Jangada News – 21 de julho de 2017





Jangada News
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 21 de Julho de 2017

 

 

Momento de emoção e boas lembranças marcou plantio com Comodorias e Conselho

Final de tarde com um pôr do sol espetacular, presidentes do Conselho, ex-comodoros e comodoria, acompanhados de suas esposas, aguardavam o momento para iniciar o plantio das mudas que selariam o encerramento da primeira fase do projeto Brisa Verde. O Hino Nacional e o do Rio Grande do Sul conferiram o tom solene ao momento. E as palavras do comodoro Manuel Ruttkay Pereira deram início à cerimônia que se estendeu aos brindes e jantar no restaurante da Ilha.

 “Nós estamos aqui para um momento muito importante que reflete o trabalho de várias comodorias, um trabalho incessante que tinha um objetivo comum, o de fazer com que o Jangadeiros tivesse uma área adicional para a gente cultivar os nossos bons hábitos que estão vinculados à água, à terra, à contemplação, à jogos. 

Alerto que nós não estamos com as bandeiras totalmente hasteadas pelo falecimento de Liciê Hunsche, mãe do Barra Limpa. Lembro do ditado que diz  “que por trás de um grande homem tem uma grande mulher”, então eu diria que “atrás de um grande atleta tem uma grande mãe” e nós sabemos que atrás do Barra Limpa, do Walter Hunsche, tinha o pai e a mãe dele, que deixaram uma marca maravilhosa para nós, que é a nossa escola de Vela, tamanho era o reconhecimento que eles tinham em relação ao Jangadeiros e ao quanto o Clube tornou o Barra Limpa feliz.

Também preciso destacar os funcionários do Clube. Nós não teríamos isso tudo aqui sem o trabalho desmedido e sem o carinho que eles colocam em suas atividades, representados pela nossa gerente-geral Cristina.

Essas árvores ficaram reservadas aos ex-comodoros, a comodoria atual, aos ex-presidentes e ao presidente do Conselho e a algumas pessoas que tiveram a participação extremamente especial na consecução do projeto. Uma ação ousada, que obteve um aumento de área na Ilha, seguido de uma atuação junto as autoridades, adequando-nos ao que era exigido pela promotoria e Secretaria do Meio Ambiente.

Agora, encerrada a primeira fase do projeto, que também contou com a participação extremamente ativa dos associados, a próxima  etapa é cuidar muito bem dessas árvores para que os seus benefícios sejam desfrutados, nos próximos anos, por todo o nosso quadro social. 

Comodoro Manuel Ruttkay Pereira

 Confira o álbum completo de fotos no link 

 

Pedro Pesce, vice-comodoro Administrativo

“Esse momento representa o trabalho de várias comodorias e ex-presidentes de Conselho, que ficarão com seus nomes gravados nessas árvores. Ganha o Clube, nossos sócios e a cidade de Porto Alegre”.

Renato Paradeda

“Este aterro foi uma contribuição muito importante para o território do Clube, e essa ideia de plantar árvores é muito interessada, pois vai criar um bosque, outra forma de viver a Ilha. Tenho certeza que vai sair um jardim muito bonito e com as árvores frutíferas, o número de pássaros que teremos aqui será uma beleza. Sombra, churrasqueira, tudo de bom”.

Verônica Ruttkay Pereira, mãe do Comodoro Manuel Ruttkay Pereira

“Estou muito orgulhosa de tudo aqui no Jangadeiros. A nossa Ilha cresceu mais e terá árvores bonitas, frondosas, com o nome daqueles que estão agora aqui plantando. Eu conheço vários Clubes náuticos no Brasil, mas o Janga sem dúvidas é o mais belo. Na questão ambiental ele também é lindo. O Jangadeiros está de parabéns”.

Pedro César de Oliveira Filho

“A importância deste plantio é simbólica e também ajuda a arborizar melhor a nossa Ilha e fazer com que o pessoal entenda que é muito importante plantar, que é o significado da nossa existência. É um legado que vai ficar para sempre. Cala muito fundo”.

Luis Fernando Velasco

“Estou achando maravilhoso, muito bem organizado. Com o pôr-do-sol, o Hino do Brasil e do Rio Grande do Sul, é o que a gente precisa cada vez mais, amor a Pátria. E também só o fato de estarmos na beira do rio, em uma área tão bonita, agora com mais árvores, isso é vida”.

Jorge Debiagi

“O plantio vai complementar o paisagismo da Ilha e essa mata que virá vai trazer sombra e criar um ambiente propício para as pessoas utilizarem o espaço”. 

