Jangada News – 22 de janeiro de 2016





Jangada News
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 22 de janeiro de 2016

Fernanda e Ana, nossa dupla olímpica, são campeãs no Campeonato Norte-Americano de 470

Foto: Fred Hoffmann

Ana Barbachan, Fernanda Oliveira (com sua filha Roberta) celebram o título

O ano começou com bons ventos para nossas atletas olímpicas Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan. A dupla, que está em Miami, nos Estados Unidos, conquistou o título de campeã no Campeonato Norte-Americano da classe 470, neste final de semana. A prova é uma preparação para a etapa de Miami da Copa do Mundo de Vela, que começa no próximo sábado, dia 23, com regatas a partir de segunda-feira, dia 25. Estamos na torcida!

Superando os marmanjos: Fernanda e Ana fecharam a disputa da classe 470 com apenas 17 pontos perdidos, bem à frente das americanas Sydney Bolger e Carly Shevitz, que ficaram em segundo lugar, com 44 pontos. Para nos encher de orgulho, no ranking geral, só ficaram atrás dos norte-americanos Stu McNay e Dave Hughes, que terminaram com 16 pontos.

Famílias da dupla olímpica visitam o Jangadeiros

Enquanto Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan se preparam para a Copa do Mundo de Vela, em Miami, Gabriela Oliveira (irmã de Fernanda), Graciela Barbachan e Manuela Barbachan (mãe e irmã de Ana Luiza), visitaram o Clube para atender a imprensa. Além de conversar com a Jangada News, elas concederam entrevista à equipe de reportagem do jornal Zero Hora, que está produzindo uma matéria sobre a carreira das nossas atletas e que poderá ser conferida em breve pelos leitores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Graciela e Manuela Barbachan, mãe e irmã de Ana                        Gabriela Oliveira, irmã de Fernanda 

 

 Flotilha da Jangada é a Melhor do 44º Campeonato Brasileiro de Optimist

Flotilha da Jangada ergue o troféu de melhor da competição

 

A competição terminou domingo e ainda está rendendo alegrias para o Jangadeiros.

Além das excelentes colocações individuais e por equipe, a nossa Flotilha da Jangada foi eleita a melhor do campeonato. O prêmio é um reconhecimento à flotilha que somou o menor número de pontos entre os seus três primeiros classificados. Graças a pontuação de Gabriel Kern (vice-campeão), Giovanne Pistorello (3º) e Vinícius Koeche (5º), o Clube conquistou mais este título. O resultado também garantiu ao Rio Grande do Sul o troféu de Melhor Estado, entregue à localidade que somou o menor número de pontos entre seus cinco primeiros colocados. O Jangadeiros conclui o Campeonato com cinco atletas classificados para o Sul-Americano, que acontece de 18 a 26 de março, em Salinas, no Equador: Gabriel Kern, Giovanne Pistorello, Vinícius Koeche, Guilherme Plentz e Luiza Moré. Em abril, as atenções estarão voltadas para Ilhabela, em São Paulo, onde acontece a seletiva que definirá as equipes nacionais para o Mundial, Europeu e Norte-Americano. Além do empenho dos atletas, a premiação é resultado do excelente trabalho técnico dos treinadores Átila Pellin e Salvatore Meneghini.


“O Optimist é a classe onde o velejador inicia sua carreira esportiva. Os resultados deste Brasileiro mostram que os nossos jovens velejadores estão formando uma base muito sólida para o seu futuro no iatismo. Importante salientar o ambiente da Flotilha durante o evento. Havia muita união entre os atletas, trei
nadores e pais. Todos ajudaram para que tivéssemos um campeonato muito agradável”

Xandi Paradeda, vice-comodoro Esportivo 

“O prêmio foi muito merecido. É uma equipe que conta com velejadores e técnicos de ponta, dedicados, que treinaram durante o ano com um alto espírito de equipe. Este prêmio mostra que estamos no caminho certo, inseridos num clube de alta qualidade técnica e que tem na Flotilha da Jangada uma referência nacional no esporte da vela”

Paula Britto, responsável pelo Marketing da Flotilha da Jangada e mãe do velejador Francisco Hagemann, estreante da flotilha.

