Jangada News – 13 de abril de 2017





Jangada News
Newsletter do Clube dos Jangadeiros .Porto Alegre. Edição 13 de abri de 2017
 

 

Superando mais de 30 nós: Maná vence regata 

Porto Alegre – Pelotas do Circuito Tecon de Vela Oceânica

Maná competindo nas águas do Guaíba

O desafio era grande. Superar os mais de 30 nós nas rajadas, ondas grandes e as condições que só uma regata noturna pode apresentar. Mas o Barco Maná, do Comandante Márcio Lima, venceu tudo isso e conquistou a primeira etapa do Circuito Tecon de Vela Oceânica nos monocascos.

A tripulação do Jangadeiros formada por Márcio Lima, Tina Silveiro, Renê Garrafielo, Airton Schneider, Andrea Schaeffer, Hilton Piccolo, Nilo Coelho, Ramon Tarrago e Fábio Santarosa fez o percurso de 117 milhas em 13h43min, chegando mais de duas horas a frente do segundo colocado, o barco Madrugada.

Dos 25 veleiros que largaram rumo à Pelotas, apenas 12 embarcações completaram a prova. Durante o caminho, diversos competidores tiveram avarias e outros abriram mão da regata para ajudar os barcos com problemas.

O Circuito Tecon de Vela Oceânica dá um tempo durante a Páscoa e volta nos dias 21 e 22 de abril com as etapas Pelotas – Rio Grande e Mar Aberto.

Airton Schneider: “Foi uma regata muito boa com um vento forte e a favor, condições muito boas para o nosso barco. Saímos de contravento, e chegamos a dar dois risos na vela grande. Depois, os desfizemos, subimos o balão e fomos no mesmo bordo até quase a Feitoria, quando tivemos que dar um jibe. De noite, saboreamos um entrecot com um vinho malbec”.

 

Andrea Schaeffer: “Tive a honra de participar desta regata histórica e emocionante! Foram 117 milhas em 13h 43 min com muitos desafios e adrenalina pura do início ao fim. Ondas enormes ficavam para trás enquanto o barco surfava pela lagoa furiosa! Compor a tripulação do Maná, do comandante Márcio Lima, foi uma experiência fantástica!”.

Renê Garrafielo“Acho que o mais importante foi a mobilização de todo mundo. A grande presença de pessoas envolvidas na regata foi muito bacana, movimentando todo mundo que é da vela aqui do Estado – região Sul e Porto Alegre. Experiências como essas ficam gravadas para sempre na memória. Ainda me lembro como se fosse hoje, quando, em 1994, eu participei ao lado do meu pai e tivemos a honra de ter Lars Grael a bordo do Mafioso”.

 

2ª Velejada na Lua Cheia rende belas imagens em noite entre amigos

Linda, com um tom meio amarelado, e uma aura avermelhada por trás, a lua cheia foi, novamente, uma das principais atrações da noite. Acompanhada das estrelas, ela iluminou a beira do Guaíba na segunda edição do evento que leva o seu nome.

Dentro da água, 38 associados se dividiram em 12 embarcações, 11 veleiros e uma lancha, para disputar a regata de confraternização, que contou com o percurso tradicional, saindo nas imediações do farol do Clube e fazendo o retorno em segurança.

O Fita Azul (primeiro barco a cruzar a linha de chegada) foi o Longitude, que na sua tripulação contava com o Diretor de Cruzeiro, Henrique Freitas. Sem poder participar com o seu Uruguaiana 2, que está em Pelotas para a continuação do Circuito Tecon de Vela Oceânica, Freitas correu ao lado do amigo Eduardo Oliveira

“Foi uma noite fantástica, onde mais uma vez a amizade prevaleceu! Depois da velejada, um jantar simples em um ambiente agradável fechou o evento com chave de ouro. Que venham outros”, encerra Henrique Freitas.

 

Jovens atletas estreiam muito bem no

Campeonato Brasil – Centro de Optimist

Pedro Henrique Gambino lidera nos Estraentes e Vinicius Koeche está em quinto entre os Veteranos

A Flotilha da Jangada iniciou com o pé direito o Campeonato Brasil – Centro de Optimist, no Iate Clube do Rio de Janeiro. Entre os estreantes, o CDJ colocou cinco velejadores entre os 10 melhores no primeiro dia. O destaque maior ficou por conta de Pedro Henrique Gambino que venceu a única regata do dia, liderando a competição.

O jovem teve que vencer um vento de média a forte intensidade que, nas rajadas, se aproximava dos 15 nós. Atrás de PH, Teresa Severo (5º), Giovani Troian (8º), Carlos Eduardo Griebeler (9º), João Almeida (10º), Melissa Paradeda (13º) e Manoela Pereira da Cunha e Lucas Zorzi, que não completaram a prova, formam o time de estreantes do Jangadeiros.O desempenho de todos os atletas agradou e muito o técnico Salvatore Meneghini: “Tudo isso é fruto de todo o treinamento de preparação para o campeonato. Mas eles têm ainda muito a crescer”.

Os veteranos também fizeram bonito na estreia. Com duas regatas disputadas, Vinicius Koeche foi o que conseguiu o melhor resultado. O garoto venceu a segunda prova do dia e com o oitavo lugar tirado na primeira prova, ele soma 9 pontos e ocupa a 5ª posição na classificação geral. Logo atrás dele, vem Luiza Moré, em 6º, com 10 pontos perdidos.

