Jangada News – 21 de abril de 2017

Jangada News
Newsletter do Clube dos Jangadeiros. Porto Alegre .Edição 21 de abri de 2017

Lorenzo Balestrin e Pedro Henrique Gambino são campeões no Brasil Centro de Optimist

Competição na Baía de Guanabara, com sede no Iate Clube do Rio de Janeiro, definiu equipe jovem para torneios internacionais

Lorenzo Balestrin (esq.), campeão entre os veteranos, e Pedro Henrique Gambino, entre os estreantes.

Um dos mais importantes campeonatos no calendário da Vela Jovem Nacional, o Brasil Centro da Classe Optimist terminou neste último domingo (16), nas águas da Baía de Guanabara. Válida como segunda e última etapa da Seletiva Nacional para a Equipe Brasileira Jovem, a competição definiu os atletas que disputarão os torneios internacionais da Classe em 2017 (a primeira etapa foi o Campeonato Brasileiro de Optimist, realizado em janeiro, em Vitória). O evento, com sede no Iate Clube do Rio de Janeiro, trouxe para o Jangadeiros os dois principais títulos. Lorenzo Balestrin, liderou entre os veteranos, com 62 pontos perdido, e Pedro Henrique Gambino ficou com o ouro, entre os estreantes, com um total de 15 pontos perdidos.

Salvatore Meneghini, técnico da flotilha de Optimist do CDJ, avaliou o desempenho dos campeões. “Apesar deles serem bastante jovens, eles velejaram com muita frieza, com muita experiência. Tanto o PH quando o Lorenzo conseguiram manter uma média muito boa durante o campeonato. A constância foi a chave para o título deles”.

Ao todo, 135 velejadores veteranos e 29 estreantes participaram do torneio. No último dia de competições, o vento demorou para estabilizar na raia da Baía de Guanabara e, somente após as 14h, foi possível iniciar os procedimentos de largada. Foram realizadas, então, duas regatas de veteranos e uma de estreantes. Contando todos os dias de campeonato, foram 11 regatas da categoria veterano e sete da categoria estreante.

Clínica teórica e prática

O evento também ficou marcado por uma clínica teórica e prática com treinadores da classe, promovida pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e pelo ICRJ, sob o comando de Walter Böddener e Bruno Di Bernardi. O objetivo foi instruir sobre as melhores práticas e métodos de treinamento dos velejadores mais jovens. Os encontros aconteceram nos dias 9, 10 e 11, das 18h às 20h, também no Iate Clube do Rio. Já o acompanhamento técnico das regatas, com reuniões de manhã e à tarde, de acordo com a dinâmica das flotilhas, foi realizado com o intuito de avaliar e discutir com os técnicos o desempenho dos atletas durante a competição.

As Clínicas e o Brasil Centro de Optimit 2017 foram organizados pela CBVela e pelo Iate Clube do Rio de Janeiro. A CBVela conta com patrocínio máster do Banco Bradesco e do Grupo Energisa para o projeto de Vela Jovem.

Ranking de classificação para os campeonatos internacionais

O ranking de classificação para os campeonatos internacionais é estabelecido a partir das regatas do Campeonato Brasileiro de Optimist e do campeonato regional escolhido como seletiva, que neste ano foi o Brasil Centro de Optimist. Veja como ficou o ranking:

Ranking de classificação 2017

O ranking estabelece a prioridade de preenchimento das vagas para os seguintes campeonatos internacionais:

– Campeonato Mundial de Optimist

15 velejadores, devendo existir pelo menos 4 velejadores de cada gênero

25/06 a 02/07 – Canada – Royal Canadian Yacht Club em Toronto

Divulgação: Campeonato Brasil – Centro de Optimist

Duplas do Jangadeiros estão entre as

TOP 15 da América do Sul no Snipe

Tiago Brito e Antonio Rosa terminaram em 6º e Gabriel Kieling e Lucas Mazim em 13º no Sul-Americano de San Isidro, Argentina

Tiago Brito e Antonio Rosa comemorando a sexta posição no Sul-Americano

Mais uma vez, o Snipe voltou a dar alegrias ao Clube dos Jangadeiros. Tradicional classe no Clube, com mais de 60 anos de glórias nas águas, ela foi muito bem representada pelos jovens das duplas formadas por Tiago Brito e Antonio Rosa e por Gabriel Kieling e Lucas Mazim. Em San Isidro, Argentina, Tiago e Totó voltaram com o sexto lugar para casa e Bolinha e Sorriso com o 13º entre 41 participantes.

