Jangada News – 22 de janeiro de 2014

Clube dos Jangadeiros
Newsletter do Clube Jangadeiros – jangadeiros.com.br – Edição de 22 de janeiro de 2014

Velejadores do Jangadeiros lideram Brasileiro de 420

Os velejadores Tiago Brito e Andrei Kneipp seguem afiados e, mais uma vez, estão na briga por um importante título na classe 420. A dupla dos Jangadeiros está em Búzios, onde começaram a ser disputadas na última terça-feira, 21 de janeiro, as regatas do Campeonato Brasileiro. Sediada pelo Búzios Vela Clube, a competição reúne 19 tripulações e vai até o próximo domingo, dia 26.

Com a realização de apenas uma regata, Tiago e Andrei lideram. As outras duplas que representam o Clube dos Jangadeiros na competição são Lucas Aydos/Peter Nehm (9º) e Pedro Zonta/Thomas Rodrigues (13º).

Foto: Icarus Sailing Media/Arquivo. 


San Chico 3 termina em 7º no Circuito Atlántico Sur

Terminou na última terça-feira, dia 21 de janeiro, uma das mais importantes e tradicionais competições de vela de oceano da América Latina, o Circuito Atlántico Sur Rolex Cup 2014. Único representante do Jangadeiros no evento, o San Chico 3 ficou com o sétimo lugar na classe ORC Internacional. O barco do comandante Francisco Freitas disputou seis regatas e terminou com 34,3 pontos perdidos. O campeão foi o soto 40 Gaucho, do argentino Funes de Rioja, com apenas 11,8. Completaram o pódio da ORC Internacional os também argentinos Sirtecom, de Walter Astorga, e Fuga, de Mariano Delgui.

O Circuito Atlántico Sur Rolex Cup 2014 foi realizado entre os dias 14 e 21 de janeiro e reuniu mais de 60 tripulações, nas classes ORC Internacional, ORC Club, IRC, S33 OD, OD 27 e Match 30. Organizado pelo Yacht Club Argentino em parceira com o Yacht Club Olivos, o Yacht Club Uruguayo e o Yacht Club Punta del Este, o campeonato iniciou com a disputa da tradicional regata Buenos Aires-Punta del Este, prova de 174 milhas náuticas (cerca de 323km). As demais regatas foram realizadas no balneário uruguaio, onde também aconteceu a cerimônia de premiação, no hotel Conrad.

Válido como primeira etapa do Campeonato Sul-Americano da classe ORC (a segunda e última etapa será disputada em Ilhabela, São Paulo), o Circuito Atlántico Sur Rolex Cup 2014 contou com a participação de velejadores argentinos, uruguaios e brasileiros.

Confira fotos e resultados aqui.


Vem aí mais um Curso de Iniciação à Vela de Oceano

Você já pode inscrever-se no Curso de Vela de Oceano, do Clube dos Jangadeiros, que comerá no próximo fim de semana, dias 25 e 26, e tem duração de quatro dias. Abertas a homens e mulheres, crianças e adultos, sócios e não sócios, as aulas abrangem todos os tipos de alunos e são realizadas a bordo de um pequeno veleiro de cruzeiro, modelo Ranger 22. Além de ensinar as técnicas de manejo das velas e de condução da embarcação, o curso apresentará ao aluno as peculiaridades do Guaíba. As turmas são formadas por até quatro pessoas, o que possibilita que amigos ou parentes aprendam juntos. “A vela tem um grande diferencial em relação a outros esportes que é possibilitar a integração de pessoas de diferentes idades e sexos, como um avô e uma neta. Já tive alunos com idades entre 14 e 80 anos”, destaca o velejador Eduardo Bojunga, professor da Escola de Vela Barra Limpa e responsável pelas aulas.

As inscrições para o Curso de Vela de Oceano estão abertas e não é necessário ser sócio para participar. A Escola de Vela Barra Limpa disponibilizará toda estrutura necessária para um aprendizado seguro e muito divertido. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3094-5770 ou pelo e-mail escoladevela@jangadeiros.com.br.

Próximas turmas:

– Dias 25 de janeiro, 1, 8 e 15 de fevereiro, sábados, das 9h às 15h.

– Dias 26 de janeiro, 2, 9 e 16 de fevereiro, domingos, das 9h às 15h.


Nota de falecimento: Frederico Crusius Espinosa

Faleceu na última quinta-feira, dia 16 de janeiro, o sócio benemérito e conselheiro do Jangadeiros Frederico Crusius Espinosa. Associado desde 1964, ele tinha 83 anos e era conhecido por sua dedicação ao clube. “Das pessoas que eu conheço, ele foi, provavelmente, uma das que mais trabalhou pelo clube. A dedicação dele era impressionante”, afirma o ex-Comodoro Paulo Renato Paradeda, que o indicou para receber a benemerência, aprovada com unanimidade pelo Conselho Deliberativo. “Quando eu era Comodoro, ele chegava todos os dias às seis e meia da manhã, falava com os funcionários que cuidavam da piscina, via o PH da água, ia até o Porto, cuidava do guindaste, entre outras coisas”, lembra Paradeda.

Apesar de nunca ter exercido cargo de direção no Jangadeiros, Espinosa é apontado pelos amigos como um associado engajado nos assuntos do clube. “Ele não gostava de aparecer, mas sempre trabalhou muito pelo clube”, conta Kurt Keller, que também é sócio benemérito e conselheiro do Jangadeiros. “Ele fez muita coisa pelo Jangadeiros. É uma grande perda para todos nós”, lamentou Carlos Henrique De Lorenzi, o Dedá, outro sócio benemérito e amigo de Espinosa.

 

Clube dos Jangadeiros