Jangada News – 30 de outubro de 2015





Jangada News
 
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 30 de outubro de 2015
 

 Click do Associado


Jangadeiros

 

 

 

 

Juliana Bidese Lima retratou esta imagem do pôr do sol no Jangadeiros. Mostre você também toda a beleza do Clube! Envie seu click para o e-mail comunicacao@jangadeiros.com.br

 74 anos de história 

Clube


Nesta edição, convidamos o associado Cláudio Aydos para dar o seu depoimento sobre os 74 anos do Jangadeiros, que será comemorado no dia 5 de dezembro.

“O Clube dos Jangadeiros significa muito para mim e para minha família. Ele é realmente nosso segundo lar. Eu estive presente na festa de sua fundação e, desde então, o tenho frequentado regularmente. Foi no Jangadeiros que conheci minha esposa Lucy e foi ali que criamos nossos filhos.

A ideia de sua fundação nasceu de uma inspiração do Sr. Leopoldo Geyer, que liderou um pequeno grupo de velejadores da zona sul, ressentidos pela da falta de um clube de vela na região.

Em novembro de 41, o Sr. Leopoldo adquiriu a chácara onde está situado o clube e então saiu à procura de sócios para a criação dos Jangadeiros. No dia 7 de dezembro daquele ano foi festivamente fundado o clube, contando então com 98 sócios fundadores, ao final de um ano em que Porto Alegre fora assolada pela maior enchente da história do rio Guaíba.

Desde o começo, o foco das atividades foi a vela de competição e hoje pode ostentar, com orgulho, as seguintes realizações e conquistas:

  • Organizou e sediou: 4 campeonatos mundiais ; 11 campeonatos sul americanos e 18 campeonatos brasileiros.

  • Participou de 6 olimpíadas: Montreal, Los Angeles, Sidney, Atenas, Pequim e Londres, sendo que em Atenas e Pequim integrou a equipe brasileira, concorrendo em 3 classes. Conquistou a medalha de bronze em Pequim, na classe 470, por intermédio de sua dupla Fernanda Oliveira e Isabel Swan, sendo esta, a primeira medalha olímpica da vela feminina do Brasil.

  • Conquistou 9 títulos mundiais em 4 classes de barcos.

  • Conquistou 3 medalhas de ouro, 1 de prata e 1 de bronze em Jogos Pan-americanos.

  • Venceu por duas vezes o Campeonato do Hemisfério Ocidental da classe Snipe.

  • Venceu por 36 vezes o Campeonato Sul americano em 8 classes de barco.

  • Por fim, detém 110 títulos de Campeão Brasileiro em 12 classes diferentes de barco.

     E o ano de 2015, ainda não terminou…”

 Preparando o Futuro Olímpico

Alexandre ParadedaO recurso que o Jangadeiros está habilitado a receber para equipar a sua Escola de Vela Barra Limpa e formar novos atletas olímpicos é comentado pelo vice-comodoro Esportivo, Alexandre Paradeda:

“Graças a um grande esforço da Comodoria, conselheiros e do quadro social, o Jangadeiros conseguiu se adequar a lei Pelé e participar do edital da Confederação Brasileira de Clubes. Apresentamos nosso projeto de formação de atletas olímpicos e, com o grande histórico que o clube tem em participações olímpicas, nosso projeto foi aprovado sem ressalvas pela CBC. Fica também um agradecimento aos funcionários que tiveram que aprender um novo ofício em tempo recorde, para que não cometêssemos erros na formação do projeto. Foi um importante passo para que a vela jovem do clube siga evoluindo e para que consigamos manter a nossa tradição olímpica”.

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan: agenda de treinos e competição nos EUA

Fernanda, Paulo e Ana


As atletas do Jangadeiros viajam ao Rio de Janeiro para mais uma temporada de treinos para as Olimpíadas 2016. Serão três semanas de preparação com o técnico Paulo Ribeiro.

Após os treinamentos, Ana e Fernanda retornam a Porto Alegre, mas ficam pouco tempo. No dia 30 de novembro elas voam novamente à capital carioca, desta vez para disputar a Copa Brasil de Vela, entre 15 e 20 de dezembro.

Em janeiro de 2016, as atletas têm compromissos marcados no Campeonato Norte-Americano e no Mundial da Classe 470. Em agosto, enfim, iniciam as Olimpíadas.

Estamos todos na torcida!

Jangadeiros disputa o Sul-Americano de Laser

Laser


Sete velejadores defendem o nome do Jangadeiros no 16º Campeonato Centro Sul-Americano de Laser 4.7, que iniciou na segunda-feira (26) e vai até sexta-feira (30). Américo Costa, Diego Falcetta, Guilherme Perez, João Emílio Mendes de Vasconcellos, Lucas Mariante, Lucas Mazim e Tiago Brito estão entre os 40 competidores do Brasil, Argentina, Bermudas, Equador, Peru e Uruguai que competem no torneio.

 Flotilha de Hobie Cat participa do Campeonato Brasileiro em Porto Belo/SC

Hobie Cat


A equipe de Hobie Cat do Jangadeiros se prepara para disputar o Campeonato Brasileiro da categoria. Serão sete dias de competição em Porto Belo/SC, com a regata de abertura marcada para o dia 1º de novembro e a premiação para o dia 7. A delegação do Clube conta com Cláudio Mika, Clóvis Oliveira, Mário Saffer e João Kraemer e com o capitão da flotilha, Mario Dubeux.

 Jangadeiros na Copa Norte e Nordeste de Optimist em Recife

Optimist


O Jangadeiros está representado no 42º Campeonato Norte Nordeste de Optimist. De 29 de outubro até 2 de novembro, Guilherme Plentz e Gabriel Simões disputarão o campeonato organizado pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco (sede do evento), Federação Pernambucana de Vela e Motor e CBVela.

Equipe de Optimist conquistou os quatro primeiros lugares nas regatas de ranking da FEVERS

Optimist
Os atletas do Clube que disputaram as regatas válidas para o ranking da FEVERS no último final de semana conquistaram as quatro primeiras posições, tanto entre os estreantes quanto entre os veteranos. Foram duas regatas no sábado (24) e outras duas no domingo (25), com bons ventos na maior parte do tempo.

Veteranos

1º lugar – Gabriel Kern
2º lugar – Giovanne Pistorello
3º lugar – Guilherme Plentz
4º lugar – Vitor Paim

Estreantes

1º lugar – Vinicios Koeche
2º lugar – Pedro Bretenitz
3º lugar – Francisco Hagemann
4º lugar – Nina Noé

Parabéns aos velejadores do Janga!

Jangadeiros Comunica

Logo

 

Por conta das últimas chuvas, o clube está realizando uma revisão geral na parte elétrica de sua estrutura. A medida visa evitar possíveis acidentes. Devido a manutenção, os trapiches permanecerão sem luz até o término do trabalho.

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site