Jangada News – 23 de setembro de 2016





Jangada News
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 23 de setembro de 2016

Vai começar o Estadual de Hobie Cat e Soling no Jangadeiros

A primeira das duas etapas do campeonato inicia amanhã. As largadas serão no sábado (24) e domingo (25), a partir das 14h, na Raia da Pedra Redonda.

Estão previstas seis regatas com o tradicional percurso barlasota. A competição continua no fim de semana do dia 15 e 16 de outubro, com outras seis regatas.

“A competição vai servir como uma prévia para o campeonato brasileiro de Hobie Cat, marcado para o fim de outubro em Fortaleza. A temporada de inverno foi complicada, com pouco vento e sem muitas oportunidades para velejar, então toda a flotilha está muito animada.” Mario Dubeux, capitão da Flotilha de Hobie Cat 16 do Jangadeiros.

Neste fim de semana, também acontece o Campeonato Estadual das classes Laser, 420 e 29er, no Veleiros do Sul. A largada está prevista para as 14h, da Raia Cristal.

 Vem aí a Hobie Night 2016!

E falando na classe Hobie Cat, a flotilha está preparando uma super festa para confraternizar com todos os velejadores em um ambiente divertido com muita música e quitutes deliciosos! Será no dia 8 (sábado), na Sede da Ilha. Mais informações em breve!

 “Com o aproveitamento da área de areia, o local dará outra cara ao Jangadeiros, valorizando ainda mais o rio e toda a beleza da Ilha”, sócio Aristóteles Bourscheid

O associado Aristóteles Bourscheid é daqueles apaixonado por tudo o que faz. Engenheiro civil formado pela UFRGS, foi eleito Engenheiro do Ano em 2013 pela Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (SERGS) e, desde 1976, é diretor da Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente.

Além da profissão, Aristóteles também ama música (faz parte do conselho da OSPA), fotografia (coleciona câmeras fotográficas), vela e o Jangadeiros, do qual é sócio há mais de 30 anos. Então, quando soube que o clube precisava de um engenheiro para planejar a revitalização da área da areia na Ilha, próxima ao restaurante, de cerca de um hectare, não hesitou em usar todo o seu conhecimento e logo estendeu a mão, de forma voluntária.

“Eu senti que eu devia ao Jangadeiros essa retribuição, por tudo o que o CDJ representa na minha vida e da minha familia.”

Graças à excelência do trabalho desenvolvido pelo nosso sócio, a Fepam prontamente aprovou o projeto em setembro, após cerca de quatro anos de estudos e validação da comodoria. Aristóteles reforça ainda a importância do comodoro Manuel Ruttkay Peredeira, ressaltando que ele “foi extremamente importante no processo, apoiando e acompanhando de perto, além de participar de todas as etapas junto ao Ministério Público.”

A ideia é que o Programa seja concluído dentro de um ano, com ações que irão trazer maior proteção vegetal com espécies nativas como o Aracá e o Ipê, e proteção contra a erosão hídrica, com sistemas de drenagens. “Estou propondo contratarmos um paisagista para trazer ainda mais beleza ao nosso Jangadeiros, harmonizado com tudo o que já temos de natureza”, diz.

Na Ilha, o associado aproveita todo o visual e espaço que o CDJ oferece para fazer seus exercícios por aqui. “Vou ao clube todo dia fazer minhas caminhadas. Moramos ali perto e a minha família é apaixonada pelo Janga. Minha mulher Cleonice e os meus três filhos Marcelo, Ricardo e Clarice são velejadores, todos com formação na Escola de Velas Barra Limpa. Hoje temos um Delta 36 com o qual já participamos de algumas regatas e sempre passeamos pelo Guaíba”.


A história do sócio com a vela surgiu quando um amigo de colégio ganhou um Snipe, com o qual saía para velejadas. Anos depois, Aristóteles mandou construir um barco da classe Pinguim para os filhos e em seguida comprou um Microtoner 19 e, logo após, um Delta 26. “Todos os nossos barcos tiveram o mesmo nome: Tanictis. Nós tínhamos um aquário e este era o peixinho mais bonito. Depois vendemos o veleiro, mas não o nome”, complementa.

