Jangada News – 21 de agosto de 2015




 

Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 21 de agosto de 2015

 

Confira os resultados parciais do evento-teste da Olímpiada 2016

Na classe 470 Feminina, na qual o barco brasileiro é um dos melhores do mundo, as nossas atletas Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan ocupam o 11º lugar após oito regatas. A previsão é de disputa de mais duas nesta sexta-feira. Na 470 Masculina, Henrique Haddad e Bruno Amorim estão na 14.ª posição.

A dupla Martine Grael e Kahena Kunze, classe 49erFX, encerrou a fase de classificação, ontem, em segundo lugar. Hoje, elas disputam o Ouro na medal race. Robert Scheidt, na Laser, luta por prata ou bronze. Na 49erFX, a liderança é de Giulia Conti/Francesca Clapcich, com 35 pontos perdidos, onze a mais do que as brasileiras e também as suecas Lisa Ericson/Hanna Klinga. Como a medal race terá apenas 10 duplas, Martina e Kahena já garantiram pelo menos o quarto lugar. Também na Laser a liderança é de um barco com bandeira da Itália de Francesco Marrai, que tem 13 pontos de folga sobre o vice-líder, Tonci Stipanovic, que tem 59 pontos perdidos. A disputa por prata e bronze será entre o croata, o australiano Tom Burton (62), o francês Jean Baptiste Bernaz (62), Scheidt (70) e o americano Charlie Buckingham (70).

Ainda ontem, quinta, Scheidt foi desclassificado da primeira regata do dia, mas se recuperou vencendo a segunda. O Brasil também estará na medal race da Laser Radial. Convocada para a Olimpíada no início da semana, Fernanda Decnop está no nono lugar, com 82 pontos perdidos, e não tem mais chances de medalha. Na 49er, Marco Grael e Gabriel Borges terminaram em 13º entre 20 duplas, uma vez que só resta a medal race. A Finn ainda terá duas regatas, mas Jorge Zarif é só o 13º. Por fim, na Nacra17, Samuel Albrecht e Isabel Swan estrearam em competições oficiais num módico antepenúltimo lugar entre 17 duplas, velejando quase sempre entre os últimos.

Sem medalha

As duas classes de prancha à vela já foram encerradas. Na RS:X Masculina, Bimba foi sexto na medal race e terminou em sétimo no geral, com 72 pontos perdidos. A medalha de ouro foi para o chinês Aichen Wang, ficando a prata com o grego Byron Kokkalanis e o bronze com o francês Pierre Le Coq. Entre as mulheres, Patricia Freitas nem avançou à medal race, ficando na 11.ª colocação. Charline Picon ganhou o ouro para a França, seguida de Malgorzata Bialecka (Polônia) e Blanca Manchon (Espanha).

 

Atenção velejadores, regata FEVERS acontece neste final de semana

Um bom programa para este final de semana é participar da regata da Federação da Vela do RS de monotipos. Participam as classes Dingue, Laser, Laser radial, Laser 4.7 e Snipe. É no “Janga” a raia de partida.

 

 

Átila Pellin, João Pedro Tatsch e João Emilio Vasconcellos em concentração na disputa do Optimist World Championship 2015

O técnico brasileiro no Mundial de Optimist, Átila Pellin, já está na Polônia com os velejadores João Pedro Tatsch e João Emilio Vasconcellos para disputar o campeonato que irá reunir 300 barcos de mais de 70 países, de 25 de agosto à 5 de setembro. Depois de muito treinamento e disciplina, os atletas do Jangadeiros chegam em Kamien Pormorski prontos para enfrentar o desafio. A família do Janga torce para que o Ouro venha para o Brasil. Bons ventos !

 

Jangadeiros sedia o 10º Campeonato Brasileiro da classe IOM RC

De 4 a 7 de setembro, o Jangadeiros será a sede do 10º Campeonato Brasileiro da classe IOM RC. Estão previstas cerca de 25 a 30 participantes do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo. O evento irá contar também com a presença de velejadores estrangeiros representantes da Argentina, Chile, Portugal, Estados Unidos e Inglaterra.

