidades civis e militares, que prestaram relevantes serviços à instituição.

Julho

Há menos de um mês do início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Fernanda Oliveira foi uma das atletas a participar da cerimônia de condução da pira olímpica em Porto Alegre.

Agosto

Em mais um belíssimo resultado para a Vela Brasileira, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan ficaram na oitava colocação nas Olimpíadas Rio 2016. Esta foi a sétima participação de atletas do Jangadeiros na maior competição esportiva do mundo.

Agosto também é o tradicional mês do evento queijos e vinhos. Com o frio característico da estação, a festa esquentou com muita dança, bebida e comida boa.

Setembro

Já estamos na segunda metade de 2016 e a Flotilha da Jangada seguiu trazendo ótimos resultados. Luiza Moré foi campeã feminina do Sul Brasileiro de Optimist, disputado em Porto Alegre.

Outubro

O antepenúltimo mês do ano também foi de conquistas de âmbito nacional. João Emilio Vasconcellos sagrou-se campeão da Copa da Juventude – maior competição de vela jovem do país – na classe Laser Radial.

Em homenagem a mais uma participação olímpica, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan receberam honrarias do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Outubro não poderia encerrar ainda sem a competição mais cara ao Jangadeiros: o Troféu Cayru. Em sua 26ª edição, o campeonato teve em San Chico 3 o seu principal vencedor.

Novembro

Quem disse que barco de controle remoto é coisa de criança? O Jangadeiros sediou a Copa Mercosul de Rádio Controlado, na categoria IOM. O campeão foi o croata Zvonko Jelacic.

Novembro também foi o mês de envio dos primeiros equipamentos do Projeto Preparando o Futuro Olímpico, através de convênio firmado com a Confederação Brasileira de Clubes (CBC). Os dois botes de apoio chegaram ao Clube no dia 23.

Três dias depois, no último sábado do mês, foram realizadas as Eleições do Conselho Deliberativo. Como de costume, 15 novos nomes foram eleitos para a direção.

Dezembro

Para finalizar esta retrospectiva, dezembro. O último mês do ano também foi o mais movimentado. Não era para menos. Os festejos do aniversário de 75 anos do Clube agitaram o primeiro final de semana.

Após as comemorações, a segunda semana foi de eleições. Os associados votaram na comodoria que estará a frente do Jangadeiros no próximo biênio.  Manuel Ruttkay Pereira (Comodoro), Pedro Antonio Pereira Pesce (Vice-Comodoro Administrativo), Rodrigo Porto Castro (Vice- Comodoro de Esportes), Antonio Joaquim Machado (Vice-Comodoro de Obras) e Günther Reginaldo Staub (Vice-Comodoro de Desenvolvimento e Marketing) compõem a chapa vencedora.

Se 2016 foi um ano de saudade e despedidas, mas sobretudo de celebração, a Regata Nando Krahe resgata um pouco de todos esses sentimentos. A terceira edição do evento, que homenageia um dos grandes campeões do CDJ, teve Fábio Pillar e Juliana Baino como grandes campeões.

E para acabar com chave de ouro, um momento histórico. Durante as atividades de comemoração aos 41 anos da Escola de Vela Barra Limpa (EVBL), o Clube realizou o batismo dos 26 Optimists que chegaram por meio do Convênio com a CBC.