Jangada News – 13 de janeiro de 2017





Jangada News
Newsletter do Clube dos Jangadeiros. Porto Alegre. Edição 13 de janeiro de 2017

 

Nova comodoria: “Neste novo ciclo, procuraremos fazer do nosso Jangadeiros um Clube sempre melhor que o do dia anterior”

Rodrigo Porto Castro, Manuel Ruttkay Pereira, Antonio Joaquim Machado, Pedro Pesce e Günther Staub

Em reunião do Conselho Deliberativo, realizada na noite desta segunda-feira, dia 09, aconteceu a posse da gestão para o período 2017/2019. Da chapa do biênio anterior, Rodrigo Porto Castro (Vice-comodoro Esportivo) foi a única mudança.Manuel Ruttkay Pereira seguiu como Comodoro, assim como Pedro Antonio Pereira Pesce (Vice-comodoro Administrativo/Financeiro), Antonio Joaquim Machado,(Vice-comodoro de Obras e Patrimônio) e Günther Reginaldo Staub (Vice-comodoro de Desenvolvimento e Marketing) também mantiveram seus postos.

“Neste novo ciclo, procuraremos fazer do nosso Jangadeiros um Clube sempre melhor que o do dia anterior. Também queria aproveitar o momento para agradecer meus companheiros da gestão passada que, mesmo com as dificuldades que todo país enfrenta, não mediram esforços para atender diversas demandas que surgiram. E, ao nosso novo companheiro de trabalho, meu muito obrigado por aceitar este desafio, ainda mais em um momento tão especial em sua vida. Para quem não sabe, o Rodrigo foi pai recentemente. Para finalizar, quero deixar claro que as nossas portas sempre estarão abertas para recebê-los, conselheiros e assocaidos”, declarou Manuel Ruttkay Pereira.

A reunião também serviu para definir os nomes eleitos para o Conselho Fiscal. Tuffy Calil JoséPaulo Boaventura Arruda dos SantosMichael Weinschenck foram reeleitos como efetivos. Enio Leite CasagrandePaulo Tupinambá FernandesFabio Luiz Zanon ficaram na suplência. 

 

 Nova liderança na Capitania dos Portos

Capitão de Mar e Guerra, Amaury Marcial Gomes Júnior e Capitão de Fragata, João Gilberto de Oliveira

“Já havia morado aqui durante minha adolescência e sempre tive vontade que minha família conhecesse um pouco mais da cultura e das pessoas daqui. E eu não tinha dúvida nenhuma que eles (mulher e filhos) sairiam daqui exatamente como estão saindo, sem querer ir embora. Foram dois anos maravilhosos”.

É com esse sentimento que o Capitão de Fragata João Gilberto de Oliveira, também atual Capitão dos Portos de Porto Alegre, entregará o comando para o Capitão de Mar e Guerra Amaury Marcial Gomes Júnior, em cerimônia no dia 18 de janeiro, 18h, na Capitania Fluvial de POA (Andradas,386).

O futuro comandante falou da sua expectativa para o novo cargo. “Ainda estou me ambientando, mas estou feliz em ter realizado um desejo meu, da minha esposa e do meu filho de vir para cá. Até agora, temos tido reuniões diárias com lideranças para eu ficar a par das atividades da capitania”.

Já como sua primeira atribuição, Amaury ajudará na recepção do Navio-Veleiro Cisne Branco, que pelo segundo ano consecutivo passará por Porto Alegre. Ainda sem uma programação definida, o certo é que a embaixada flutuante do Brasil, como é conhecida, estará na capital dos dias 21 a 25 de janeiro.

Com relação sempre muito próxima ao Jangadeiros, Oliveira fez questão de destacar a importância dos clubes náuticos na disseminação da mentalidade marítima, bem como na divulgação das normas de segurança para se praticar o esporte de forma saudável.

Na presença da diretoria da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), da qual os sócios do CDJ Geraldo Sperb e Paulo Renato Paradeda fazem parte,  o atual Capitão dos Portos  fez um agradecimento especial ao que chamou de extensão da sociedade civil em contato com as Forças Armadas.

“Sou testemunha do esforço desses dois cidadãos que sempre defenderam a causa da marinha. Posso dizer, sem medo de errar, que a Soamar de Porto Alegre é uma das mais atuantes do país e que, sem ela, nossa atuação seria mais difícil”, finalizou.