César Rostirolla

“Essa Ilha é um charme e vai ficar ainda mais charmosa. Conseguimos dar um cenário para o Rio, para esse pôr-do sol, para que o convívio dos associados se torne mais gracioso. Essa ilha é única. É maravilhosa! Isso para os associados vai ser uma grande conquista”.

Aristóteles Bourscheid

“Nós tivemos a satisfação de fazer o licenciamento dessa área. Eu criei os meus filhos no Clube e hoje já tenho meu neto aqui, então a nossa vida é muito voltada para o rio. Somos velejadores e desfrutamos do Clube há praticamente 40 anos. É interessante que as pessoas pensam que o Clube já estava pronto. Os batelões do Clube juntavam água a pé para começar matéria orgânica, pois não tinha, era só areia, essa ilha é construída em cima da areia. Nós apenas estamos continuando o trabalho desses mágicos que idealizaram a nossa Ilha”.

Waldemar Bier

“Foi uma solução espetacular para essa área que tem mais de um hectare e vamos plantar um bosque com árvores nativas. A ideia é muito bacana. Vai ser um orgulho para as próximas gerações usufruírem desse espaço”.

Lúcia Machado, esposa do vice-comodoro de Obras, Antônio Joaquim Machado

“Achei lindo, maravilhosa a nossa presença no Clube. Espero que os nossos filhos e netos possam usufruir da sombra dessas árvores no futuro”.

Cláudio Aydos

“Eu vim prevenido para plantar essa árvore, porque eu já plantei muitas árvores aqui no Clube em épocas passadas. Daqui há alguns anos vamos ter um parque muito bonito”.

Marco Aurélio Paradeda

“Esse compromisso que o Clube assumiu em plantar essas árvores será muito positivo no futuro, pois vai se transformar em uma área muito agradável. Ao mesmo tempo, vai proteger os barcos que estão no ancoradouro dos ventos, pois formará uma parede de árvores. Todos os associados e, especialmente aqueles que participaram da formação da Ilha, que viram ela crescer, acham muito importante ver esse espaço consolidado”.

Cristiano Tatsch

“Eu estou achando muito bonito esse momento do Jangadeiros, cada vez mais a gente consolida a Ilha, que é um projeto criado por muita gente antes de nós. O plantio de árvores vai reforçar a flora e a fauna nativa no Jangadeiros. Foi uma iniciativa da comodoria muito bem conduzida de fazer com que os associados e os antigos comodoros deixassem seus nomes nas árvores. É uma tarefa de integração muito bonita. Não podemos esquecer de agradecer a Tina, pois quando teve o processo de aterramento no Guaíba ela teve a ousadia de sair atrás e conseguir com que a areia viesse para cá”.

 

 Jangadeiros sobe ao pódio no Sul-americano e fica entre os TOP 5 na 44ª Semana de Vela de IlhaBela

Parabéns tripulação do San Chico 3 !!!

A bandeira do Clube foi defendida com muita raça em um campeonato que só reuniu feras da vela. Orgulho Jangadeiros!

“A melhor Semana de Vela de IlhaBela dos últimos anos”. Essa foi a definição que prevaleceu entre os 900 velejadores participantes da acirrada competição que transcorreu em ótimas condições climáticas, com muito sol e ventos médios entre 12 e 15 nós. Um dos grandes eventos da agenda náutica, encerrado no sábado (15), aproveitou o clima amistoso e o ambiente competitivo para também realizar as finais dos campeonatos sul-americanos de ORC e IRC, além dos Brasileiros de C30 e RGS.

O comandante Francisco Freitas e a sua qualificada tripulação do San Chico 3 subiu ao pódio e conquistou o 3º lugar no Sul-americano da ORC Internacional Geral e o 4º entre as fortes equipes que participaram da 44ª Semana de IlhaBela.

 “Foi uma das regatas mais difíceis que corremos na Semana de Vela (é a quarta vez que participam). Estou muito feliz com o resultado, porque a disputa foi muito acirrada nas oito regatas que competimos (uma longa, duas médias e cinco barla-sota), todos eram muito profissionais e a nossa tripulação estava excelente, quase irretocável. Na busca pela vitória, saímos queimados em uma largada e ficamos sem esta pontuação. Mas só larga escapado quem larga bem! Com um barco muito rápido, vencemos duas regatas das oito disputadas na Semana de Vela de IlhaBela. Estou muito feliz com o nosso desempenho.”

