Jangada News – 4 de agosto de 2017





Jangada News
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 4 de agosto de 2017
 

O que é ser um pai parceiro?

Na semana de comemoração do Dia dos Pais, a Jangada News lançou essa pergunta a alguns sócios. A relação entre pai e filho, como todas as relações, mudam na linha do tempo. No século XXI, perduram o diálogo aberto, a proximidade, a amizade e o companheirismo.

Confira o que diz alguns pais do Janga:

   “Ser pai parceiro é estar junto, apoiando, mantendo      o rumo e atenção, tanto nas boas como nas                  roubadas, ser firme quando necessário, ser                    carinhoso sempre.”

   Paulo Angonese, pai de Kauana (20)

 

 

 

   “É saber dar espaço que cada filho precisa para            desenvolver suas habilidades e caráter, mesmo que      as vezes a gente ache que a decisão deles não seja      a mais correta, mas nós estamos ali para apoiar.”

   Marcelo Bernd, pai de Lorenzo, (16) e Luigi (13)

 

 

 

 

   “Ser pai parceiro é fazer algo com os filhos, não pelo    dever de ser pai, mas pelo prazer de estar com eles.”

   Kako Moré, pai de Luíza (13) e João (16)

 

 

 

 

   “Um pai parceiro é, acima de tudo, um amigo com o      qual se pode contar, a quem se pode tudo dizer e o      apoio será sempre incondicional.”

   Henrique Freitas, pai de Gabriel (29) e Pedro (31)

 

 

 

 

   “Pai parceiro é participar. É estar presente em todos    os momentos importantes da vida, é reservar tempo    para estar sempre junto.”

   Carlos Diehl, pai de Cristiano (12)

 

 

 

 

   “Ser pai para mim é estar presente em todos                   momentos na vida de nossos filhos.”

    Rafael Paradeda, pai de Matheus (7)

 

 

 

 

 

 

   “Estar sempre a disposição para o bom e para o            ruim. É ser referência de ética e aconselhamento.”

   Adriano Salvaterra, pai de Amanda (18) e Clara (3)

 

Lorenzo Bernd/Phillip Rump e Breno Kneipp/Ian Pain representam o Brasil no Mundial de 29er, na Califórnia

Abertura oficial do Mundial de 29er, na Califórnia. O bom astral da turma mostra o entusiasmo e preparo para enfrentar campeões de 16 países, que somam 131 barcos. As regatas iniciaram na terça-feira (1). A delegação brasileira é composta por quatro duplas, as duas masculinas são do Clube dos Jangadeiros.

Torcida do Janga unida nesse delicioso desafio de grandes atletas !

 

“Quem velejou um dia, não esquece”

Nas lembranças do sócio Gabriel de Castro, o Jangadeiros foi uma extensão da minha casa.

“Tem uma coisa que me ajudou muito: conhecer o vento e saber dar nó. São coisas que levei para a minha vida toda e que uso até hoje”. As lembranças dos tempos de velejador ainda animam o sócio Gabriel Dias de Castro, 44. Uma das figuras mais conhecidas no Jangadeiros, é frequentador do clube “desde que nasci”, nas suas próprias palavras: “Lembro de tomar banho de piscina no continente, quando a ilha ainda não estava pronta. Havia duas piscinas onde hoje é a pracinha do restaurante, uma maior e uma pequena”.

“Cria “ do Janga, ele começou a frequentar as dependências ainda criança, na companhia dos pais, José Antônio e Maria Lília. Ainda jovem, acompanhou alguns eventos marcantes, como o Mundial da Classe 470, um dos primeiros com a ilha já pronta, realizado em 1980. “As crianças fizeram o hasteamento da bandeira. Eu acabei hasteando a do Canadá”.

O Mundial foi um estímulo para o próprio Gabriel virar um atleta. Aos dez anos, em 1983, ele começou a disputar competições de vela. “Minha melhor colocação foi um terceiro lugar em um Campeonato Brasileiro na classe Pinguim, em 88. Depois, fui décimo no Brasileiro de Snipe”. Neste último, formou dupla com Alexandre Paradeda, que mais tarde viria a ser campeão mundial: “Sou primo-irmão dele”.
Acabou não só competindo como conhecendo o País em campeonatos brasileiros, sul-brasileiros e sul-americanos. “Fui ao Paraná, São Paulo, Rio, Salvador, Maceió…” Os tempos de velejador ficaram para trás quando entrou na faculdade de Odontologia. Hoje, divide seu tempo entre a profissão de dentista, que exerce há 22 anos, a família e o clube.

Uma vez por mês também costuma viajar para a fazenda da família da esposa, Lúcia Elena, em Júlio de Castilhos. Na companhia do casal, vai sempre a filha, Julia, de 7 anos. “Lá tem um riozinho perto e tem cachoeira. É uma ótima opção de lazer e bem estar para minha família, assim como o clube, pois gosto muito do contato com a natureza”.

A proximidade com a natureza se soma a outro lazer: estar com os amigos. “Aí o clube é nossa opção, principalmente no verão. Eu gosto do campo, mas minha referência é o Jangadeiros. O rio, os barcos, a piscina, o futebol e o pôr do sol.”

Em companhia dos sobrinhos Miguel, Martina e Camila

 

Dupla Tiago Brito/Antônio Rosa (Totó) deram a largada na “Júnior” no Mundial de Snipe, na Espanha

“Mandamos muitos abraços para todo o pessoal do Jangadeiros, porque sabemos e sentimos daqui toda a energia e torcida “. Tiago Brito e Antônio Rosa

Na segunda-feira (7), Xandi Paradeda/Lucas Mazim e Átila Pellin/ Gabriel Killing iniciam a competição na Sênior.