Paulo Renato Paradeda, Capitão de Fragata João Gilberto de Oliveira, Capitão de Mar e Guerra Amaury Marcial Gomes Júnior, Geraldo Sperb e Pedro Pesce

 

Manuela Pereira sobe ao pódio na

Copa Brasil de Estreantes

O ano mal começou e a Flotilha da Jangada já conseguiu um belíssimo resultado. Vencendo ventos acima dos 20 nós, Manuela Pereira terminou na quinta posição na categoria Juvenil – Feminino na Copa Brasil de Estreantes, que encerrou no último dia 6. Na classificação geral, Manu ficou em 30º e celebrou o resultado conquistado em Vitória, no Espírito Santo.

“Para uma primeira competição nacional, fiquei muito feliz. Mesmo sendo mais leve que muitos competidores, consegui controlar o barco das rajadas fortes”, comemorou a jovem.

Mas não foi só Manuela que fez bonito no campeonato. Pedro Henrique Gambino (42º) e Lucas Zorzi (58º) também superaram as condições climáticas desafiadoras do mar capixaba. Lucas, inclusive, competiu no Iate Clube do Espirito Santo (ICES) de braço quebrado. A delegação do Jangadeiros, que conta também com os veteranos da flotilha, segue em Vitória para a disputa do 45º Campeonato Brasileiro da Classe Optimist, que termina amanhã.

Manuela Pereira, Lucas Zorzi , Salvatore Meneghini e Pedro Henrique Gambino

 

Jangadeiros classificado na Flotilha de Ouro do Brasileiro de Optmist

A Flotilha da Jangada colocou seus seis atletas entre os 60 melhores velejadores do país no Optimist. Com os novos barcos do CBC e após três dias de competição na categoria individual no Iate Clube do Espírito Santo (ICES), Vitor Paim (13º), Gabriel Simões (17º), Vinicius Koeche (19º), Luiza Moré (27º), Lorenzo Balestrin (41º) e Pedro Breternitz (56º) mantiveram a tradição na classe. 

As regatas finais do 45º Campeonato Brasileiro acontecem hoje e amanhã. Salvatore Meneghini, um dos treinadores da flotilha, fez a sua avaliação até aqui. “O desempenho está dentro do esperado. Sabíamos que as condições de vento seriam essas, próximas aos 30 nós, e que os atletas mais pesados (Vitor e Gabriel) teriam um pouco mais de controle dos barcos. A vela é um esporte que exige muito do físico, mas, mesmo os mais leves, como a Luiza, o Lorenzo e o Pedro estão conseguindo vencer as adversidades com a técnica. Está sendo um campeonato muito bom para eles amadurecerem e já irem se acostumando com essas rajadas mais fortes”, destacou.

Luiza Moré, Vitor Paim, Lorenzo Balestrin, Gabriel Simões, Vinicius Koeche e Pedro Breternitz

 

Quatro atletas do Jangadeiros disputam o

Brasileiro de Laser Radial

Guilherme Perez, Diego Falcetta, Lucas Mazim e João Emilio Vasconcellos

Tem mais atletas do Jangadeiros viajando para participar de competições nacionais neste início de 2017. Desde o dia 11 até domingo (15), Antonio RosaGuilherme Perez, Diego Falcetta João Emilio Vasconcellos, sob o comando do técnico Lucas Mazim, participam do Campeonato Brasileiro da Classe Laser Radial, no Yacht Club Santo Amaro (YCSA).

Após o primeiro dia cancelado, devido a ausência de vento, ontem, aconteceram as três primeiras regatas. Antonio Rosa (2º), João Emilio Vasconcellos (6º), Guilherme Perez (13º) e Diego Falcetta (34º) superaram um vento sul muito rondado que variou bastante de intensidade. Amanhã segue o campeonato na Raia da Represa de Guarapiranga.

Antes do começo da competição, os quatro jovens talentos do Clube falaram de suas expectativas para o torneio:

 

 

Antonio Rosa: “Estamos conscientes do que podemos e sabemos fazer. É só repetir os treinamentos de Porto Alegre. Vou dar o melhor de mim e ver qual será o resultado”.

 

 

 

Guilherme Perez: “Espero ir bem, apesar de ser um campeonato com muitos barcos, mais de 70 no total. Minha meta pessoal é me esforçar até o fim e não desistir nunca”.

 

 

 

Diego Falcetta: “Meu foco maior é na categoria de juniores, tenho como objetivo ficar entre os dez primeiros. De resto, é largar bem e tentar acertar as rajadas”.

 

 

 

João Emilio Vasconcellos: “Como é meu primeiro brasileiro vou velejar cada regata prestando bastante atenção e tentar ver se consigo me sair bem. Vamos com tudo!”.

