|
Jangadeiros conquista bons resultados no Campeonato Centro Sul Americano da classe Laser
Outros novos talentos representaram muito bem o Clube no Campeonato Centro Sul Americano da classe Laser, de 26 a 30 de outubro. O velejador Lucas Mazim conquistou o segundo lugar na Geral, enquanto João Emílio Mendes de Vasconcellos conquistou o 1º na categoria sub 16, além da 5ª posição na classificação geral. Participaram 40 competidores do Brasil, Argentina, Bermudas, Equador, Peru e Uruguai.
“Esse campeonato serve como aprendizado para buscar melhorar minha tática” Lucas Mazim (esquerda)
“Em 2013 ganhei o brasileiro aqui em Porto Alegre e agora ser vice no campeonato internacional é muito bom. Sei que as condições de vento não foram favoráveis, mas dei o meu melhor até o fim e é isso que realmente importa. Além do 4.7, fiquei muito satisfeito com o resultado no Radial, finalizando em 10º geral, mesmo quebrando o mastro e tendo que abandonar uma regata, pontos que custaram caro. Até então, estava em 5º geral onde havia 85 competidores.
Velejar no campeonato foi bem difícil, mesmo tendo mais tempo de vela que os demais competidores. Eu estava acima do peso para a categoria, em média 10 kg a mais que os adversários que estavam disputando o campeonato comigo, então minha velocidade no contravento não estava nada competitiva. Por sorte, o treino e a técnica nos popas conseguiram me ajudar a completar o meu objetivo e finalizar entre os três primeiros no campeonato.
Como sempre gostei de treinar, venho me dedicando novamente ao Laser há uns três meses. Estou treinando no turno da manhã, quando tenho horário um pouco mais livre. Velejava de segunda a sexta pelo menos 1 hora por dia, fazendo reforço muscular. O fundamental mesmo é a bike, que pedalo 100 km durante a semana.
Como tantos outros, a competição serve como aprendizado para buscar melhorar minha tática e principalmente minhas largadas. Mal acabou o Sul Americano, já iniciei os treinos na classe Snipe ao lado de Gabriel Kieling (Bolinha), para nos prepararmos e chegarmos bem no Campeonato Brasileiro, que será em Salvador.”
“Eu velejo porque é uma das coisas que mais me deixa feliz”
João Emílio
“Esse título representa vários anos de muita dedicação, muito esforço e força de vontade. Primeiramente, eu amo o que eu faço e eu velejo sem pensar no resultado ou no troféu que eu vou ganhar no fim da regata. Eu velejo porque é uma das coisas que mais me deixa feliz e porque meu pai, desde que eu era pequeno, me levava para velejar com um Hobbie Cat que ele tinha. Aí peguei gosto pelo esporte.
Minha preparação para o Sul Americano não foi uma das melhores. Eu tinha acabado de sair do Optimist e iria começar a velejar de Laser mais a diante, mas como iria ter este campeonato, decidi comprar o meu barco rápido e começar a velejar. Não diria que foi difícil velejar, pois eu já velejava no Optimist e tinha uma noção de como iria ser o campeonato. Entrei sem pressão e velejei naturalmente como eu sei. Em nenhuma regata tentei fazer algo que eu não soubesse, como dar um bordo louco ou algo do tipo.
O que mais quero como velejador é ir para uma Olimpíada, fazer com que o esporte da vela seja mais reconhecido e poder correr muitos campeonatos. Mesmo se um dia eu tiver que parar de velejar ainda sim vou continuar acompanhando.
Queria agradecer a todos em que me ajudaram a chegar onde estou, especialmente meus treinadores: Átila Pellin, Lucas Mazim , Salvatore e ao Peter e também minha família e meus amigos, porque sem eles nada teria acontecido.”
|