Luiza Moré e Joana Ribas são campeã e vice Infantil/Feminino

A pontuação geral das nossas atletas superpoderosas Luiza Moré e Joana Vilas Boas Ribas garantiu os dois lugares mais altos do pódio da categoria Infantil/Feminino para o Jangadeiros. Luiza levantou a taça de campeã da modalidade, enquanto Joana Vilas Boas Ribas celebrou a vice-liderança.
Luiza Moré, 11 anos, foi a única gaúcha a se classificar para o Sul-Americano, graças a 3ª colocação no Feminino/Geral. Aluna da Escola de Velas Barra Limpa desde os sete anos, Luiza começou a participar de competições aos nove, mas, ela conta que a experiência não tira a emoção de cada largada.
A jovem gosta do clima das viagens, principalmente, para fazer novas amizades. “A competição é só dentro d’água. Nessa viagem a Jurerê, por exemplo, fiz amizade com a pernambucana Marina da Fonte, que foi campeã geral, além, claro, de “curtir”a amizade com os meus colegas da Flotilha da Jangada”, conta. A partir de fevereiro, ela retoma os treinos e começa a preparação para o Sul-Americano.

Nossa vice-campeã infantil, Joana Vilas Boas Ribas, 12 anos, adorou a experiência em Santa Catarina. Ela confessa que sempre fica nervosa no início das disputas mas relaxa ao decorrer das regatas. “Eu foco no que estou fazendo, no que está acontecendo e vou esquecendo a tensão”, explica. Joana se orgulha de fazer parte da flotilha e de representar o Clube na categoria feminina. “No geral, tem muito mais guris do que gurias participando. Mas, aos poucos, o número de meninas está crescendo e isso me deixa feliz”. Agora, a jovem atleta vai curtir as férias, descansar e se preparar para o próximo ano letivo, quando ingressa no 7º ano do Ensino Fundamental e volta aos treinos.

 Campeões voltam à rotina

O campeão da Copa Brasil Estreante, Vinícius Koeche, 13 anos, e o Vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Laser, João Emílio Mendes de Vasconcellos, 15 anos, chegaram de viagem esta semana, de Santa Catarina e do Rio de Janeiro, e voltaram à rotina no Clube, agora, mais experientes e com mais títulos. 

Depois de uma semana agitada de campeonatos nacionais Vinícius passou pelo Clube para receber e montar sua embarcação. E, claro, ele já aproveitou para velejar e matar a saudade da turma do Curso de Verão. 

João Emílio esteve no clube na manhã desta quarta-feira (20), para encontrar os amigos e colegas e revelou que está planejando suas próximas atividades. “Estou analisando a possibilidade de participar do Campeonato Sul-Americano de Laser, entre 17 e 21 de fevereiro, em Montevideo. Se isso acontecer, não terei muito descanso e já volto a treinar”.

O professor Lucas Mazim, treinador da equipe de laser do Jangadeiros, destaca a participação de João e dos outros atletas do Clube no campeonato do Rio. “Eles tiveram um excelente resultado. Há pouco tempo, apenas eu representava o Clube nessa categoria. Hoje, como treinador  da classe, vejo uma nova geração envolvida e dedicada surgindo e já obtendo ótimas colocações, como o vice-campeonato conquistado pelo João”, diz. 

 Talentos promissores no Curso de Verão

Lucas Mazim (Sorriso, professor), Paulo Ari Passos, Guilherme Portela, Lucca Philipp, Ariel Zimmer, Fábio Petkowicz (professor), Victor Jacobus, Anita Hartmann, Theodoro Hartmann, Julia Melo Assumpção, Peter Nenh(professor), Gabriel Gonçalves, Joana Bittencourt, Cátia Pistorello(professora), Sofia Remião, Don Vargas.

 

Para começar a velejar e despertar interesse pelos esporte, nada melhor do que começar ainda criança, de forma divertida, descontraída e fazendo novas amizades. E esse é um dos objetivos do Curso de Verão da Escola de Vela Barra Limpa.

