Jangada News – 21 de outubro de 2016





Jangada News
Newsletter do Clube dos Jangadeiros – Porto Alegre – Edição 21 de outubro de 2016

 Década de 1950: os anos dourados do Clube dos Jangadeiros


Dando sequência à série de reportagens que relembram os momentos marcantes da nossa história de 75 anos, chegamos a década de 1950. Conhecida como os anos dourados do Jangadeiros, o período destaca-se pelas grandes conquistas esportivas e da realização do sonho de Leopoldo Geyer de difundir e expandir a prática do iatismo na capital gaúcha.

Década de 1950

Comodoros: João Rodolfo Bade, Walter Güttler, Oscar Piccolo, EdwinoHennig e Geraldo Linck.

Presidentes do Conselho Deliberativo: José Antônio Aranha, Salvador Gonzalez, Carlos Fleck, Walter Güttler e Edwino Hennig.

1951

Início do predomínio do Clube na motonáutica. Foram, pelo menos, três anos de grande destaque para modalidade, quando vencemos diversos títulos estaduais e nacionais.

1952

Depois de uma primeira década de muitas melhorias na parte estrutural, os avanços continuaram nos anos 50. Uma construção marcante foi a do pavilhão para lanchas, localizada na divisa sul do terreno.

1953

O ano seguinte também foi de novidades. A classe Snipe, por exemplo, foi introduzida no Clube e o grupo Filhotes do Jangadeiros, criado na década passada por Leopoldo Gayer, passou a constituir uma categoria de sócios.

Mas 1953 foi um marco, especialmente, pela participação de nossos atletas em campeonatos fora das águas do Guaíba pela primeira vez. Na Regata Escola Naval, no Rio de Janeiro, quatro duplas do CDJ foram competir: Arno Keller/Werner Stadtländer, Edmundo Soares/Horst Siegmann, Kurt Keller/Rolf Nehm e Romar Lindau/Heinz Müller.

Leopoldo Geyer inaugura o pavilhão destinado à classe Snipe

1954

O Jangadeiros continuou desbravando águas brasileiras. Participamos da 1ª Regata de Longo Curso de Porto Alegre a Rio Grande, com dois barcos: o Cayrú e o Nirvana.

1955

Conhecendo um pouco mais o território nacional, começaram a vir os primeiro títulos brasileiros. Gabriel Gonzalez e Nelson Piccolo conquistaram o Campeonato Brasileiro de Snipe. Na classe Sharpie 12m2, o triunfo foi de Gastão Altmayer e Rogério Christo.

A partir daí, começaram as participações em torneios no exterior. Gabriel Gonzalez e Nelson Piccolo foram os primeiros a sentirem esse gostinho, competindo no Campeonato do Hemisfério Ocidental da Classe Snipe, nas ilhas Bermudas.

Nelson Piccolo e Gabriel Gonzalez, campeões brasileiros da classe Snipe de 1955, no primeiro dos cinco títulos nacionais que conquistaram

1956

Além dos títulos – Gastão Altmayer e Rogério Christo sagraram-se bicampeões de Sharpie -, o Clube organizou e sediou o Campeonato Brasileiro de Snipe. Para isso, no entanto, precisava-se aumentar a estrutura. Então, foi construído o Pavilhão Leopoldo Geyer, para abrigar barros da classe. Gabriel Gonzalez e Nelson Piccolo também conquistaram o bicampeonato – desta vez, em casa.

Gabriel Gonzalez e Nelson Piccolo competindo no Campeonato do Hemisfério Sul

1957 e 1958

As conquistas não pararam por aí. O tricampeonato do Brasileiro de Snipe veio com Kurt Keller e Sérgio Christo, que velejaram em Natal. Depois, a dupla representou o Brasil no mundial da classe, realizado em Cascais, Portugal.

No ano seguinte, Gabriel Gonzalez e Nelson Piccolo recuperaram seu título no Brasileiro de Snipe. Já na Sharpie, Gastão Altmayer e Rogério Christo mantinham a soberania e venciam o seu quarto Campeonato Nacional.

