Jangada news – 23 de junho 2017





Jangada News
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 23 de junho de 2017
 

 

Sócio em foco: Luciano de Oliveira Marcondes

Ao presenciar as filhas se divertindo no Jangadeiros, o médico anestesista relembra da sua infância. Natural de Passo Fundo, ele se mudou logo cedo para o município de Santo Ângelo, na região das Missões, onde foi criado. “Lembro de poder brincar solto pelas ruas ou parques sem problema de assalto ou segurança. O Jangadeiros, com a sua estrutura, resgata isso
para as minhas filhas”, observa.

Luciano, associado desde de maio, já planeja o ingresso da sua família na Escola de Vela 

Uma vez por semana Luciano de Oliveira Marcondes, 44 anos, desloca-se do bairro Menino Deus até o Jangadeiros para que ele e sua família possam respirar um ar mais puro. Marcondes é sócio do clube há aproximadamente um mês, período mais do que suficiente para que se encantasse com o ambiente do lugar. “Amigos que já são sócios me levaram para conhecer o clube. Gostamos do ambiente familiar, da infraestrutura e do espaço junto à natureza que o Jango oferece”, destaca.

A escolha pelo clube se deu também por uma filosofia de vida que Marcondes preserva. “Gostamos de estar sempre em contato com a natureza, onde a intervenção do homem seja a menor possível”, diz. O mesmo pensamento auxilia na escolha de suas viagens com a família. Fernando de Noronha e o litoral uruguaio são lugares destacados por ele como inesquecíveis.

O entusiasmo de se dirigir à beira do rio Guaíba não é somente de Marcondes, mas também de sua esposa Roberta e de suas filhas Rafaela, de 7 anos, e Manuela, de 3 aninhos. Conforme o pai, o local predileto das pequenas no Janga é em meio à ampla área verde do local. “Ver as crianças brincando ao ar livre é o que nos faz voltar sempre”, enfatiza.

O médico, que nas horas vagas gosta de praticar corridas e natação em seu condomínio, já tem em mente qual será o seu próximo hobby. “Estou planejando para mim e para a minha família o ingresso no curso de vela do clube”, prevê. Atividades que contribuem e contribuirão para aumentar a qualidade de vida do médico. “Como trabalho em blocos cirúrgicos, locais fechados, prezo muito em poder estar ao ar livre”. Marcondes é um dos médicos anestesiologistas do Clar, Clínica Anestesiológica que presta serviço aos principais hospitais de Porto Alegre.

        

                                      Rafaela e Manuela brincam com a amiguinha no Janga                            

Jangadeiros é lugar de sonhos
para eventos de casamentos


 A servidora pública federal, Tatiana Celso, e o marido, Geraldo Teixeira, escolheram  o espaço do restaurante da Ilha para celebrar o grande dia do enlace
matrimonial do casal.

“Eu e meu marido (na época noivos) pensávamos em fazer algo ao entardecer às margens do Guaíba e começamos a busca pelo local ideal. Por isso, surgiu o interesse pelo Jangadeiros. Fomos  visitar e gostamos bastante da estrutura interna e externa e, logo, optamos pelo Clube.

O  atendimento do ecônomo Flávio Pereira, muito acessível e atencioso, também nos chamou a  atenção. Entendemos que o local oferecido tinha a nossa cara e correspondia ao nosso desejo de  realizar esse momento importante de nossas vidas em um lugar agradável, lindo e acolhedor. Posso  afirmar que fizemos a escolha certa e ficamos muito satisfeitos”. Tatiana Celso, servidora do Tribunal  Regional do Trabalho da 4ª Região

Tiago Brito e Antonio Rosa são campeões na
21ª Taça Alberto Lineburger 

O Jangadeiros liderou a tradicional Taça Alberto Lineburger e a 1ª Etapa do Campeonato Estadual Catarinense, realizada na Lagoa dos Esteves, em Santa Catarina nos últimos dias 15,16 e 17.

O Clube participou com quatro duplas na acirrada disputa que contou com a participação de 23 barcos e encerrou com sete regatas e um descarte. Resultado foi decidido na linha de chegada da última regata. Na Geral,Tiago Brito e Antonio Rosa foram os campeões, correndo com um barco veloz e boas largadas.

O Jangadeiros também venceu os três primeiros lugares na categoria Júnior com Tiago Brito e Antonio Rosa (1º), Diego Falceta e Guilherme Medaglia (2º) e João Vasconcelos e Luiz Pejnovic (3º). As duplas do Clube, Fernando Kesller e Lucas Mazin conquistaram o 3º lugar na Geral e o segundo na Senior.

 

Lorenzo Balestrin é vice-campeão da
Búzios Sailing Week. 

Esta semana, o atleta embarcou para competir no Norte-americano de Optimist, no Canadá

Mais um atleta orgulha o Jangadeiros. Lorenzo Balestrin, 14 anos, trouxe para o Clube o título de vice-campeão da Búzios Sailing Week, realizado de 15 a 17. Ao todo, 68 velejadores, 54 veteranos e 14 estreantes, participaram das seis regatas. O desafio de Lorenzo agora é o Norte-americano, no Royal Canadian Yacht Club, em Toronto, de 25 de junho a 2 de julho.

