Jangada News – 25 de agosto de 2017

Jangada News
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 25 de agosto de 2017
 

 

 

Sabor, amigos e muita música no Queijos e Vinhos

O clima para receber os sócios e seus convidados na Noite de Queijos e Vinhos do Jangadeiros, no último sábado (19), no restaurante da Ilha, não poderia ser melhor. A iluminação com nuances coloridos e as mesas à luz de velas davam o tom de aconchego. Os músicos que acompanhavam o DJ Eduardo Irigaray contribuíam com a alegria de um playlist bem selecionado. E a esplêndida mesa de pães, queijos, pastas e frios preparadas por Flávio,
completavam a beleza do jantar.


Estava frio, mas não muito e o cenário inspirava boas conversas, alegria e, claro, o convite para dançar. No item gastronomia, vale destacar o delicioso risoto de funghi seco com queijo servido antes do sorvete com lascas de brownie e caldo de frutas vermelhas. Perfeito!

 

Confira os clicks da festa

 Para o álbum completo, clique aqui.

Vai começar a 4ª Copa Quebra Gelo de Vela de Oceano

Se você é velejador e ainda não se inscreveu procure a Secretaria Esportiva do Jangadeiros até às 12h deste sábado.
Cruzeiristas convidam para o Velejaço, no domingo, às 13h10min.

 

A quarta edição do campeonato acontece neste final de semana (26 e 27), a partir das 13h, com saída da Raia da Pedra Redonda. Serão premiadas as classes RGS (1º e 2º lugar), ORC (1º e 2º lugar), Microtonner 19 (1º e 2º lugar) e J24 (1º lugar). O momento dos abraços e cumprimentos aos vencedores será no domingo, às 18h, na Escola de Vela Barra Limpa.

O campeão de 2016 na RGS, Emílio Strassburger, comandante do Caulimaran, não irá participar este ano devido a compromissos já assumidos, mas deixa o seu recado: “Essa regata é muito bacana. Desejo sucesso no evento e que tenha bons ventos!”.

Depois da Copa, o próximo campeonato da classe é o 26 Circuito Conesul de Vela de Oceano.

Confira os avisos de regata no link: http://jangadeiros.com.br/2017/08/instrucao-de-regata-iv-copa-quebra-gelo/

 

O campeão de 2016 na RGS, Emílio Strassburger

 

Homenagem aos campeões mundiais e lançamento do Projeto 6 em 6

Velejadores ou não, venham brindar no galeto que será servido na próxima
sexta-feira (1º de setembro), às 20h, no restaurante da Ilha.

Tiago Brito e Antônio Rosa, homenagens aos talentos que resgataram o título de campeão depois de 20 anos

Lorenzo Balestrin, entre os TOP 5 no Norte-Americano de Optimist 2017, em Toronto

Nossa dupla campeã Mundial de Snipe Júnior, campeonato encerrado em 6 de agosto, em La Coruña, na Espanha, Tiago Brito e Antônio Rosa, e o atleta Lorenzo Balestrin, 4º lugar no Norte-Americano de Optimist 2017, em Toronto, serão homenageados no jantar organizado pelas Flotilhas na próxima sexta-feira. O galeto, sem bebidas, será servido por R$ 30, por pessoa.

Após as merecidas honras aos craques jovens da vela, o Clube estará lançando o Projeto 6 em 6, que inclue a recepção, organização e promoção de seis grandes campeonatos dentro do Jangadeiros em um período de apenas seis meses.

“O Janga será, mais uma vez, o centro da vela ! O empenho da nossa comodoria de estimular o esporte em todas as Flotilhas com o projeto de aquisição de novos barcos junto ao Comitê Brasileiro de Clubes, a revitalização da Escola de Vela e o incentivo à formação de talentos jovens, resultou na conquista de importantes títulos e na escolha do Clube para sediar seis competições de alta relevância na agenda náutica. Este é o momento de nos unir para buscar bons parceiros que entendam o quanto esses eventos trarão visibilidade às suas marcas”,
diz Xandi Paradeda com a sua experiência de quem já conquistou mais de quarenta títulos nacionais e internacionais em várias classes do Iatismo.

