Jangada News – 14 de outubro de 2016





Jangada News
Newsletter do Clube Jangadeiros – Porto Alegre – Edição 14 de outubro de 2016

A construção do Jangadeiros década a década

A criação do Clube dos Jangadeiros foi fruto da força de vontade e do idealismo do nosso patrono Leopoldo Geyer. Mas você conhece essa história? Sabe como foi construída ao longo dos anos? Com a ajuda do sócio Cláudio Aydos, reconstruímos os momentos mais marcantes, década a década, que nos trouxeram até o 75º aniversário. De hoje até o mês de dezembro, recordamos cada um deles e seus principais personagens.

Década de 1940

Comodoros: Leopoldo Geyer, Carlos Fleck, Amadeu Maisonnave, triunvirato com Luiz Heinz Hony, Alfredo Steiner e HelmuthSpieker, João Rodolfo Bade.

Presidentes do Conselho Deliberativo: Alberto Dubois Aydos, Antônio Vieira Pires, Leopoldo Geyer e José Antônio Aranha.

1941

Uma grande festa marcou a fundação do Clube dos Jangadeiros, no dia 7 de dezembro de 1941. Na oportunidade, o CDJ contava com 98 sócios-proprietários.

Quintal e pomar da chácara adquirida por Leopoldo Geyer. O cata-vento permaneceu por muitos anos

1942

Ano cheio de movimentações e desenvolvimento para o Clube. Ocorreu a construção de um pavilhão para que fossem guardados os barcos e material náutico, de uma sala de navegação e do vestiário masculino, onde hoje se encontram a secretaria, a loja EquinauticWear, parte da loja Equinautic e parte da sala da Genôa.

Também teve início a obra de adaptação da casa existente na propriedade, para servir de sede ao Jangadeiros. Mas a ampliação não parou por aí. Aconteceu ainda a construção do trapiche de 60 metros, em concreto armado, e de uma cancha de vôlei.

Para comemorar o primeiro aniversário, foram batizados os cinco barcos da classe Sharpie 12m2: Icó, Baturité, Ipú, Aracati e Poti. Por muito tempo, eles foram flotilha de competição do Clube.

O prefeito de Porto Alegre, José Loureiro da Silva, percorre o trapiche do Clube dos Jangadeiros após inaugurá-lo

1943

A ampliação continuou com a aquisição da chácara contígua, de propriedade da família Moreira. Também iniciou a obra para aumentar o pavilhão e oferecer aos sócios mais vagas para barco, além de local para um secador de velas (na época, elas eram feitas de algodão).
Atualmente, o salão de festas e o espaço gourmet ocupam a área.

As construções de 1943 incluem ainda duas canchas de tênis e uma rampa para a colocação dos barcos na água. Foi ainda neste ano, que o Clube introduziu a classe Jangadeiros, com a construção do “Rajada”, do dr. Alberto Aydos. “Chegamos a ter oito unidades desta classe de barcos, os quais serviram de escola para muitos garotos do Clube”, conta Cláudio Aydos.

O Gaivota, classe Jangadeiro de Zoltan Kallai, é lançado à água

1944 a 1946

Como a maioria dos sócios-fundadores eram pessoas de mais idade e não tinham barcos, este foi um período de intensa atividade nos esportes terrestres, a exemplo do tênis e do vôlei. Foram realizados grandes torneios, sempre apoiados por um expressivo número de associados.

1947

Preocupado com o futuro do esporte da vela no Clube e considerando que entre os fundadores havia poucos velejadores, Leopoldo Geyer decidiu criar, em 19 de outubro, os “Filhotes do Jangadeiros”. “Era uma espécie de clube paralelo, com sede e administração dos próprios Filhotes, que eram filhos de sócios e outros meninos da redondeza. Foi, como se verá mais adiante, uma grande iniciativa do ‘seu’ Leopoldo”, relembra Cláudio.

 Jangadeiros sedia segunda etapa do Campeonato Estadual de Soling, HC 16 e HC 14

O final de semana vai ser agitado nas águas do Guaíba. Nos dias 15 e 16 (sábado e domingo), o Jangadeiros recebe a segunda etapa do Campeonato Estadual de Soling, Hobie Cat 16 e Hobie Cat 14. Os atletas do Clube já estão prontos para competir.