 

É neste sábado e domingo a
4ª Regata Barra limpa de Vela de Oceano

Confira o Aviso de Regata aqui

Competidores das categorias ORC Internacional, BRA RGS, Classe J-24, Microtoner19 tem prazo para inscrições até às 10h de sábado (24), nas secretarias esportivas dos clubes filiados.

Os cruzeiristas podem ser inscrever para o Velejaço até às 11h de domingo (25). O grande momento de premiações será no final da tarde de domingo, em torno das 17h30min. Vamos prestigiar !!!

“É um momento importante, pois o calendário está sem muitas regatas no Rio Grande do Sul, então se torna uma oportunidade de reintegração com a tripulação, o que também nos permite manter o ritmo, o contato com o veleiro.

Nessa época de inverno, temos uma brisa bacana que é o Noroeste, logo pela manhã, um vento que proporciona regatas muito técnicas, já que é fraco e varia bastante de direção e intensidade. À tarde, teremos a Festa Junina, um bom momento para “curtir” com a família.”

Emilio Strassburger, comandante do Caulimaran, campeão na classe RGS em 2016

 

 “Mais uma vez estaremos prestigiando a tão importante regata de oceano do nosso calendário que é a Regata Barra Limpa, a qual traz toda uma história da formação de velejadores de sucesso do nosso clube. Esta será a nossa segunda regata com o “Vento & Alma”, agora na ORC, após o barco ter passado por uma reforma para melhor se adaptar a esta classe. Eu, em especial, com a origem no Hobie Cat, continuo me adaptando a classe oceânica, aonde com uma tripulação mais numerosa as coisas tendem à melhorar a cada regata.

Desta vez, teremos a bordo o meu filho Fábinho (Fábio Pillar) o qual é um “Personal Sailing”, muito experiente e que infelizmente não pode estar a bordo em todos os eventos em decorrência de outros compromissos náuticos, mas com certeza muito vai contribuir para darmos continuidade ao nosso aprendizado na classe oceânica e ajustes no barco. Avante Vento & Alma!”

Cláudio Mika, vice-campeão da 3ª Regata Barra Limpa na classe RGS

                   Festa Junina com sol !!!    

                

Não esqueça: Todos estão sendo esperados para este sábado (24), a partir das 15h. A previsão do tempo desta vez está a favor e promete um lindo dia.

O evento será realizado no pavilhão de monotipos, portanto os barcos serão realocados para a parte de fora. Tudo para que a nossa comemoração aconteça da maneira mais confortável possível. 

Parabéns equipe do Porto !

Janga é referência na área graças ao conceito de “prevenção” e dedicação da equipe

Marcelo Lima, marinheiro máster do Porto

O porto de um clube naútico é estratégico para a manutenção, preparo dos barcos em competições, segurança e resgate das embarcações. O Jangadeiros é também modelo neste item. Tendo à frente o marinheiro máster, Marcelo Lima, 40 anos, funcionário do Jangadeiros há 23 anos, a equipe formada por seis marinheiros são aqueles profissionais que, em dia de fortes ventos e chuva, a qualquer hora do dia ou da noite, trabalham para garantir a integridade das embarcações, percorrem cada uma delas nos trapiches para ajustar cabos, revisar as amarras e mastros. O lema é trabalhar com prevenção, se antecipar às intempéries e tomar as providências necessárias.

Também são eles que em todas as regatas, competições ou treinos colocam os barcos no rio, cuidam para não faltar os equipamentos de boia ou coletes salva-vidas. Também cabe a equipe do porto colocar às margens do Guaíba, puxados por tratores, as lanchas para uso dos associados, fazer os socorros em caso de resgate, ordenar o estaleiro do Clube, onde estão instalados prestadores de serviços de diferentes áreas do mundo náutico, limpar e organizar os pavilhões das lanchas.

Todos os dias da semana, menos segunda-feira, esses profissionais jangadeiros movimentam embarcações dos associados com trator e lingadas com guincho, preparam os barcos dos técnicos e instrutores para uso da Escola de Vela, por exemplo, e também respondem por preparar o material para as regatas nos botes infláveis e nos barcos de Comissões de Regatas, com tudo o que é exigido nessas ocasiões.

Essas e outras atividades são realizadas sempre com o mesmo propósito: manter a tradição do Jangadeiros, aos longos dos seus 75 anos, entre os principais Clubes Naúticos do Brasil. Fazem parte da equipe Fabiano Viana do Nascimento, Jorge Correa Duarte, Éder Silveira da Silva, Igor Silveira de Lima e Paulo Jesus, funcionário há 35 anos. “Todos têm a mesma experiência, se hoje o Jorge está de folga qualquer um dos outros que eu colocar no lugar dele vai saber operar”, frisou Marcelo Lima.

Risoto de Salmão,
a pedida do final de semana!

Temperatura amena, tudo em clima agradável para saborear o destaque do final de semana do restaurante da Ilha.

A novidade é o risoto de salmão, leve e de alto valor nutricional, riquíssimo em ômega 3.  Além, claro, das variadas estações de carnes, saladas e sobremesas. Vale lembrar que o risoto tem origem no norte da Itália, na Lombardia.

 Agenda de eventos

 
Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site Nosso Instagram