PROJETO 6 EM 6

 Campeonato Sulbrasileiro de Snipe, 7 a 10 de setembro 2017.
 Campeonato Sulbrasileiro Classe Optimist, 15 a 18 de novembro 2017
 BRASCAT 2017 – Campeonato Brasileiro de Hobie Cat, 14 e 16, 10 a 18 de novembro 2017
 Campeonato Brasileiro Interclubes da Juventude da Vela 2017, 10 a 18 de novembro 2017
 Campeonato Brasileiro da Classe Snipe, 20 a 27 de janeiro 2018
 Campeonato Sul-americano da Classe Snipe, 24 a 31 de março 2018

 

 

Coração de velejador

Especialista no tratamento de arritmias cardíacas, o sócio Eduardo Bartholomay descobriu no Guaíba um lugar para estar com a família. “Essa é uma parte da medicina que permite curar as pessoas de grande parte das doenças. Isso é raro na Medicina. Na Cardiologia, raríssimo”.

 

Família: os filhos Rafael e Lucas e a esposa Manoela Cavalcanti

Quando fala da profissão, o cardiologista e eletrofisiologista Eduardo Bartholomay Oliveira não contém a satisfação com a especialidade que escolheu. “Com a arritmia, a cura é mais comum. A intervenção ajuda muitas pessoas”.

 

A eletrofisiologia cardíaca faz o diagnóstico e trata as arritmias do coração. A especialização estendeu a sete anos a formação do então jovem médico. Foi estudar em Barcelona, onde também cursou doutorado. Aos 43 anos e com 19 de profissão, hoje trabalha com a maioria dos hospitais de Porto Alegre e é professor, além de preceptor em duas residências, na Faculdade de Medicina da Ulbra.

 

Quando não está envolvido com a profissão, um dos prazeres do médico é jogar tênis com os amigos no Clube Leopoldina Juvenil. “Comecei quando tinha uns seis anos e nunca parei. Mas sempre fui amador”. Também há os passeios em família, com os filhos, Rafael, 8, e Lucas, 6, e a mulher, ManoelaCavalcanti, no barco Presto, um Skipper 30. Neste caso, o destino mais comum é o Jangadeiros, uma vez por semana.

 

“Eu comecei a velejar por causa de um cunhado que tinha barco e começou a me levar. Aí gostei muito. Fui fazer a escola de monotipo, depois escola de oceano. Depois disso, faz uns três anos, comprei o barco”.

 

Mas a relação com o Guaíba vinha de antes. Por anos, morando no Encosta do Poente, o condomínio em forma de escada sobre o Morro Santa Tereza, teve uma vista estonteante. “Eu fui morar na Zona Sul para ter uma vista para o rio. Morei naqueles prédios em frente ao Beira-Rio.  Meu contato era eventualmente velejar de kitesurf. Velejar, comecei mesmo depois que fui para o Jangadeiros”.

 

E bem diante do prédio ficava outra paixão do médico: o Inter. Colorado, Eduardo conta que a família torce junta pelo Clube. Comemora a boa fase: “Estamos nos recuperando”.

Com a esposa, Manuela

 

 Palestrantes da Mirim

Velejadores do Jangadeiros narram aos sócios os perigos, prazeres e macetes para navegar na segunda maior lagoa do Brasil

Pereira e Paulo Angonese se aventuraram na Lagoa Mirim

De alguns incômodos e perigos, como mosquitos, bancos de areia e o vento forte, a prazeres como um pôr do sol deslumbrante, um churrasco com os amigos ou a vida calma nos povoados ribeirinhos, navegar na Lagoa Mirim é uma experiência incomum. Duas viagens, realizadas em 2016 e este ano, trouxeram um pouco desta aventura aos sócios do Jangadeiros.

Com máximo de 37 quilômetros de largura, 185 quilômetros de comprimento e 5 a 6 metros de profundidade, a Lagoa Mirim é a segunda maior do Brasil. Em suas águas, Paulo Angonese, Paulo Vier, Fábio Zanon e Luiz Fernando Schram Pereira, todos sócios do clube, participaram das duas expedições, batizadas de “La Merin” e “A conquista de San Luis al Medio”, nos barcos Kauana III e Graxaim.

O evento foi aberto pelo diretor de Cruzeiros do Jangadeiros, Henrique Feitas, que apresentou os velejadores. Para um público de 45 pessoas, Schram Pereira resumiu o prazer de navegar na Mirim: “É um estado de espírito. O que é o ambiente, sentir o tratamento dos uruguaios…”

A palestra mais longa foi de Paulo Angonese, um veterano da lagoa, para onde já viajou sete vezes. Foi uma exposição repleta de dados técnicos, dicas, curiosidades e belas imagens.