1959

Com certeza, um dos anos mais importante da história do Clube dos Jangadeiros. Em 1959, organizamos e sediamos o Campeonato Mundial da Classe Snipe, o primeiro realizado no Hemisfério Sul. Foram meses e meses de trabalho intenso na construção dos 20 barcos que iriam competir no torneio e no preparo de toda a infraestrutura que um evento desse porte exige. A competição ocorreu com sucesso absoluto e projetou o nome do Clube no circuito mundial do iatismo.

1960

O êxito do Campeonato Mundial de Snipe mostrou a necessidade de continuarmos ampliando a nossa área física. Foi assim que começou a se falar da ideia da construção da Ilha.

 Troféu Cayru, 26 anos

Neste final de semana acontece a XXVI edição do Troféu Cayru. Como vocês puderam ver na Jangada News Especial de terça-feira, esse evento tem uma importância simbólica muito grande para o Jangadeiros, conforme reforça o nosso comodoro, Manuel Ruttkay Pereira.

“É um momento de festa da vela, no qual a gente olha para trás, algo muito necessário para poder se construir o futuro. Somos levados a olhar para nossas raízes. Mesmo não sendo a data de aniversário do Jangadeiros – que vai ser bem festejada em dezembro -, é um momento no qual comemoramos o ‘nascimento do Clube’ ”, comenta um pouco desse sentimento.

Além desse simbolismo todo, o Troféu Cayru também conta pontos para o Campeonato Estadual de Vela de Oceano. O diretor da classe RGS do Clube, Rodrigo Castro, explica que, no sábado, acontece a Regata da Volta da Ilha das Pombas para os barcos das classes ORC e RGS, aberto também para embarcações sem medição que queiram disputar o Fita Azul.

Para Rene Garrafielo, competidor assíduo do evento e que neste ano estará a bordo do Maná, do comandante Márcio Lima, a Regata da Volta da Ilha das Pombas é o grande diferencial da etapa. Ele conta que, por um tempo, essa regata foi cancelada e, na época que ele esteve presente na comodoria, fez de tudo para reativá-la.

“Agora, com a sua volta, o calendário conta com mais prestígio. A Regata da Volta da Ilhas das Pombas é uma regata longa, linda, que, para mim, é algo ímpar”, completa.

Também no sábado, haverá a Regata em Solitário para os comandantes das classes de cruzeiro. Já no domingo, os barcos correrão duas regatas Barla-Sota na baía de Ipanema, enquanto as embarcações de cruzeiro participarão de um Velejaço de Percurso.

O evento se encerra à noite, com a entrega das premiações no restaurante da Ilha. Para saber como se inscrever para o Troféu Cayru e obter outras informações sobre a forma de disputa, acesse o Aviso de Regata.

 João Emilio Vasconcellos é campeão na Copa da Juventude

“João Emilio é um ótimo velejador, teve resultados incríveis no Optimist e foi para o Laser com força total. Tenho certeza que foi o atleta que mais treinou para esse campeonato nos últimos dois meses”. Este foi o depoimento de Lucas Mazim, o Sorriso, antes do início da Copa da Juventude.

O técnico já reconhecia toda a dedicação do atleta e sabia de seu potencial antes mesmo de ele cair nas águas da Baía de Guanabara e os bons resultados começarem a aparecer. Foi uma campanha irretocável. Em todas as regatas João terminou entre as cinco primeiras competições.

Apesar dos ótimos resultados, o campeão revela que acreditou mais fortemente no título apenas no último dia. “Eu estava somente a três pontos do primeiro colocado e então a última regata seria tudo ou nada”, relata. O jovem de 16 anos também faz uma avaliação da sua performance na Cidade Maravilhosa. ”Eu estou muito feliz de ter ganho esse título, as condições de vento na maior parte do tempo estavam boas e foi um campeonato de muito aprendizado e boas experiências”, resume.