Entre eles, Mário Dubeux, capitão de flotilha de Hobie Cat 16. Para ele, o desejo é de que os dois dias de competição sejam de ventos fortes, o que costuma favorecer seu desempenho nas provas. Conforme a Federação de Vela do Estado do Rio Grande do Sul (Fevers), estão previstas até seis regatas.

Além da importância de ganhar o torneio, ele também serve como a última chance de avaliar o desempenho dos atletas antes do Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 16 e 14, que acontece na praia de Cumbuco, em Fortaleza, entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro. “É um campeonato de ventos muito fortes, feito para quem já está treinado”, opina Dubeux.

Copa da Juventude entra em sua reta decisiva

Desde segunda-feira (10), sete atletas nossos disputam nas águas da Baía de Guanabara a Copa da Juventude, maior competição nacional da vela jovem. Após quatro dias de regatas, nossos garotos seguem fazendo bonito e confirmando as expectativas do técnico Lucas Mazim. Em conversa antes do início do campeonato, ele revelou que seria difícil dar um prognóstico, mas que sabia que a equipe estava bem preparada. 

Na 29er, Breno Kneipp e Ian Paim estão na primeira colocação, seguidos de perto de Lorenzo Bernd e Nicolas Mueller que estão em terceiro. No Laiser Radial, também estamos bem posicionados na classificação. João Emílio Vasconcellos ocupa o segundo lugar, Guilherme Perez é o nono e Diego Falcetta o décimo entre os 26 barcos listados.

A Copa da Juventude termina hoje e os campeões de cada classe garantem vaga para o Mundial, que neste ano acontece na Nova Zelândia e está marcado para dezembro. Vamos seguir torcendo para os meninos nessa reta final!

 Tempo bom e companheirismo marcam o Velejaço dos 75 anos

As temperaturas amenas da primavera criaram as condições ideais para que o Velejaço dos 75 anos do Jangadeiros fosse um sucesso. Partindo do Clube na manhã ensolarada do último sábado (8), os cruzeiristas foram até o Araçá, local em que pernoitaram. Afinal, nada mais marcante na classe do que o espírito aventureiro.

“O pessoal foi chegando, desembarcando, todo mundo feliz, confraternizando, que é o que importa. Os funcionários recebendo os cruzeiristas, a passagem pronta, uma caipirinha”, descreve Pedro Boletto, Diretor de Cruzeiro do CDJ. Além disso, não houve nenhum imprevisto que pudesse causar grande preocupação ou estragar um momento único de lazer.

Conforme lembra Boletto, São Pedro foi, mais uma vez, amigo dos cruzeiristas. Se a previsão era de tempo feio, vento forte e chuva para o sábado de manhã, a experiência foi exatamente a contrária: o tempo abriu, o vento diminuiu – praticamente parou – e o sol apareceu. No domingo, o clima ficou ainda melhor, com o rio parado e calor mais intenso.

Uma oportunidade e tanto para celebrar o companheirismo construído ao longo dos anos, especialmente em um evento dedicado também para comemorar o 75º aniversário do Jangadeiros, um refúgio de incontáveis histórias. Agora é esperar que São Pedro siga amigo dos cruzeiristas também nas próximas edições.

Recadastramento dos armários do pavilhão de monotipos

 

Pedimos a todos os sócios que tenham armários alugados no pavilhão de monotipos que, por gentileza, façam o recadastramento dos mesmos. O novo registo pode ser realizado na Secretaria Esportiva ou na Escola de Vela Barra Limpa (EVBL).

 Família Hobbie Cat se reúne na Hobbie Night

Na noite do último sábado (8), entrando madrugada adentro de domingo, aconteceu a festa de uma das flotilhas mais companheira e descontraída do Jangadeiros, a Hobie Cat. Cada um que prestava seu depoimento à reportagem sempre fazia questão de enaltecer: somos uma grande família – como se precisasse de qualquer tipo de declaração como essa.

Esse clima de cumplicidade e parceria era observado na alegria demonstrada a cada chegada de um convidado. E foi nessa atmosfera que a Hobie Night aqueceu o clima gelado típico da beira do Guaíba. Com muita comida gostosa, dança e música boa. Até Mário Dubeux, capitão da flotilha de Hobie Cat do Jangadeiros, se arriscou nas pickups.

“A classe Hobie Cat é tradicionalmente festeira, ela tem um espírito muito jovem, apesar de os participantes nem sempre serem jovens. É uma classe que foi idealizada por surfistas, então, nós temos essa veia”, explica Dubeux. Além disso, não falta apoio para quem está começando. É o caso de Daniele Capiotti, que iniciou na modalidade sem saber quase nada e teve a ajuda de toda a flotilha para encarar o desafio.