Nossos atletas enfrentaram condições bastante similares às encontradas no Guaíba: água barrenta, onda quicada e variação constate de direção e intensidade no vento. Correndo em casa, os atuais vice-campeões mundiais da classe, Luis Soubie e Diego Lipszyc subiram ao lugar mais alto do pódio. Mas os gaúchos sempre estiveram próximos aos hermanos.

”Saímos muito satisfeitos com o resultado no geral. O sexto lugar diz muito que estamos no caminho certo. Estávamos bem rápidos em todas as condições, o que foi nossa principal arma! Tivemos bastante velocidade e fizemos boas escolhas táticas ao longo do campeonato. Esta é a primeira vez que corro com o Totó e a ideia é continuar com a parceria. Somos muito amigos e conseguimos uma dupla bastante competitiva”, disse Tiago Brito.

Agora, as atenções se voltam para o Mundial de La Corunha – Espanha, que acontece em agosto. Juntam-se ao time do Jangadeiros nessa disputa, o multicampeão Alexandre Paradeda e Átila Pellin.

Gabriel Kieling e Lucas Mazim são a 13ª melhor dupla da América do Sul no Snipe

Circuito Tecon de Vela Oceânica vive seus momentos decisivos neste final de semana

Penúltima etapa Pelotas – Rio Grande acontece na sexta-feira (21). Já a Regata de Mar aberto encerra a competição no sábado (22).

Feita a pausa para Páscoa, o Circuito Tecon de Vela Oceânica volta com todo o gás para as duas últimas etapas da competição. Após a desafiadora regata Porto Alegre – Pelotas, com vento Nordeste de 20 a 30 nós, chegou a vez dos velejadores encararem o percurso Pelotas – Rio Grade e o Mar Aberto, que banha a cidade do maior porto do Conesul.
Uma das embarcações do Jangadeiros que competirá nas duas etapas finais é o Stromboli, um Skipper 30 do Comandante Pedro Chiesa.

“É a quarta vez que participo deste campeonato, e a ansiedade é grande. Na primeira etapa, meu barco surfou ondas com recorde de velocidade 14,3 nós. Mas, isso me custou um balão rasgado e pau de spinaker quebrado”, conta o velejador que já está com tudo pronto para as regatas.

Programação:

19h – Confraternização e entrega de prêmios

Luiza Moré defenderá o Jangadeiros no

Sul-Americano de Optimist em Encarnación, Paraguai

Competição, de 22 de abril a 1º de maio, desafia 130 atletas de 11 países.

Divulgação: Luiza Moré em ação no Campeonato Brasileiro de Optimist 2017, em Vitória -ES

Nossos jovens atletas da Flotilha da Jangada vão em busca de mais um título. Uma semana após o belíssimo resultado conquistado no Campeonato Brasil – Centro de Optimist, a equipe representada pela atual campeã feminina infantil da classe, Luiza Moré, vai até a distante Encarnacion, no Paraguai, atrás do troféu de primeiro lugar no Sul-Americano.

Para isso, a jovem atleta terá de encarar os melhores velejadores da América, provenientes da Argentina, Bermudas, Chile, Estados Unidos, Ilhas Virgens, México, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai. Além dos competidores de alto nível, Luiza enfrentará condições que não são suas favoritas.

“Lá é uma raia de vento fraco. Essa não é a condição que a Luiza mais gosta de velejar, mas ela está preparada para encarar esse desafio. Uma das grandes dificuldades nesses campeonatos maiores é a tática na hora da largada, como são muitos barcos é preciso estar atento para conseguir uma boa posição”, explica Átila Pellin, técnico da atleta.

Sobre Encarnacion

A cidade, distante 360km de Assunção, é a sétima mais populosa do Paraguai com cerca de 125 mil habitantes. Porém, em termos econômicos, Encarnacion é a terceira mais importante. Atrás apenas da capital e da Cidade Del Este. Conhecida por seu carnaval de rua, o destino é um dos preferidos pelos paraguaios no verão.

Sócio em foco: Priscila Plentz

“No Jangadeiros, foi onde conheci meu marido, meu companheiro há 25 anos. Onde casei, onde fiz minha festa de formatura e é onde meus filhos vivem como se fosse o quintal de casa”

Priscila, ao lado do marido Edgar e dos filhos Guilherme e Amanda, em premiação do Brasileiro de Optimist

Poucos associados vivem o Jangadeiros tão intensamente como Priscila Plentz. Com 40 anos, sócia do Clube há quase 30, Pri, como é conhecida pelos amigos, vai ao CDJ, pelo menos, seis vezes na semana. Também pudera, foi às margens do Guaíba que a mãe do Guilherme e da Amanda, e esposa do Edgar viveu os grandes momentos da sua vida, conforme lembra:

“Um dia, aos 15 anos, fui na escola de vela e me inscrever para um curso de vela para iniciantes. Na época, tinha um velejador de Snipe que ajudava nas aulas, me apaixonei por ele. Hoje, 25 anos depois, continuamos casados”, conta como conheceu o marido Edgar.