“Abasteça o barco para pelo menos duas semanas. Não esqueça de obter o permisso para entrar no Uruguai. Não confie na carta”, foram algumas das dicas do sócio ao longo da conversa. Por causa dos bancos de areia, diversos, os navegadores devem ficar atentos ao planejamento, evitando surpresas desagradáveis. “Saia cedo e chegue cedo e não vá sozinho, viaje com pelo menos dois barcos”.

Angonese também contou um pouco da história da Lagoa Mirim, como sua sinalização ter sido feita há quase sete décadas, e como é navegar por alguns afluentes, como o Canal de São Gonçalo. Campos, vilarejos e prainhas surgiram para o público nas belas imagens da vida nas águas e em suas margens.

No final do evento, foi feita uma homenagem aos aventureiros com entrega de medalhas, feita por Henrique Freitas, para os quatro sócios do Jangadeiros que participaram das expedições e também para Robson, de São Lourenço do Sul, e Numair, do Iate Club Guaíba.

  

Faltam 13 dias para o Sulbrasileiro de Snipe no Janga

Nossas equipes estão concentradas nos treinos

Guilherme Medaglia, capitão da Flotilha de Snipe, e Antônio Rosa 

Nesta 47ª edição do campeonato, que acontece de 7 a 9 de setembro, estão previstas até sete regatas nos três dias do evento e a participação de cerca de 80 velejadores.

“O Janga está muito bem, muito bem treinado, principalmente pela experiência recente do Mundial na Espanha, quando resgatamos o título Mundial Júnior depois de 20 anos com o Tiago Brito e o Antônio RosaSeguimos trabalhando para preservar a longa tradição de medalhistas do Clube na classe”, diz o Capitão da Flotilha, GUILHERME MEDAGLIA, quem também assina os clicks das fotos.

Confira o aviso de regata no link: http://jangadeiros.com.br/2017/07/aviso-de-regata-campeonato-sul-brasileiro-snipe/

 

 

Nota de Falecimento

A comodoria, Conselho e associados do Jangadeiros, depois demanifestar o seu pesar no site do Clube e no Facebook, voltam a registrar o falecimento do sócio RUDI SCHULTZ também na Jangada News.

Um querido amigo do Clube, proprietário da pioneira e tradicional Sul Náutica, que tantos serviços tem prestado aos que se dedicam ao fascinante mundo da vela. Carinho e saudação à família.

 

CBVela lança seu novo site

A Confederação Brasileira de Vela lança a nova versão do seu site oficial e presta uma homenagem às campeãs olímpicas com uma entrevista especial.

O novo site tem um design mais dinâmico, com informações sobre as classes da vela, história da modalidade, calendário e resultados. Além disso, tem um conteúdo ainda mais rico em fotos e vídeos com as imagens espetaculares da vela, e uma conexão direta com as redes sociais da CBVela. Para completar, a página tem uma seção exclusivamente dedicada à gestão e à governança da Confederação.

A fim de marcar a ocasião, o site traz uma entrevista com as campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze. Confira um trecho da conversa abaixo e leia na íntegra em http://www.cbvela.org.br

 

Agenda de Eventos

 

Janga na mídia

Coluna Rede Social,  Zero Hora, 19 e 20 de agosto

http://flipzh.clicrbs.com.br/jornal-digital/pub/gruporbs/?numero=200696&edicao=3353

Coluna Clubes (Ivan Mattos), Jornal do Comércio, 25 de aosto

http://edicao.jornaldocomercio.com.br/jornal/jcomercio/2017/08/25/1756/pdf/25-VIV009.pdf

 

Coluna do Gasparotto, 18 de agosto

https://www.paulogasparotto.com.br/single-post/2017/08/18/Agenda

Correio do Povo, Coluna do Eduardo Conill, 
19 de agosto

file://server01/perfis/Equipe3/Desktop/edicao-1641-b6f9dfbe88322f142c6e8a9dfe10cec8.pdf

 

ZH Site, 17 de agosto

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticia/2017/08/confira-eventos-gastronomicos-e-festas-para-curtir-na-regiao-metropolitana-neste-final-de-semana-9873510.html

Jornal O Sul, 17 de agosto

Revista Símbolo, 18 de agosto

http://revistasimbolo.com.br/queijos-e-vinhos-no-clube-dos-jangadeiros/

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site Nosso Instagram