O casal Clóvis Câmara e Kátia Debus também sabem bem o que é ser acolhido pelo grupo. Eles começaram a competir no Brasileiro de 2013, quando tinham um barco em outro clube. Foi então que conheceram o pessoal do Hobie e não saíram mais do Jangadeiros. Além de formarem um casal fora das águas, eles também são parceiros de embarcação e dividem o mesmo Hobie Cat.

Clóvis explica como funciona essa relação pessoal e na competição. “A gente tem uma regra: o que acontece na água fica na água. Porque, às vezes, na tensão do campeonato, tu dá um grito mais forte, solta um palavrão e isso tem que acabar ali, não pode sair da praia”, resume ele, enquanto Kátia acena concordando.

E por falar de família que respira Hobie Cat, o que falar dos Saffer? Mário e Sandra começaram no Hobie juntos, há 35 anos, quando ainda moravam na França. Ao voltaram ao Brasil, seus filhos nasceram e o casal ficou 24 anos sem velejar, voltando somente há 4. “Velejar de Hobie Cat é uma cachaça. Hobie Cat é um way of life”, define Mário Saffer.

Além dos dois, a sua filha Daniela também compete na classe. “Deu problema num Laser que a gente ia comprar e aí cancelamos tudo e decidimos comprar um Hobie e ir toda a família para água. E tem sido ótimo!”, analisa.

 Traga sua festa para o Jangadeiros 

Salão Sede da Ilha

As fotos da Hobie Night são uma pequena amostra de todo o clima e astral que o Jangadeiros pode dar a uma festa. Não foram poucos os momentos celebrados na sede do Clube, seja na Ilha ou no Continente. E que tal você também viver momento memoráveis por aqui, ao lado das pessoas que você gosta?

Um dos serviços oferecidos pelo Jangadeiros é o aluguel de seus espaços para a realização de festas e eventos. Sãos opções para todos os gostos e necessidades. Confira o que cada um deles oferece:

Espaço Jangadeiro

Capacidade para 50 pessoas sentadas e 60 para coquetéis. Ambiente envidraçado, na beira do rio, localizado no Continente. Conta com mobília completa, cozinha com fogão industrial, micro-ondas, churrasqueira, geladeira e freezer, além de seis vagas de estacionamento para não-sócios. O local pode ser reservado exclusivamente por sócios. 

Espaço Gourmet

Capacidade para 30 pessoas sentadas (ou 60, somando o anexo). Ambiente também envidraçado e localizado na beira do rio, no Continente. Conta com louça para até 30 pessoas e seis vagas de estacionamento para não-sócios dentro do Clube. É equipado com churrasqueira, fogão semi-industrial, geladeira e freezer. Pode ser locado por pessoas que não fazem parte do quadro de associados do Jangadeiros no período de segunda à quarta-feira somente para eventos empresariais.

Salão Sede da Ilha

Localizado na Ilha, em frente às piscinas, possui janelas envidraçadas que oferecem vista para o Guaíba. Conta com capacidade para 200 pessoas sentadas com pista de dança, ou 250 pessoas no formato coquetel. Ao todo, são três ambientes: salão principal, varanda e deck ao ar livre. São 80 vagas de estacionamento e louça para 200 pessoas.

Churrasqueira coberta

Possui capacidade máxima para 20 pessoas e é exclusiva para os sócios e seus convidados. Você pode realizar o agendamento da reserva com no máximo 30 dias de antecedência. Cada associado tem direito a uma reserva por mês.

Ficou interessado? É só entrar em contato com a Central de Eventos do Jangadeiros e tirar suas dúvidas ou fazer logo a locação. Basta ligar para o (51) 3094-5752/ 3094-5753 ou enviar e-mail para o eventos@jangadeiros.com.br.

 Fernanda Oliveira e Ana Barbachan recebem homenagem do Governo do Estado do RS

Na última segunda-feira (10), duas de nossas principais atletas, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, foram homenageadas. Juntamente com outros competidores olímpicos e paralímpicos do Rio Grande do Sul, elas receberam o Diploma de Participação dos Jogos Rio 2016, no Palácio Piratini. Na ocasião, ambas foram representadas por Günther Staub, vice-comodoro de planejamento e marketing do Jangadeiros.