O momento será importante para o Clube, pois estará sendo avaliado para sediar o campeonato sul-americano em 2016. O clube foi escolhido devido as suas boas condições de instalações, hospitalidade e beleza do lugar observadas no último campeonato. Vamos torcer !

 

Depoimento de Mario Roberto Dubeux sobre o Campeonato Europeu de Hobie Cat 16

“Aconteceu no mês de julho em Cargnano, Lago de Garda, na Itália. O time do Brasil foi integrado por Adam Marx Mayerle (HC 14 SC), Diego de Oliveira Monteiro (HC 14 PB ), Luiz Gonzaga Machado ( HC 16 ES ), Mario Roberto Arantes Dubeux ( HC 16 RS ), Karoline da Silva Bauermann ( HC 16 RS ) e Victor Moura Dubeux ( HC 16 RS ).

O Lago de Garga é um lugar lindo e a raia com vento sul é sensacional, no que pese a infra estrutura para guardar os barcos e apoio geral aos atletas ser deficitária se comparada com a que temos no Clube dos Jangadeiros, por exemplo. O local destinado aos barcos era apertado e a saída e chegada tornou-se um exercício de equilíbrio e paciência. Os atletas muitas vezes precisavam ficar à disposição da CR desde as 8 horas da manhã e não foram raros os dias que só terminaram as regatas perto do anoitecer. Abstraindo os problemas de logística, as regatas, especialmente aquelas realizadas na parte da tarde, ocasião em que o vento limpo vindo do sul finalmente se fazia presente, foram muito boas e bem disputadas, especialmente em função da beleza do local.

No Hobje Cat 14 o grande vencedor foi o sul africano Blaine Dodds, que já se sagrou campeão mundial de Hobie Cat 16 e agora repete o feito no Hobie Cat 14. Um fera. O podium foi divido com um casal, sendo que a vice campeã botou os marmanjos no bolso (Geórgia Myers). A terceira posição ficou com o new zelandês Thorin Zeilmaker. Os brazucas mandaram bem e ficaram em 7º (Diego) e 9º (Adam). No Hobie Cat 16, haviam mais de 100 tripulações entre as categorias Golden e Silver. A minha dupla, Mario Dubeux e Victor Dubeux, meu filho, ficou em 6º lugar no Master e, depois, eu e a minha esposa, Karol, ficamos em 12º no open classificatória.

Apesar de termos nos classificado e passado com louvor para a fase final na categoria principal (Golden ), preferimos encerrar a participação na fase semi final do evento. Eu já havia disputado pouco tempo antes a Copa Cummins no México, onde disputei 12 regatas em três dias, competindo com cinco das sete tripulações que estiverem nos jogos Pan-Americanos, além de dezenas de outros competidores de vários países, e preferi descansar nos últimos dois dias de férias. Agora temos pela frente o Estadual em outubro e o nacional no início de novembro. O saldo foi super positivo para os atletas e para o Brasil. Voltamos com mais essa experiência na bagagem e poderemos dividir o que aprendemos com as nossas flotilhas”.

 

Noite de queijos e vinhos movimentou a Escola Barra Limpa

Muito concorrida a primeira noite de queijos e vinhos organizada pela Flotilha da Jangada de Optimist do Jangadeiros. O espaço da Escola de Vela Barra Limpa, no último sábado, foi uma festa, colorida com muita música, dança e uma mesa farta de queijos e vinhos.

 

Novos horários da academia

Contato: (51) 30132480

Confira no site a tabela com novos horários da Janga Wellness pelo link: 

http://jangadeiros.com.br/o-clube/academia/

 

Abertas as inscrições para os cursos de Optmist

Voltamos a avisar que a Escola de Vela Barra Limpa está com inscrições abertas para o curso de Optmist. Com início marcado para 22 de agosto, lembramos, mais uma vez, que os valores nsta edição estão mais acessíveis (sócios, R$ 100, e não-sócios, R$150). Mais informações pelo telefone (51) 3094-5770.