 

San Chico 3 inicia participação no

Sulamericano de Oceano amanhã

Não são somente os monotipos que têm o calendário movimentado no primeiro mês de 2017, os barcos de oceano também. O San Chico 3 irá correr o Circuito Atlântico Sur Rolex Cup, a primeira etapa do Sul-Americano, que começa amanhã, com a Regata Longa de Buenos Aires – Punta Del Este. A competição pode ser acompanhada online pelo site http://casrc.org.ar/, uma vez que todas as embarcações possuem rastreador.

A competição possui mais cinco regatas em Punta Del Este nos dias 17, 18, 20, 21 e 22 de janeiro. “Estamos prevendo um campeonato bem disputado! Nível técnico altíssimo, mas estamos bem treinados, e vamos com a mesma tripulação (Márcio Rosa, Fábio Santos, Francisco Freitas, Rodrigo Rosa, Nando Cavalli, Pedro Mota, Dámien Bercht, Fernando Thode e Xico Freitas) que correu 2016 inteiro. Queremos estar entre os primeiros para aumentarmos a chance de título na segunda etapa do Sul-Americano, que será em Ilha Bela-SP, dos dias 7 a 15 de julho. Vamos com alegria e com muita garra”, conta o Xico Freitas, comandante do San Chico.

 

Sócio em foco: Juliana Baino

“No Jangadeiros, conheci o Fábio, meu namorado. Foi o momento mais especial que o Clube me proporcionou. O CDJ passou a ter outro significado para mim”

Normalmente, começamos o Associado em Foco falando do início da relação do perfilado com o Jangadeiros. Desta vez, será diferente. Aproveitando o gosto de Juliana Baino pela MPB, faremos tal como Roda Viva, sucesso de Chico Buarque, e ‘iremos contra a corrente, seguindo as voltas do coração’.

Em 2008, toda a relação construída com o Clube desde os dois anos de idade – ou ainda na barriga da mãe Eneida –, passaram a ter um outro sentido para a sócia de 26 anos. “Ali, na beira da piscina, em um dia de verão, conheci o Fábio. Não namoramos desde então, mas entramos na vida um do outro. Ele me introduziu no mundo da vela, que eu amo muito e não pretendo sair”, relembra.

Não que Juliana não tivesse relação com os esportes náuticos, pois tinha. Tanto que o trapiche e o porto só a trazem lembranças boas. Ela recorda dos passeios de lancha que fazia com o pai, Ruy, durante a infância. Mas com Fábio, sua rotina se transformou.

“A gente viaja de barco de oceano quase todo o final de semana, de monotipo, 470, Hobie Cat e o que for”, conta. Recentemente, inclusive, o casal ganhou a Regata Nando Krahe, mais um momento especial para Juliana. “Fiquei muito feliz e lisonjeada de vencer logo no primeiro campeonato que competi de Snipe”.

Juliana e o sócio e namorado Fábio Pillar

Agora, ‘roda mundo, roda-gigante, roda-moinho, roda pião’, e voltemos ao início desta história: como Juliana se tornou sócia do Jangadeiros. Ela disse que não teve muito escolha, pois ainda era muito jovem, mas agradece todos os dias ao seu pai pela decisão. Lugar onde passa seus finais de semana, o Clube é um refúgio para a associada que classifica o CDJ como o melhor da cidade, especialmente por ser rodeado por água e cheio de natureza.

“A Ilha, como um todo, é o grande diferencial do Jangadeiros, que tem um astral maravilhoso. Isso sem falar na segurança. Lá eu me sinto completamente em paz. Tem uma mesinha que a gente senta, que fica entre a piscina e o rio, próximo ao restaurante, que é um dos meus lugares preferidos. Ideal para curtir um final de tarde com os amigos, pegar um solzinho”, confidencia.

Fora do Clube, a profissional de relações internacionais decidiu ter um mês de janeiro sabático para decidir o que fará de sua vida profissional. Após ter feito uma especialização em marketing de conteúdo e ter cuidado das redes sociais da RBS por três anos, Juliana segue na ‘roda-viva que carrega o destino para lá e para cá’.

Juliana e as amigas em um de seus lugares preferidos no Clube

 

Sócio indica: sugestões de lazer dentro e fora de Porto Alegre

Dica de restaurante por Eliane Jung: “Se você também é um apaixonado por comida japonesa, não pode deixar de conferir o Dado Pub. Lá eles servem o melhor sushi de Porto Alegre. Gosto muito do ambiente e costumo jantar com minha família”. Ideal também para um happy hour, o Dado Pub possui dois estabelecimentos em Porto Alegre: um na Zona Sul, na Rua Pedro Oliveira Bittencourt, 233, no bairro Tristeza, e outro no Moinhos de Vento, na Avenida Fernando Gomes, 80.