“O Jangadeiros tem muito orgulho de ter em seu quadro Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, nossas atletas olímpicas, que também já participaram em outras Olimpíadas. Isso engrandece o Clube, que está fazendo 75 anos. Muito obrigado a vocês duas e parabéns”, declarou Staub.

A solenidade iniciou com a fala de Victor Hugo, Secretário de Estado do Turismo, Esporte e Lazer e também da Cultura. Ele aproveitou a oportunidade para fazer uma analogia entre o seu caso, em que acumula duas pastas, e o de atletas que precisam dar o seu máximo e, muitas vezes, atuar em posições que não são as suas. Tudo pelo coletivo.

“Eu acho que é mais ou menos como na vida de um atleta quando o treinador diz assim: ‘vai, vai, o time está precisando, joga um pouco fora da tua posição’. Tem isso na vida do esportista e aí vem aquela palavra da superação. De correr um pouco mais, de buscar forças onde parece que não existe”, exemplificou Hugo.

Na sequência, outras autoridades presentes exaltaram os feitos dos competidores e destacaram a importância do incentivo ao esporte. Afinal, não foi por mero acaso que dezenas de atletas e técnicos gaúchos participaram – e com bons resultados – de duas das mais importantes competições mundiais.

Para finalizar a cerimônia, José Ivo Sartori, governador do Estado, exaltou o poder de transformação social do esporte e se comprometeu em continuar incentivando o crescimento das mais diversas modalidades. “A superação das pessoas constrói histórias. Quando tem agregação, quando tem equipe, quando tem boa vontade, as coisas acontecem. Estou olhando para todos que receberam aqui o diploma e a medalha João Saldanha e tenho certeza que vocês estão recebendo isso porque representam o capital humano do Rio Grande do Sul”, encerrou. 

 Hora de adiantar o seu relógio

Na madrugada de sábado para domingo, a meia noite, inicia o horário de verão. O relógio é adiantado em uma hora e muita gente fica chateada em “perder” 60 minutos preciosos de sono. Por outro lado, as tardes ficam mais longas e sobra mais tempo para aproveitar o dia.

Com as temperaturas que começam a subir, nada melhor do que aproveitar toda a estrutura que o Jangadeiros oferece. Enquanto o dia 5 de novembro – data de abertura das piscinas -, não chega, você pode aproveitar outros atrativos que o Clube oferece.

Em preparação para a temporada de verão, o guincho está funcionando normalmente e as churrasqueiras cobertas já estão em fase final de reforma. Também vale investir na prática de esportes e usufruir da quadra de tênis e de vôlei de praia, da pista de skate e do campo de futebol – isso sem falar dos esportes náuticos. Tudo ao ar livre, curtindo a brisa do Guaíba.

 Em Foco: o sócio Márcio Hartz

“Vida longa ao clube mais charmoso de Porto Alegre”

Uma válvula de escape para fugir da rotina agitada e estar em contato com a natureza. Para Márcio Otávio de Moraes Hartz, 39 anos, é isso que o Jangadeiros representa. Se lá fora ele é o advogado e professor de Direito Previdenciário que precisa passar horas e horas em ambientes fechados, vestindo terno e gravata, no Jangadeiros ele pode deixar o lado profissional um pouco de lado e aproveitar.

Mesmo sendo sócio há apenas um ano, o local também já reúne memórias importantes de sua vida. “Recentemente, ensinei minha filha mais velha, Manuela, a nadar na piscina do clube e a andar de bicicleta sem rodinhas. Experiências sem dúvida inesquecíveis para todos nós. Minha filha Antonia perdeu o medo de escorregador aqui”, conta ele.

Nascido e criado na Zona Sul, na Vila Assunção, Hartz sempre teve o Jangadeiros como uma referência. Como muitos amigos são associados mais antigos, ele lembra que já nos anos de 1990 frequentava as festas na Ilha. Hoje casado com Carolina e pai de Manuela e Antonia, o CDJ é um refúgio para a família. 

É um local seguro para que eles possam aproveitar os momentos de lazer com segurança. As meninas já se sentem tão em casa que criaram um clubinho, juntamente com outras crianças. “Fica próximo às quadras de beach tennis, local onde passam horas brincando e estimulando a criatividade. Mas, evidentemente, no verão, o local preferido de todos é a piscina”, entrega.