O nascimento dos filhos

A paixão pelo CDJ foi passada pelo DNA dos filhos como característica genética. Guilherme, o primogênito, sempre gostou muito do universo da vela, ao contrário da irmã, que despertou esta paixão um pouco mais tarde.

Pri lembra que quando Guilherme fez 7 anos, ele aprontou uma das suas traquinagens. “Estávamos numa tarde de sol na piscina do clube, e o Gui foi até a escola de vela e se inscreveu no curso de Optimist, sem nos falar. Na volta, ele apenas nos informou que tínhamos que passar na EVBL e pagar o curso, pois já estava matriculado”.

Capitã da Flotilha da Jangada por dois anos:”Tenho muito carinho por essa comunidade, essa família, que é o Jangadeiros”

Uma das passagens que mais deixam saudades à associada em foco desta semana foi o tempo de capitã da Flotilha da Jangada, cargo o qual ocupou durante dois anos. Nesse período, o Jangadeiros teve uma das maiores equipes de Optimist do Brasil, com 39 crianças.

Outro legado que a sua diretoria deixou foi a Optifest, festival que permanece no calendário do clube até hoje. “Como mãe, eu sentia falta de me aproximar mais dos filhos velejadores.Então surgiu a ideia de fazer um festival que homenageasse as mães com regatas onde nosso pequenos nos levassem junto nos barcos”, finaliza.

Priscila (esq.) e as outras optimães no Jangadeiros

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, o escritor e sócio Alcy Cheuiche indica três obras aos pequenos

Apaixonado por literatura desde muito jovem, o sócio escritor do Clube dos Jangadeiros, Alcy Cheuiche lembra como se fosse hoje da primeira obra que leu sozinho, Os Doze Trabalhos de Hércules, de Monteiro Lobato.

“Recentemente o reli e ainda sinto o mesmo sabor. Foi tão importante Monteiro Lobato na minha infância, que a ele dediquei, em 2009, o meu primeiro livro escrito para as crianças: A Caturrita Americana”, conta.

Autor de 25 livros, alguns traduzidos para outros idiomas, Cheuiche se dedicou, nos últimos 15 anos, a ministrar oficinas literárias. Ao todo, mais de 500 alunos passaram por esse aprendizado e 53 obras foram publicadas. Entre os aprendizes, jovens de 12, 13 e 14 anos. Para estes, o escritor consagrado deixa um recado especial em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado na última terça-feira (18).

“Considerem o ato de escrever como sua atividade principal. Não se brinca com a arte, porque ela é o maior dom que podemos receber. Mas apenas o dom não basta. É preciso desenvolver as técnicas que transformarão o amador em profissional”.

Aproveitando a data especial, que homenageia o nascimento de Monteiro Lobato, Alcy deixou três obras de sua biblioteca pessoal como sugestão de leitura aos jovens. Confira:

Através das viagens que os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo empreendem com Hércules, Lobato não conta só os doze trabalhos, como também os principais e mais belos trechos da mitologia grega, em uma linguagem apropriada para crianças e com uma riqueza de detalhes raramente encontrada em outros livros, mesmo para adultos.

Muita história boa e chimarrão! Embarque em “causos” tipicamente vividos no interior do Rio Grande do Sul, passados de boca em boca, com um vocabulário gauchesco para ninguém botar defeito. É uma boa oportunidade para conhecer lendas tradicionais, de um modo diferente, como Negrinho do Pastoreiro, Salamanca do Jaráu e Boitatá.

Foi a última grande obra de ficção de Hemingway a ser publicada ainda durante a sua vida, sendo um de seus livros mais famosos. O enredo se desenrola quando um velho pescador cubado chamado Santiago luta com um gigante Marlim (uma espécie de peixe espada) em alto mar por entre a Corrente do Golfo.

Jangadeiros vai plantar 526 mudas de árvores nativas

Está em curso o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas

Plano está sendo implantado próximo ao porto e à quadra de beach tennis

Quem passeia pela Ilha do Jangadeiros, certamente já deve ter visto uma área – próxima ao porto e à quadra de beach tennis – em que tem uma placa com os seguintes dizeres: “Empreendimento licenciado pela Fepam de acordo com as normas de proteção e conservação ambiental”. Mas você sabe por que esse aviso está lá? Para entender, é preciso voltar um pouco no tempo.

