Jangada News – 16 de outubro de 2015





Jangada News
 
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 16 de outubro de 2015
 

ATENÇÃO ASSOCIADOS, interditada a ponte que liga o Continente à Ilha

Ponte

 

Em razão do grande aumento do nível das águas do Guaíba, o Jangadeiros comunica que a ponte que liga o Continente à Ilha está submersa e por isso foi interditada. O Clube está disponibilizando um bote para o transporte dos sócios e alunos da escola de Vela que necessitam fazer a travessia. Contamos com a compreensão de todos!

 

 

 

Parabéns a nossa equipe de marinheiros na preservação dos barcos!

 

LogoO Jangadeiros está totalmente mobilizado com suas equipes de Manutenção e Porto na monitoração do nível do Guaíba durante as chuvas, ventos e os temporais que atingem a Capital e a Ilha dos Jangadeiros. A equipe do Porto do Clube, coordenada pelo marinheiro Marcelo Lima, vem trabalhando dia e noite com cinco profissionais para tomar medidas preventivas para a segurança e guarda dos veleiros.

Os marinheiros estão atentos na conferência das espias para garantir que, mesmo com o altíssimo volume de chuvas, todos os barcos permaneçam atracados com a regulagem correta. Os ventos do quadrante Sul que vem soprando nos últimos dias, auxiliam para que o Guaíba seja represado, impedindo a água de ir para a Lagoa dos Patos, e os molhes, que servem como quebra ondas dentro da marina do Clube, estão submersos. Este fato exige atenção muito especial dos nossos marinheiros para que com as ondas que se formam dentro na Marina, em alguns trapiches mais vulneráveis a elas, os cabos não fiquem sob tensão e tenham a tendência de se romper.

A prevenção com espias adequadas para atracação e com pneus para amortecer os impactos nos cunhos dos barcos estão sendo fundamentais e estão garantindo a tranquilidade para que nenhuma avaria ocorra.

 

Jangadeiros é destaque no 24º Circuito Conesul

 

ConesulO clube foi, mais uma vez, muito bem representado pelos nossos velejadores, conseguindo ótimos resultados no 24º Circuito Conesul, tradicional campeonato. As regatas aconteceram no último fim de semana, com os seguintes destaques do Jangadeiros:

Hilton Piccolo, do veleiro Kamikaze XI, 2º lugar no Circuito Conesul e 1º lugar no Troféu Seival;

 

 

Francisco Freitas, do San Chico 3, 3º lugar do Circuito Conesul e 3º lugar no Troféu Seival;

Marcelo Azevedo, do veleiro Conquista, 1º lugar na classe BRA RGS;

Emílio Strassburguer, do veleiro Caulimaran, 2º lugar na classe BRA RGS;

João Daniel, do veleiro Tuareg, 2º lugar na Regata Farroupilha.

Confira a conversa com os competidores:

Hilton Piccolo, velejador desde os 14 anos e atleta assíduo do Conesul, fala da dificuldade do campeonato: “O Conesul é sempre bem disputado, e neste ano o tempo não colaborou muito. A regata de percurso médio teve vento fraco e rondado, o que acabou prejudicando nosso desempenho. A regata longa sempre é uma regata difícil, que exige muito das tripulações.

Nesta edição enfrentamos chuva, muito vento e onda na Lagoa dos Patos, mas acabou sendo uma regata rápida, apesar da enorme correnteza devido às chuvas que assolaram a região.

Montamos uma tripulação experiente, as condições de vento foram muito boas para o nosso barco e conseguimos vencer com uma pequena margem de tempo sobre os demais concorrentes. Agradeço a dedicação e o entusiasmo da equipe: George Nehm, Leonardo Gomes, Taylã Freitas, Cristiano Vanzeloni, Rodrigo Fasolo, Bruno Gauer e ao Renato Reckziegel”.

Francisco Freitas, experiente em competições de Oceano, fala sobre as condições que lhe deram a terceira posição: “Conseguimos velejar muito bem, a corrente a favor era impressionante. Os barcos foram praticamente ejetados para a Lagoa! A correnteza em Itapuã com o vento na direção sudeste formou ondas ainda maiores na entrada da Lagoa. Parecia que estávamos fazendo rafting com barcos de oceano!