Na vela desde os 17 anos e hoje com 74 anos, Francisco Freitas aproveitou a conversa para agradecer às esposas. “Elas ficaram em casa cuidando dos negócios, da casa e dos filhos. Não é fácil ”, disse. Parceiro de todas as regatas, já está de olho nas próximas competições. “Queremos muito fazer Buenos Aires-Punta del Este, em janeiro,  Recife-Fernando de Noronha, em setembro de 2018, mas são custos altos, seria importante ter um patrocinador”, conclui.

O Pajero foi consagrado como o grande campeão da 44ª Semana de Vela de Ilhabela. O barco, comandado por Eduardo Souza Ramos, conquistou o título da ORC, após uma disputa definida apenas no último dia de provas, superando o Ângela Star IV (Peter Siemensen) e o Crioula 29 (Eduardo Plass), segundo e terceiro colocados.

Tripulação do San Chico 3

Comandante: Francisco Freitas
Proeiro: Marcio Campos
Mastro: Fabio Santa Rosa
Adriças: Emilio Strasburguer
Trimmer Genoa: Rene Garrafielo
Trimmer Genoa: Pedro Mota
Trimmer Mestra: Damien Bercht
Tático: Fernando Cavalli
Timoneiro: Xico Freitas

 Mundial de 29er na Califórnia
vai começar dia 29 (sábado)

Com o grande estímulo de Xandi Paradeda, apoio da CBC com a aquisição de novos barcos, e a garra e talento das nossas duplas Lorenzo Bernd/Philipp Rump e Breno Kneipp/Ian Paim – atuais campeões brasileiro e sul-americano de 29er -, o Jangadeiros desponta na classe no Brasil e na América Latina.


Na próxima semana começa a total concentração dos meninos na disputa pelo Mundial da classe em Long Beach, nos Estados Unidos. O que vocês já fizeram é “demais” ! Vamos agora torcer para os próximos passos dessas carreiras exponenciais !!!

“Crescemos nos últimos dois anos e conseguimos conquistar muitos títulos. O barco da classe exige muita técnica, mas estamos preparados para defender a camiseta do clube com o nosso melhor, diz Ian Paim, capitão da Flotilha.

Acompanhe o resultado a partir do dia 29 pelo Facebook do Clube.

Guilherme Plentz estreia no Campeonato
Brasileiro de Windsurf


Guilherme Plentz deixou a 29er e fará a sua estreia oficial na classe RS:X nesta sexta-feira (21), no Campeonato Brasileiro de Windsurf, na praia de Itamaracá, em Pernambuco. A competição segue até domingo (23) reunindo veteranos e iniciantes dos estados de Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. “Gui” é o único representante da classe no Rio Grande do Sul. Em sua volta, a Jangada News vai contar melhor a história do atleta. Aguardem !

Guilherme Plentz, agora na RS:X

 Quem participou do Queijos e Vinhos em 2016
não esquece!

Aberto para sócios e não-sócios, você pode incentivar amigos a acompanhar este exclusivo momento de degustação no Jangadeiros. 

O restaurante da Ilha estará preparado para receber com pista de dança e DJ em agosto, no sábado (19), a partir das 20h. O investimento é de R$ 100, por pessoa.

 
Aventura e conteúdo na agenda
dos Cruzeiristas

Os Cruzeiristas já estão em alta velocidade na programação de agosto. Mesmo que você não tenha barco está convidadíssimo para a palestra/jantar sobre aventuras na Lagoa Mirim. Confira na Secretaria Esportiva: esportiva@jangadeiros.com.br ou 30.94.57.64.

Velejada na Lua Cheia

 

Acompanhem:

8 de agosto, terça-feira – Momento mágico da 6ª. Velejada na Lua Cheia. Convide amigos e não deixe de participar. Saída às 18h45min do Farol do Clube. No retorno, em torno de 20h30min, todos serão aguardados com um caldo quente e galinhada com arroz, por R$ 35, por pessoa, sem bebidas. Prêmio simbólico ao Fita Azul e ao penúltimo colocado.

12 de agosto, sábado – Cruzeiraço Especial em homenagem ao Dia dos Pais. Largada às 9h da frente do Farol do Clube [canal] em direção ao Farol de Itapuã, praia do Sítio, e retorno às 17h30min. Almoço a bordo. Não é necessário inscrição.