“O Jangadeiros é um oásis. Permite uma intimidade fantástica com a natureza, possui uma infinidade de aves aquáticas, pássaros, biguá, garças e outros”. É a prova de que nem tudo o que o homem constrói é ruim para o meio ambiente”.

 Parabéns Abaquar! Campeão do Circuito Conesul na Classe RGS

A 25ª edição do campeonato encerrou nesta terça-feira, feriado da Revolução Farroupilha. Na classe ORC Internacional, o vencedor foi o barco C’est La Vie (VDS), na BRA-RGS o Abaquar (CDJ), e na Microtoner 19, o Batucada (SAVA).

O jovem velejador Lucas Mazim, 23 anos, do barco Abaquar, conquistou o campeonato na sua primeira vez como comandante, além de também ter ficado com o título da 27ª Regata Farroupilha, a regata longa de 50 milhas. “A experiência da nossa tripulação foi fundamental, com o Paulinho Ribeiro e o Rene Garrafielo, que foram os caras que fizeram o barco andar. Foi o primeiro campeonato que fiquei no leme e estou bastante feliz com o resultado, espero que a gente consiga manter este foco nas próximas competições.”

O pódio da RGS ficou completo com o barco Taz (VDS), do comandante Augusto Moreira, em segundo lugar, e o Conquista, do Marcelo Azevedo (CDJ), em terceiro.

“Acho que tivemos um resultado bom, considerando que lidamos com uma série de problemas técnicos durante o campeonato, como uma quebra e falta de tripulante. Poderíamos ter ido melhor, mas foram regatas difíceis e bastante competitivas,” disse Marcelo, que ganhou o campeonato em 2015.

Na classe ORC, o título ficou com o C’est La Vie, do comandante Henrique Dias (VDS). E teve dobradinha de Jangadeiros: o San Chico 3, de Francisco Freitas, ficou com o vice-campeonato, e o Hobart, do Airton Schneider, com o terceiro lugar. “O campeonato foi bem disputado, tivemos quatro barcos muito próximos. Estamos felizes com nosso resultado, as regatas barlasota mostraram que estamos muito bem preparados. Aproveito para dar parabéns para todas as tripulações,” falou Francisco, que também recebeu o Troféu Xodó na classe Bico de Proa do Troféu Seival pelo terceiro ano consecutivo.

 

“O campeonato foi bom, ficamos a maior parte do tempo em segundo lugar, mas hoje não velejamos tão bem, acabamos errando em momentos importantes, e acabamos em terceiro. Acho que o grupo tá de parabéns pela ótima competição,” disse Airton.

O próximo desafio dos velejadores será o Troféu Cayru, marcado para os dias 22 e 23 de outubro, no Jangadeiros!

Traga seu filho e aproveite uma tarde cheia de diversão!

Associado, planeje-se! O CDJ está programando uma super festa de Dia das Crianças para comemorar a data. Vai ter recreação para os pequenos, brinquedos infláveis, hora do lanche e muita música e dança.

Anota aí: Vai ser no dia 15 de outubro (sábado),a partir das 15h, na Sede da Ilha, ao lado da churrasqueira coberta, perto do brinquedão. 

Está chegando o Velejaço de 75 anos da Classe Oceano!

Faltam duas semanas para o evento, que reunirá os velejadores de Oceano do Clube em um grande velejaço com pernoite no Araçá! O valor é de 30 reais por sócio e inclui um super churrasco no domingo.

Não fique de fora!

*Foto: Velejaço em junho

 

 Em foco: o sócio Silvio Antônio Pilau

Natural de Jiruá (RS), uma pequena cidade a cerca de 460 km de Porto Alegre, Silvio, 63 anos, veio à capital devido ao trabalho como piloto de avião. Atualmente no setor de aviação agrícola, o associado tem no currículo empresas como a extinta Vasp.