Mas não foi só ele que fez bonito no Laser Radial. Guilherme Perez e Diego Falcetta também se destacaram, ficando no 9º e no 11º primeiro lugar entre as 26 embarcações listadas. Na 29er, teve dobradinha do Jangadeiros no pódio. Com a mesma pontuação, mas vencendo nos critérios de desempate, a dupla formada por Breno Kneipp e Ian Paim ficou no segundo lugar e Lorenzo Bernd e Nicolas Mueller terminaram em terceiro.

Parabéns aos nossos atletas que nos enchem de orgulho, representando o Clube dentro e fora do Rio Grande do Sul e agora, mais uma vez, também em terras – ou melhor, águas – estrangeiras.

 Em foco: o sócio João Emilio Vasconcellos

“O clube é um lugar maravilhoso! Tem muitas pessoas divertidas, uma vista excelente para o Guaíba e é onde gosto de passar as tardes”

Depois do brilhante resultado na Copa da Juventude nada mais justo que fazermos uma homenagem ao nosso campeão. Um vencedor de carne e osso, como qualquer um de nós. João Emilio Vasconcellos é um garoto de 16 anos, que desde muito jovem se acostumou com as vitórias. Foi assim no Optimist e é agora no Laser Radial. Mas apesar de colecionar troféus e medalhas, nunca perde a humildade.

Sócio do Clube há 12 anos, João foi levado ao Jangadeiros pelo pai, Aleks Vasconcellos. “Ele veleja de Hobie Cat e sempre gostou do CDJ. Eu me lembro de ir ao clube desde que eu era bem pequeno. Às vezes, meu pai me levava para velejar com ele”, recorda com carinho.Entre os momentos que mais marcaram sua infância no Clube estão suas aulas na escolhinha de vela. Ele conta que foi a primeira vez que velejou e teve um contato mais direto com o esporte. Depois disso, não parou mais. “Logo quis velejar não só por diversão, mas sim para correr campeonatos e treinar”, conta.

Quando não está velejando, seu passatempo predileto é praticar outros esportes. Com o DNA de competidor, João adora a piscina e o campo de futebol do Clube. Bater um bolinha e dar boas braçadas são as suas atividades de lazer preferidas. Até porque treinar não é visto por ele como um hobby, mas quase como uma profissão.

“Ainda não decidi o curso que farei na faculdade, mas gostaria muito de seguir sendo velejador”, revela. Para alimentar esse desejo, o jovem segue uma rotina de treinos que, especialmente quando os grandes campeonatos se aproximam, fica mais intensa.

Como se viu, o João vive esporte. Mas deve ter algum momento em que ele para, relaxa e respira um pouco, certo? É quando ele entrega sua admiração pelo Jangadeiros: “O clube é um lugar maravilhoso! Tem muitas pessoas divertidas, uma vista excelente para o Guaíba e é onde gosto de passar as tardes”, encerra.

 Cheque seu e-mail para receber a Jangada News

 

Conhece algum amigo associado que não esteja recebendo a Jangada News? Na ouvidoria do último final de semana com o vice-comodoro Günther Staub, essa foi uma questão bastante levantada. A solução pode ser fácil: uma atualização dos dados cadastrais. Procure a secretaria administrativa do Clube e verifique se o seu e-mail está correto – uma simples letra fora do lugar faz toda a diferença – ou se ele continua em uso.

 Alegria contagia Dia das Crianças no Jangadeiros

O último sábado (15) foi de muita festa e animação no Jangadeiros. Para comemorar o Dias das Crianças, o Clube ofereceu aos pequenos uma tarde recheada de brincadeiras, guloseimas e empolgação. No início ainda um pouco tímidos, não demorou para que eles se sentissem em casa.

Teve cama elástica, piscina de bolinhas, caça aos Pokémons, jogos de adivinhação, karaokê, tatuagem e o disputado escorregador inflável, batizado pelas crianças de jacaré. Aliás, ele foi o preferido de Isabela Albornoz e Helena Freitas, que não tiveram dúvidas na hora de responder.

Quem também esteve presente no evento foi o comodoro Manuel Ruttkay Pereira, que já considera a festa como uma tradição do Clube. Independentemente do tamanho ou do local do evento, a celebração é sempre uma oportunidade de congraçamento, defende.