No ano em que o Jangadeiros completa seu 75º aniversário, ele aproveita para deixar sua mensagem de agradecimento e incentivo. “Esse Clube que tão bem nos acolheu e cujos colaboradores já sabem os nossos nomes e ajudam até mesmo a cuidar de nossos maiores tesouros, só pode ter de nós um carinho muito especial. Vida longa ao clube mais charmoso de Porto Alegre”, destaca.

Para os próximos anos, o desejo de Hartz é poder continuar aqui no CDJ, sempre entre amigos e vendo suas filhas crescendo com alegria. Quem sabe um dia elas não possam fazer o mesmo que o pai e trazer a próxima geração da família para viver momentos especiais no Jangadeiros.

 Férias na Cidade Maravilhosa

Na semana passada, iniciamos a série com dicas de destinos para aproveitar as férias de verão – e com todas as vantagens de ser um sócio do Jangadeiros. A indicação de hoje, aproveitando o clima da Copa da Juventude, é nada menos que um dos cartões postais mais conhecidos do país: o Rio de Janeiro. É lá, mais precisamente na Urca, que se localiza um dos clubes náuticos parceiros do CDJ, o Iate Clube do Rio de Janeiro.

Mas se você ainda não está convencido a incluir esse destino no seu roteiro de férias, confira razões imperdíveis para visitar o Rio. Mesmo quem já passou antes pela Cidade Maravilhosa pode aproveitar para explorar novas atrações.
Que o Rio oferece praias maravilhosas todo mundo já sabe. Mas você já pensou em buscar outras alternativas para fugir do calor? O Parque Nacional da Tijuca é uma opção e tanto. É lá que ficam algumas das principais cachoeiras da cidade, como a dos Primatas, a do Quebra e a do Chuveiro.

É também no Parque Nacional da Tijuca que os turistas podem encontrar o local ideal para viver momentos de pura adrenalina. A 550 metros do nível do mar está uma rampa de decolagem para saltos de asa delta. Localizada no caminho da Pedra Bonita, ela tem uma vista incrível – que só melhora durante o voo. Em geral, o pouso acontece na Praia do Pepino, bem pertinho de Copacabana.

E que tal um passeio pela Baía de Guanabara, onde está acontecendo a Copa da Juventude? Nem é preciso movimentar o seu barco, é só garantir um lugar a bordo do ônibus anfíbio, como é conhecido o Duck Copacabana. Ele permite conhecer o Rio por terra e mar. O passeio começa na Urca, ainda no asfalto e vai até a Marina da Glória, local em que ele inicia seu curso pela água. Isso tudo sem falar, é claro, dos pontos turísticos mais tradicionais, como o Cristo Redentor. Lugares não faltam para conhecer e se encantar.

Lembrete: ouvidoria com o vice-comodoro é neste final de semana

Sabe aquela dúvida ou sugestão que você sempre teve sobre o funcionamento do Clube? Essa é a sua oportunidade de solucioná-las! Nos dias 15 e 16, o vice-comodoro Günther Staub estará à disposição para conversar e ouvir as contribuições dos sócios do Jangadeiros.

Tudo para construir um CDJ ainda melhor para todos. O encontro irá acontecer no Restaurante da Ilha, entre as 11h e as 13h. Em caso de chuva, porém, a ouvidoria será transferida.

Próximos eventos

Data Evento Local
15 e 16/10 Campeonato Estadual de Soling, HC 16 e HC 14 – 2ª etapa Clube dos Jangadeiros, POA
15 e 16/10 Campeonato Estadual Classe Laser – 2ª etapa Veleiros do Sul, POA
15/10 Dia das Crianças Clube dos Jangadeiros, POA
22 e 23/10 Troféu Cayru de Vela de Oceano – 2ª etapa Estadual Clube dos Jangadeiros, POA
29/10 a 5/11 Campeonato Brasileiro de HC 16 e 14 Iate Clube Fortaleza, Cumbuco
29 e 30/10 Regata de Monotipos Clube dos Jangadeiros, POA

Jangadeiros na mídia

No facebook, a super festa Hobie Night deu o que falar, sendo mencionada pela Associação Internacional de Hobie Cat, além de também ter ganho destaque na página da classe na Europa, Holanda e em Guarapiranga. Confira:

Associação Internacional de Hobie Cat

Hobie Cat Europa

Hobie Cat Holanda

Hobie Cat Guarapiranga

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site Nosso Instagram