Aventureiro de carteirinha, Silvio entrou no mundo da vela em 1989, quando comprou um barco em parceria com o amigo Volnei Cerqueira, que já fazia parte do CDJ. Logo em seguida, ele também se associou e permanece ativo no clube até hoje. Nesses 27 anos, Silvio acumula muitos passeios, travessias e histórias para contar. Como quando foi de barco até Fernando de Noronha por duas vezes, uma velejada que durou cerca de 30 dias. “Não sei dizer há quanto tempo foi, mas faz mais de dez anos. Achei uma experiência incrível, com uma tripulação muito legal, divertida e não tivemos nenhum percalço no caminho, sem contar o visual que é fantástico.”

 

O associado também já navegou por lugares como Búzios, Floripa e Santos. Hoje em dia, ele geralmente opta por passeios mais calmos, como as águas de Jaguarão ou Lagoa Mirim. “Acho que a vela é a melhor maneira de se movimentar e passear, dependendo totalmente do vento, sem horários fixos e com muita autonomia. A sensação de liberdade é incrível.”

Outro passeio que Silvio costuma participar são os Velejaços organizados pelo Jangadeiros, como o que vai acontecer no próximo dia 8. “Eu gosto mesmo, o clima é sempre legal e a parceria é ótima. Sempre recomendo a todos os cruzeiristas.”

 

Casado com a advogada Mirtes Pilau e com dois filhos, Silvio Júnior, 32 anos, e Daiane, 30, o associado conta que, mesmo depois de tanto tempo sendo sócio, ainda vai ao Jangadeiros com frequência, especialmente durante o inverno, já que no verão o ritmo de trabalho é mais intenso. “Geralmente fico pela ilha, tomo chimarrão, vou ao restaurante. No inverno, quase todos os dias de semana estou por lá. Gosto muito do clube.”

 Flashes 75 anos: Relembre um pouco da história do Clube

 

Contenção do aterro hidráulico, 1974

Estacada de eucaliptos com ‘bidim’ para a contenção do aterro hidráulico, 1974

O coronel Walter Peracchi de Barcellos foi o primeiro Governador a pisar no solo da Ilha

 Jangadeiros se prepara para a abertura da temporada de piscina

 

Com a entrada da primavera e o aumento das temperaturas, as piscinas se tornam uma das alternativas de lazer preferida dos associados. Para a abertura, prevista para o início de novembro, o CDJ já começou a realizar o tratamento adequado da água, orientado pelo nosso engenheiro químico, Sr. José BignettiLogo estaremos divulgando o regulamento das piscinas.

 

Estadual de Snipe é na próxima semana, no Jangadeiros

Nos dias 30 de setembro e 1 e 2 de outubro, o Jangadeiros vai sediar mais um campeonato importante no RS: o Estadual de Snipe! O evento vai começar às 14h, na Raia da Tristeza. Estão previstas seis regatas nos três dias.

As inscrições devem ser feitas na Secretaria dos Clubes.

Participe!

Atenção associado: Vice-Comodoro marca ouvidoria nos dias 15 e 16 


Se você tem contribuições a dar para melhorias no Clube, este é o seu momento de expô-las! O Vice-Comodoro, Günther Staub, estará à disposição para ouvir os associados nos dias 15 e 16 de setembro, junto ao Restaurante da Ilha, das 11h às 13h. 
Em caso de chuva, o encontro será transferido. 

Sua participação é fundamental!

Próximos eventos

Data Evento Local
24 e 25/09 Campeonato Estadual Classe Laser, 420 e 29er – 1ª etapa Veleiros do Sul, POA
24 e 25/09 Campeonato Estadual Classe Soiling, Hobie Cat 16 e Hobie Cat 14 – 1ª etapa Clube dos Jangadeiros, POA
30/9, 01 e 02/10 Campeonato Estadual Classe Snipe Clube dos Jangadeiros, POA
08 e 09/10 Velejaço 75 anos Clube dos Jangadeiros, POA
08/10 Festa Hobie Night Sede da Ilha, Clube dos Jangadeiros

 

Jangadeiros na Mídia


Regata News, 19 de setembro

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site Nosso Instagram