O vento também nos deu muita dificuldade pela força e pelas rajadas, mas soubemos administrar bem todas as dificuldades apresentadas. Temos uma equipe que veleja junto há muito tempo, o que faz diferença nessa hora. Os tripulantes são: Marcio Campos, Edson Pierezan, Francisco Freitas, Rodrigo Campos, André Gick, Pedro Mota, Damien Bercht, Fernando Thode, Xico Freitas”.

Marcelo Azevedo, que velejou pela primeira vez com o Conquista no Conesul, conta como foi a experiência: “A regata média foi bastante complicada, com pouco vento e muitos buracos. Os percursos de barla-sota foram bons, com vento de média intensidade e, além de fazermos bons resultados, nos divertimos muito.

O Troféu Farroupilha foi uma navegada que tinha tudo para ser excelente, não fosse pela chuva. Com vento constante e forte, o barco andou bem e a tripulação se divertiu muito planando na perna curta da lagoa, e, de brinde ainda ganhamos a mesma.

Conseguimos formar uma boa tripulação que ainda está se entrosando. Na equipe temos João Pedro Beccon, Matheus Teixeira, Gustavo Cestari, Thomas Rodrigues e, ocasionalmente, Ramon Tarragô”.

Emílio Strassburger, que cultiva a paixão pela vela desde os 18 anos, quando conheceu o windsurf, ressalta o clima do evento: “Participar desse Circuito Conesul foi muito prazeroso. O VDS ofereceu uma estrutura e organização muito profissional. Com ótima cobertura, comunicação com os competidores e imagens sensacionais capturadas dentro da raia, além de recepções muito agradáveis.

Na regata média passamos bastante trabalho. Tivemos uma boa largada e conforme o vento foi ficando mais fraco, os problemas apareceram. Já as regatas de barla-sota foram muito emocionantes, e garantiram nosso segundo lugar geral da RGS. Com um vento perfeito, a tripulação bem entrosada e a participação do Lucas Mazin (Sorriso), que trouxe bastante vivência de regata, conseguimos melhorar nossa posição no geral do Conesul. Nosso time: Carlos Strassburger, Antoni Menendez, Carlos Kopitke, Jaures Quartieri, Sorriso e sua namorada Kelly”.

João Daniel, que obteve o Tuareg junto com amigos velejadores, conta como foi disputar o Troféu Farroupilha: “A regata, que havia sido transferida por mau tempo, acabou saindo num dia ainda mais cinzento e molhado, pelo menos sem as tempestades elétricas da data original. Muita chuva passou pelos impermeáveis da tripulação, além dos banhos provocados pelas ondas, em especial na entrada da Lagoa. 

No dia seguinte a dificuldade até para respirar, tal a quantidade de hematomas ou movimentos que foi submetida a tripulação. A única exceção foi Peña, proeiro, que disse estar pronto para outra.

A equipe ainda está no aprendizado, tanto na regulagem como na tocada do barco, o qual já mostrou-se muito rápido e seguro. Na competição, o Tuareg foi guiado por Marcelo Kern, Ivano Vargas, André Halblig (Chucrute), Thomas Burguer, Paulo Angonese e Cláudio Peña.”

 

 Equipe 29er marca presença no Campeonato Sul Americano da classe

29er

Duas duplas da flotilha 29er defenderam as cores do Jangadeiros no Campeonato Sul Americano da classe. Lorenzo Bernd, João Lula More, Breno Kneipp e Ian Paim disputaram as regatas em Buenos Aires, entre os dias 10 e 12 de outubro.

Breno e Ian conquistaram a 15ª colocação, enquanto Lorenzo e João ficaram em 23º lugar. Agora, a nova classe do Clube se prepara para o próximo desafio: a Copa Brasil da Juventude, em dezembro, em Niterói/RJ.

 

 

 Classe Optimist retorna da Semana de Buenos Aires

optimist

 

Três velejadores da classe Optimist do Jangadeiros competiram na Semana de Buenos Aires, no Yatch Club Argentino. Joana Vilas Boas Ribas, Gabriel Simões e Lorenzo Balestrin Corrêa terminaram a semana de regatas no dia 12 de outubro, onde enfrentaram o frio característico da região.

 Jangadeiros organiza a 2ª etapa do Estadual de Soling

Soling

 

O Clube está organizando a 2ª etapa do Campeonato Estadual da Classe Soling. As regatas vão acontecer na raia da Pedra Redonda/Ipanema, às 14h, nos dias 17 e 18 de outubro.

 

 

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site