 O motorista Evandro Passos, 38 anos, levou o filho, Paulo Ari Passos, 9 anos, pela primeira vez à atividade, esta semana. “Ficamos sabendo através de um coleguinha do Paulo que já participa. Ele se interessou e começou a praticar. É uma atividade ideal para as férias”, diz. Evandro está impressionado com a beleza do Clube, com a organização da escola, com o empenho dos professores e, em poucos dias, já percebeu o entrosamento do filho. Paulo, que já aprendeu a fazer diferentes tipos de nós, diz que velejar é algo divertido e emocionante.

 

 

 

  

Um dos professores do curso, Lucas Mazim, conhecido como “Sorriso”, observa que o crescimento e o amadurecimento das crianças é notável a cada semana. “Em poucos dias eles adquirem confiança, começam a ensinar os menores e assumem uma posição de liderança no grupo. Isso acaba contagiando os novos”.

Lucas afirma que para ser um bom velejador não basta aptidão ou talento. “Tem que gostar de velejar, sentir prazer e praticar muito. Assim, aos poucos, os resultados vão aparecendo e qualquer aluno pode vir a se tornar um bom velejador”, finaliza.

 

 

 

 

 

 

“Aqui é muito legal, tem muita brincadeira, trabalhamos em grupo e ficamos em meio à natureza. Estou adorando” Ariel Zimmer, 7 anos

Pedro Zonta e Tiago Brito mantêm a vice-liderança no Campeonato Brasileiro de 420


Após o terceiro dia de regatas, os três atletas que representam o Jangadeiros mantiveram as posições no Campeonato Brasileiro de 420. A dupla Tiago Brito e Pedro Zonta, segue na vice-liderança, atrás apenas da dupla paulista André Fiuza e Marcelo Peek, que abriram 5 pontos de vantagem.
Nosso terceiro atleta na competição, Andrei Kneipp, que participa do evento com a timoneira Cláudia Mazzaferro, do Yacht Club Santo Amaro, segue em 5º lugar com 33 pontos.
Neste terceiro dia, o vento na raia da Pedra Redonda foi de média 15 nós na direção sudeste. O Brasileiro de 420 continua hoje, a partir das 14 horas. Participam 21 tripulações do Brasil e Argentina. A final será no sábado. Acompanhe os resultados pelo nosso facebook.

Confira a súmula completa: http://vds.com.br/images/PDF/2016/bra420_2101.pdf
Foto: Divulgação/Veleiros do Sul

 

 Começa o 67º Campeonato Brasileiro Classe Snipe

 

Três duplas de atletas vestem a camiseta do Jangadeiros no 67º Campeonato Brasileiro Classe Snipe, que acontece até dia 29 de janeiro, no Yacht Clube da Bahia, em Salvador. As tripulações, compostas por Alexandre Paradeda e Átila Pellin, Gabriel Kieling (Bolinha) e Lucas Mazim (Sorriso), e Roberto Paradeda e Rodolfo Binz Streibel, irão em busca de mais títulos para o Clube. Estão previstas duas regatas por dia. Estamos na torcida!

 Assembleia Geral Ordinária

 

Nosso Comodoro, Manuel Ruttkay Pereira, convida os associados para Assembleia Geral Ordinária, dia 30 de janeiro, sábado, no Espaço Jangadeiro, em primeira convocação, às 9h e, em segunda convocação, às 10h, com término às 12h.
Na ordem do dia será abordada a aprovação de contas do exercício 2015, tendo em vista o parecer do Conselho Fiscal e recomendação do Conselho Deliberativo.

 Jangadeiros no Instagram

Você já viu o registro que postamos no instagram do Clube hoje? Confira e nos siga: @clubedosjangadeiros. Lá estamos postando várias fotos dos ambientes do Janga e dos acontecimentos da semana. E não esqueça, quando você estiver no Jangadeiros, faça uma selfie ou um clique do belo cenário do “Janga” e  poste no seu instagram marcando as hashtags #clubedosjangadeiros #janga #tonojanga #jangadeiros2016. As fotos marcadas com essas tags podem aparecer no Instagram do Clube e aqui na Jangada News. Participe!

 Ouvidoria Jangadeiros

O vice-comodoro, Günther Staub, estará novamente à disposição dos associados nos dias 30 e 31 de janeiro, último fim de semana de janeiro. Ele estará no restaurante da Ilha, das 11h às 13h, para trocar ideias e ouvir sugestões. Em caso de chuva, o encontro será remarcado para outra oportunidade.

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site