 

Dica de bar por Matheus Macedo e Júlia Simonetti: “Recentemente, fomos a um aniversário na Cidade Baixa em um lugar chamado Bilhar Porto Dez. Como o próprio nome já sugere, o estabelecimento é repleto de mesas de sinuca, onde você poder jogar uma partida com seus amigos, enquanto curte uma boa música e toma sua bebida”, indica o casal. Para quem gosta de estender um pouco mais a noite, o bar, localizado na Rua Sarmento Leite, 813, fica aberto até as 4h.

 

Dica de passeio por Lorenzo Bernd e Americo da Costa: “Um rolé que gostamos de fazer é pegar nosso veleiro e navegar pela Lagoa dos Patos e aproveitar as belezas naturais das localidades das redondezas, como o Araçá, Itapuã e Porto Manuel. Quem curte esportes náuticos é um prato cheio, dá para pegar um Kite e um Wake também. A chegada nos canais pode ser feita por botes”, aconselham.

 

Criançada curte férias aprendendo na EVBL

 

De baixo para cima, da esquerda para a direita: Professor Peter Nehm, Lia da Silva, Lucca Philipp, Leo Teixeira, Lucas Geyer, Lara da Silva, Bernardo Fontana, Pedro Augusto Martins, Lara Teixeira, Pedro Duarte Paes, Lucas Kroeff, Vinicius Faraco, Frederico Kraemer, Isabella Rodrigues, Professora Cátia, Professor Fábio, Matheus Kroeff, e Professor Aquino

Quem foi que disse que durante o recesso escolar a regra é apenas brincar? Na Escola de Vela Barra Limpa (EVBL), os dias de férias também servem para aprender um pouco mais sobre o mundo náutico. É claro, sem esquecer de ser criança.

Nesta semana, uma turma de cerca de 15 alunos, entre sete e 12 anos, está tendo seu primeiro contato com os Optimists. Recebendo noções teóricas e também aprendendo a montar os barcos e navegar, os jovens vão descobrindo, aos poucos, a beleza do esporte em contato com a natureza.

 

 

Lucca Philipp, 7 anos: “Adoro montar o barco, aprender o nome de cada parte e saber dar os nós e tudo mais. Sem saber esta parte, não tem como navegar”.

 

 

 

Lia da Silva, 8 anos: “Gosto mesmo de ir para água e navegar nos OPs. Sei que todo o resto é legal também, mas o que eu fico esperando mesmo é a prática”.

 

Novo espaço em homenagem ao Almirante Tamandaré será inaugurado na terça-feira

O associado que circula pelo Clube deve ter percebido que um terreno, próximo a Escola de Vela Barra Limpa (EVBL), passou por transformações. No próximo dia (17), a partir das 19h, o Jangadeiros inaugurará uma plataforma em homenagem ao patrono da Marinha do Brasil. Além do busto do Almirante Tamandaré, o canhão que ficava no Continente também comporá o espaço.

“Trata-se de uma espécie de recanto temático, pois os dois monumentos casam muito bem um com o outro”, descreve o vice-comodoro de obras do CDJ, Antônio Joaquim Machado.

 

Os pratos mais pedidos neste Verão

A estação mais quente do ano pede refeições leves e nutritivas. Por isso, o Restaurante da Ilha investe em um menu diversificado, que também abusa das cores. Acompanhados de sucos naturais esses pratos ficam uma delícia. 

Peça essas e outras maravilhas no Restaurante da Ilha e ainda desfrute de uma belíssima vista do Guaíba. O restaurante fica aberto terças às sextas da 10h às 21h e aos finais de semana das 10h às 20h. Aproveite!

 

Filé de frango grelhado com mix de verdes e frutas frescas

 

Açaí com banana e granola

 

Salada de frutas com sorvete de creme

Agenda de Eventos

Data Evento Local
9/1 a 21/1 Brasileiro de Laser Yacht Club Santo Amaro (YCSA)
14/1 a 22/1 1ª Etapa do Sul Americano de Oceano Punta Del Este
18/1 Troca de comando na Capitania dos Portos Capitania Fluvial de Porto Alegre
20/1 a 27/1 Brasileiro de Snipe Ilha Bela – SP
21/1 a 25/1 Passagem do Cisne Branca pela Capital Cais Mauá

 

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site Nosso Instagram