Há sete anos, o CDJ teve um incremento da área da ilha em 12.000 m² através do depósito de areia proveniente de obras do Projeto Integrado Sócio Ambiental (PISA), conforme explica o Vice-Comodoro de Obras do Clube, Antonio Joaquim Machado:

“Esta obra estava assoreando o canal de acesso ao Clube e as suas proximidades, então nós acolhemos este solo”. Após o recebimento da areia, iniciou-se o processo de regularização da área, em que o PRAD é o meio.

Para o que serve o PRAD?

O sócio Adriano Salvaterra, biólogo responsável pelo plano, explica que o PRAD, o qual o CDJ tem licença de operação pela Fepam, serve como uma diretriz para ver como e o que precisa ser feito para que a área em questão seja consistente com as plantas e animais locais além da estabilidade geológica.

Como o aumento de área da ilha foi feito através da alteração de um ponto que era leito das margens do lago Guaíba, a recuperação da área é indicada como única forma de compensação à ação. Assim, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi feito entre Clube dos Jangadeiros, Ministério Público e Fepam.

O que será feito na área em questão?

Em documento elaborado pela equipe da Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente, que será executado pela equipe do Consórcio MGD&Salvaterra ao longo de 5 anos, determina-se o plantio de 526 mudas de árvores nativas de ocorrência local em dois grandes bosques e uma área gramda entre eles. Neste gramado, segundo o Vice-Comodoro de Obras, será implementado um projeto de paisagismo e a instalação de equipamentos de lazer para o sócio.

Sócio do Clube dos Jangadeiros e piloto da LATAM, Cristian Yanzer, realizou palestra sobre meteorologia nesta quarta-feira (19)

Evento foi um sucesso e contou com a presença de mais de 80 pessoas.

O tempo é um fator decisivo na vela. Antecipar as suas condições metereológicas é fundamental ao se preparar para uma boa navegada. Em palestra nesta quarta-feira (19), às 19h, no restaurante da Ilha, o sócio Cristian Yanzer, piloto de aviação da LATAM e comandante do barco Thesaurus, deu dicas de conceitos básicos como sistemas de pressão, ventos, nuvens, frentes, previsão de curto e médio prazo e utilização de aplicativos meteorológicos disponíveis em tablets e smartphones. O evento faz parte da programação da Diretoria de Cruzeiro do Clube dos Jangadeiros. “A aviação tem muito em comum com a vela. Espero ter ajudado os amigos a tornar mais seguras as suas navegadas”, diz Cristian.

Agenda de eventos

10/5   3ª Velejada na Lua Cheia   CDJ

Jangadeiros na mídia

Jornal do Comércio, 17 de abril

Colunista Fernando Albrecht abre a sua “Começo de Conversa” (página 3) com a bela foto clicada pelo sócio Bruno Prisco.

TEXTO: Bonito, não? Lembra a velha falácia de que é o muro que separa Porto Alegre do Guaíba. Não é o muro que separa Porto Alegre do Guaíba, é a falta de políticas de aproximação, do deslanche do Cais Mauá e de marinas públicas. Inclusive há um bom apelo para patrocínios, já que uma vela é um outdoor que navega. Enquanto isso, os clubes náuticos, como o Jangadeiros (foto), que tem 75 anos de fundação, fazem sua parte.

A Capital do Guaíba II

O interessante é que tanto o Jangadeiros, quanto o Veleiros do Sul e o Iate Clube de Porto Alegre foram fundados pela mesma pessoa, o empresário e desportista Leopoldo Geyer, que sucedeu o pai no comando da Casa Masson, uma das joias da coroa da Porto Alegre dos belos tempos. Geyer era um homem notável, enxergava o Guaíba como uma dádiva da natureza para ser usada como modal de transporte, de turismo e de esportes náuticos.

Perfil Náutico

(http://www.perfilnautico.com.br/esporte/brasil-centro-de-optimist-define-equipe-jovem-internacional/)

Notícias do Mar

(http://noticiasdomar.com.br/2017/04/17/velejadores-gauchos-vencem-o-campeonato-brasil-centro-de-optimist-2017/)

Consumidor RS

(http://www.consumidorrs.com.br/2013/inicial.php?case=2&idnot=47474)

Colégio Marista Rosário

(http://colegiomarista.org.br/rosario/esporte-e-cultura/rosariense-e-campeao-brasileiro-de-optimist)