Para ele, é também uma oportunidade para que as crianças possam interagir com espaços sem cercas e estejam em contato com a natureza. “Elas têm uma forma de aprender, de maneira lúdica, o que é mundo. Eu tenho certeza que essa é uma festa que nem precisa de muito para ser sucesso. Elas aproveitam ao máximo as menores atividades”, enfatiza.

Adriana Langon reitera a fala do comodoro Manuel. Segundo ela, esse tipo de evento é muito positivo, especialmente em um espaço lindo e aberto como o oferecido pelo Clube, em que os pequenos ficam soltos e podem brincar livremente. “O Jangadeiros está de parabéns pela programação e o cuidado com as crianças”, destaca.

 

 Aproveite as férias em Santos

Seguindo na Região Sudeste, depois do Rio de Janeiro, nossa próxima sugestão de destino para você aproveitar suas férias é o município portuário de Santos. Na cidade está a sede do Iate Clube de Santos, palco do último episódio do reality show MasterChef Profissonais.

O principal cartão postal da cidade são os seus sete quilômetros de praia. Os Jardins de Orla formam a maior vegetação frontal em extensão do mundo. Permeado principalmente de palmeiras e amendoeiras, a preservação e o cuidado com a flora local são de se destacar.

Uma maneira de conhecer esse belo litoral é através do passeio de escuna. A atração revela um panorama diferente da cidade e o leva a praias distantes, ilhas e ao Porto de Santos, com direito a parada para mergulho. Em terra firme, uma opção tradicional para visitar os pontos turísticos é o bonde.

Mas não é porque você está em contato com o solo que precisa ficar distante da água. Mesmo em dias chuvosos é possível realizar atividades com a temática marinha. O município tem diversos locais que remetem ao assunto. Entre eles destacam-se: Aquário Municipal e os museus de Pesca, do Mar e o Marítimo.

E, para finalizar, os amantes do futebol não podem deixar de conhecer o Museu do Pelé e o Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube. O primeiro reúne itens do acervo pessoal do Atleta do século XX. Já no segundo, você poderá conferir um pouco da história do Alvinegro Praiano de uma maneira diferente, por meio de equipamentos multimídia, que permitem a visualização de jogadas e a reprodução de lances memoráveis.

 Eleição do Conselho Deliberativo

O prazo de inscrição para a renovação de 1/3 do Conselho Deliberativo está encerrando. A data limite é o dia 29 de outubro.

Lembrando que a Assembleia Geral Ordinária acontece no último sábado de novembro, dia 26. Todos os sócios das categorias ProprietárioProprietário Ilha, Contribuinte e Aspirante com, no mínimo, um ano de vínculo com o Jangadeiros, maiores de 18 anos e que estejam em pleno gozo dos direitos sociais estão aptos a votar.

Agenda de eventos 

Data Evento Local
22 e 23/10 Troféu Cayru de Vela de Oceano – 2ª etapa Estadual Clube dos Jangadeiros
29/10 a 5/11 Campeonato Brasileiro de HC 16 e 14 Iate Clube Fortaleza, Cumbuco
29 e 30/10 Regata de Monotipos Clube dos Jangadeiros
4, 5 e 6/11 Campeonato Brasileiro Soling Veleiros do Sul
5 e 6/11 Regatas de Monotipos Clube dos Jangadeiros

Jangadeiros na mídia

O Troféu Cayru e a conquista de João Emilio Vasconcellos na Copa da Juventude repercutiram bastante nos jornais locais e na mídia especializa. Também destaque para a Festa Hobie Night. Confira:

 

Site Almanáutica

 

Site Regata News

 

Jornal Zero Hora Sábado (15) e domingo (16) de outubro

 

 

Jornal Correio do Povo – Sábado (15) de outubro

 

 

Site Notícias do Mar


Site Almanáutica

 

Site Regata News 


Jornal do Comércio Terça 18 de outubro de 2016

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site Nosso Instagram