16 de agosto, quarta-feira – É a vez da palestra “Jangadeiros da Mirim”, às 18hh30min, no restaurante da Ilha, seguida de jantar por R$ 35. Bela oportunidade para conhecer mais sobre a Lagoa Mirim e se saborear com relatos e imagens das aventuras dos barcos Kauana III, de Paulo Angonese, e Graxaim, de Luiz Fernando Schram Pereira, durante quatro semanas de navegação em 2016 e em março deste ano.

 Aventura pela Lagoa Mirim

 Churrasqueiras, ponto de confraternização

Mais uma churrasqueira do Jangadeiros ganhará cobertura, novo piso e reformas para melhor atender ao associado. Hoje são 19 churrasqueiras disponíveis para acolher um saboroso assado e uma boa conversa entre familiares e seus convidados.

Doenças respiratórias atingem
mais crianças durante o inverno.

Saiba como prevenir

A estação mais fria do ano chegou e com ela a previsão de temperaturas mais baixas. O inverno costuma dividir os gaúchos entre os que apreciam o clima característico da época e aqueles que já contam os dias para a volta do calor. Para alguns pais, no entanto, é consenso afirmar que o período é motivo de preocupação.

Manuel Ruttkay Pereira: “Criar a criança numa ‘bolha’ não é bom, pois ela
terá dificuldade em desenvolver anticorpos

 

O receio acontece porque doenças respiratórias são muito comuns nesse período e as crianças acabam sendo um dos alvos prediletos de vírus e bactérias. O médico pediatra e professor doutor nas Faculdades de Medicina da PUCRS e UFRGS Manuel Ruttkay Pereira, Comodoro do Jangadeiros, explica que isso acontece em função de múltiplos fatores, mas principalmente em decorrência do sistema imunológico da criança ainda imaturo. “A total competência imunológica é atingida somente aos 6, 7 anos de idade. Antes, é possível se defender, mas de maneira mais limitada”, detalha.

Nesses primeiros anos de vida, o Dr. Manuel aconselha uma exposição gradual ao ambiente externo e equilíbrio nos cuidados por parte dos pais. “Criar a criança numa ‘bolha’ não é bom, pois ela terá dificuldade em desenvolver anticorpos. Por outro lado, uma exposição agressiva pode desenvolver formas graves de doença. Não é aconselhável, por exemplo, levar uma criança de 30 dias para um aniversário com outras dezenas de crianças. Crianças pequenas, principalmente as menores de 18 meses, podem desenvolver doenças respiratórias graves, mesmo que estejam sendo induzidas por vírus que causem apenas infecções leves em crianças maiores e adultos. É preciso bom senso”, explica.

O pediatra destaca ainda que componentes do leite materno são muito importantes para proteger os bebês de infecções. Ele lista também outras formas de prevenção como lavar as mãos um maior número de vezes, portar álcool gel, evitar o contato com pessoas doentes e tomar as vacinas adequadas para a estação. Além disso, reforça que “gripe e resfriado não são a mesma coisa. Resfriado possui inúmeros vírus causadores e não há vacinação. Já para o vírus da gripe, o influenza, existe vacinação efetiva”, esclarece.
Bronquite, asma, pneumonia, infecções de garganta e ouvido, sinusite, rinite, gripes e resfriados são as doenças do sistema respiratório mais comuns no inverno. Muitas dessas enfermidades envolvem um cruzamento de causas infecciosas e alérgicas e seu tratamento exige orientação médica.

O especialista explica que para pneumonia, rinossinusite e amigdalites causadas por bactérias é possível, dependendo da avaliação do médico, a utilização de antibióticos. Por outro lado, aproximadamente 85% das doenças infecciosas das vias respiratórias são de origem viral e estas costumam ser autolimitadas. Para elas, o melhor remédio é o repouso domiciliar, acompanhado de boa hidratação (ingerir líquidos generosamente) e alimentação adequada. Medicamentos contra a dor e febre, higiene nasal com soro fisiológico são, em geral, as únicas medidas farmacologicamente indicadas. “Quanto menos energia desnecessária o paciente gastar melhor o corpo irá responder ao tratamento e mais rápido irá se recuperar”, conclui.

 

DICA CULTURAL 

Para quem aprecia blues, a dica imperdível é ir assistir o norte-americano Terry Harmonica Bean no dia 29, às 17h, no Átrio do Santander Cultural. Um dos mais importantes nomes da nova safra do blues do Mississipi, o gaitista, guitarrista e compositor aprendeu a tocar com o pai, que chegou a acompanhar o mítico B.B.King. Investimento: R$ 12.

Agenda de eventos 

Janga na mídia 

Site: 44ª Semana de Vela de IlhaBela, 15 de julho

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site Nosso Instagram