“Estamos empolgados e confiantes com os resultados recentes, mas sabemos que aqui a competição é a de maior nível técnico que existe. Somos jovens pilhados e conhecemos o nosso potencial. Então, com tantas regatas que temos pela frente, o foco é manter a seriedade e tranquilidade e não cometer grandes erros”, diz Tiago Brito.  

“Estamos treinando e conhecendo as características da raia, pois apresentam uma onda um tanto diferente do que estamos acostumados. A previsão de vento para o campeonato é boa. Nossa expectativa é andar perto dos velejadores mais experientes e, se tudo der certo, ficar entre os melhores”, diz Átila Pellin 

 

 

(Da esquerda para direita) Antônio Rosa, Lucas Mazim, Xandi Paradeda, Tiago Rosa,
Átila Pellin e Gabriel Killing

 

Confira alguns comentários no Facebook do Janga

 

Velejada de Lua Cheia, palestra sobre Lagoa Mirim, Cruzeiraço pelo Dia dos Pais

A agenda dos Cruzeiristas tem emoção de sobra para os próximos dias. Aproveite e divirta-se com a família e amigos! Mais informações em esportiva@jangadeiros.com.br ou 30.94.57.64.


8 de agosto, terça-feira – Momento da 6ª Velejada na Lua Cheia. Saída às 18h45min e retorno às 20h30min. Jantar de comemoração regado a caldo quente e galinhada com arroz, por R$ 35, por pessoa, sem bebidas.

12 de agosto, sábado – Cruzeiraço Especial em homenagem ao Dia dos Pais. Largada às 9h em frente do Farol do Clube [canal] e retorno às 17h30min.

16 de agosto, quarta-feira – Palestra “Jangadeiros da Mirim”, às 18hh30min, no restaurante da Ilha, seguida de jantar por R$ 35. Relatos de Paulo Angonese e Luiz Fernando Schram Pereira sobre as suas aventuras na Lagoa Mirim.

 
Aventura & Emoção

Um museu de encher os olhos: a aventura de uma visita a Inhotim pela sócia Loara Aydos

Uma visita ao Museu de Inhotim, em Brumadinho, a cerca de 1 hora de Belo Horizonte, foi a aventura predileta em viagens da sócia Loara Aydos. Professora de História da Arte por 29 anos no Colégio Farroupilha, ela esteve em junho em um dos maiores museus de arte contemporânea a céu aberto do mundo, acompanhando um grupo de turistas.
“É maravilhoso. As pessoas tiveram uma surpresa. Algumas se perguntavam ‘Mas um museu?’, só que depois pareciam que estavam na Disney”.

Professora de Artes Visuais, a sócia Loara Aydos acompanhou um grupo para Inhotim  

Com 110 hectares, o museu possui cerca de 500 obras de arte de 97 artistas de 30 nacionalidades, como os brasileiros Tunga, Cildo Meireles, Hélio Oiticica e Adriana Varejão, a japonesa Yayoi Kusama e o britânico Simon Starling, entre outros. Esta diversidade, segundo Loara, é o que faz de Inhotim tão impressionante. “Na França, há um grande museu a céu aberto (Chateau La Coste), mas não chega aos pés de Inhotim”.

Para a sócia e professora, que também dá cursos de História da Arte na PUC, as obras de arte impressionam, mas a emoção e a aventura de uma visita ao museu não estão restritas ao trabalho dos artistas. “Tem todo um paisagismo. Para cada galeria, elaboraram toda a vegetação e arquitetura junto com a ideia desse artista. Cada cantinho que tu dobra é muito lindo. Há lagoas em azul- turquesa, em verde… É maravilhoso, tudo é uma cartão postal”.

A experiência, segundo ela, torna-se completa com uma visita ao Tamboril, de culinária internacional, um dos restaurantes de Inhotim. “A estrutura toda é maravilhosa. Me surpreendi: até mesmo as lojinhas do museu são incríveis”. Já o “lado professora” ficou satisfeito também ao ver os mais jovens visitantes do museu. “Eles têm um incentivo para crianças da região visitarem. Há muita criança que vai lá. Isso eu adorei”.

 Mais plantio

Renê Garrafiello, ex-comodoro, estava sendo esperado para plantar a sua muda nativa no Jangadeiros junto com os filhos Mathias e Olívia. 

Renê Garrafiello e seus filhos também contribuiram com a campanha Brisa Verde 

Esperando para um apetitoso churrasco

O Janga segue fazendo modernizações para deixar os espaços das churrasqueiras ainda mais agradáveis e confortáveis. Desta vez, as equipes pegaram firme para fazer melhorias em bancos e mesas do lado sul da Ilha.

 

 Agenda de eventos

Siga e compartilhe o Jangadeiros no Facebook e Instagram!

A sua participação incentiva nossos atletas e contribui para valorizar o Clube.

Clique nos links:

https://www.facebook.com/Clube-dos-Jangadeiros-

/https://www.instagram.com/clubejangadeiros/

Janga na mídia

 

Jornal do Comércio, 2 de agosto

http://flip.jornaldocomercio.com.br/edicao/impressa/3869/02-08-2017.html

 

Notícia Náuticas, 28 de julho

https://noticiasnauticas.wordpress.com/page/2/

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site Nosso Instagram