Completam o time de veteranos do Jangadeiros, Pedro Breternitz (25º), Lorenzo Balestrin (27º) e Amanda Plentz (95º). Ao todo, 133 velejadores competem nesse Campeonato Brasil – Centro de Optimist, que vai até domingo, dia (16). 

Pedro Henrique Gambino lidera nos Estreantes

 

Tiago Brito e Antonio Rosa estão em segundo lugar no Campeonato Sul-Americano de Snipe

Dupla soma 4 pontos perdidos após primeiro dia de regatas

Tiago Brito fez valer todo o seu conhecimento da raia em San Isidro para, ao lado de Antonio Rosa, o Totó, fazer um belo primeiro dia de competição na Argentina. A dupla do Jangadeiros andou muito bem e conseguiu dois segundos lugares nas regatas do dia de estreia.

“A raia daqui é bem parecida com a do Guaíba. A onda quicada, com diferentes condições de vento, até a água é barrenta”, comentou Brito antes do início da competição.

Os gaúchos só ficaram atrás dos argentinos Luis Soubie e Diego Lipszyc, que venceram as duas provas dessa quarta-feira. Gabriel Kieling, o Bolinha e Lucas Mazim, o Sorriso, a outra dupla do CDJ no Sul-Americano, terminaram o dia em 22º no geral, entre 41 embarcações.

O Campeonato Sul-Americano de Snipe segue até sábado, dia 15. A Comissão de Regata prevê a realização de até 9 provas. 

 

Tiago Brito (dir.) e Antonio Rosa estão em segundo lugar no Sul-Americano de Snipe

 

Ajude a aquecer o inverno de alguém

Sabe aquela roupa de inverno que você não usa mais? Ela pode ser muito útil para outra pessoa. É com esse espírito que a Capitania Fluvial de Porto Alegre lançou a Campanha do Agasalho 2017.A iniciativa vai até 10 de maio com o objetivo de arrecadar donativos para os pacientes do instituto de Câncer Infantil, bem como os familiares atendidos pela Casa de Apoio. O Jangadeiros, parceiro dessa ideia, se solidariza a causa e oferece três pontos de coleta em suas dependências. Veja onde você pode deixar a sua contribuição:

Secretaria Administrativa

Central de Eventos

Escola de Vela Barra Limpa

 

Sócio em foco: Rogério Severo

“Cada vez que venho aqui fico encantado com a ilha em todo seu contexto.É admirável a forma como ela foi contruída. É um convite à navegar”.

Rogério Severo ensaia montagem da mostra Arqueação, apresentada na Casa de Cultura Mário Quintana

O Artista plástico Rogério Severo encontrou no Jangadeiros a mais bela obra de arte de sua vida. Foi uma paixão a primeira vista. Sócio do Clube há dois meses, o cenário paradisíaco do CDJ foi um dos fatores escolhidos para fazer parte do quadro associativo, mas não o único.

“Minha filha Teresa entrou na Escola de Vela Barra Limpa no ano passado e agora faz parte da Flotilha de Optimist. Esse foi o principal motivo para nos associarmos”, conta.

Pai coruja, Rogério já começa a acompanhar a rotina de competições da filha. Neste momento, ele está no Rio de Janeiro ao lado da sua pequena, que compete no Campeonato Brasil – Centro da classe introdutória à vela.

A menina de cabelos cor de fogo encontrou na água a sua paz e um esporte para amar. Severo ficou bastante satisfeito com a escolha.

“A prática da vela ajuda muito no desenvolvimento afetivo, intelectual e físico. A tomada de decisões, o respeito à natureza e seus limites e o companheirismo são outros elementos que eu destaco”.

Agora imerso no universo aquático, o artista plástico tem, inclusive, dedicado o seu trabalho ao tema. “Procuro unir o trabalho com hobby, pois trabalho com arte e, de alguma forma, tenho pesquisado tudo o que se relaciona com a água, barcos, pesca e estruturas de flutuação. Portanto, a ilha tem me auxiliado como plataforma de estudo”, encerra.

Rogério ao lado da filha Teresa na cerimônia de batismo dos Optimists em dezembro de 2016

 

Saiba como funcionará o Jangadeiros no feriado de Páscoa

Secretaria administrativa: abre normalmente nos três dias

Central de eventos: fechada durante o feriado

Escola de Vela Barra Limpa: não funcionará de sexta a domingo

Lojas Equinautics: fechadas nos três dias do feriado

Restaurante da Ilha: abri normalmente e terá um buffet especial de peixes na Sexta-Feira Santa

Restaurante Pimenta Rosa: funcionará normalmente e também contará com cardápio especial na Sexta-Feira Santa

Memórias sobre Leopoldo Geyer trazidas por Armando Heck

Aos 91 anos, com uma memória fantástica, Armando Heck relembra do patrono do Clube dos Jangadeiros com muito carinho. Durante muitos anos, o simpático senhor de voz rouca e baixa foi o braço direito de Leopoldo Geyer. Mas, não é assim que ele prefere se recordar.

“Leopoldo foi como um pai, um irmão mais velho para mim. Ele me deu muitas oportunidades e graças a sua ajuda consegui terminar meus estudos. Foi ele também quem me ofereceu emprego na Loja Maçon, onde eu fui passando por várias cargos até chegar a diretor da firma”.

Bondade era sua principal virtude

Na Loja Maçon, Leopoldo administrava centenas de funcionários e histórias desse período não faltam. Heck recorda de uma em especial, onde a bondade do fundador do CDJ fica evidente.
“A empresa disponibilizava leite para os funcionários ao final do expediente. No entanto, os estoques começaram a diminuir de forma considerável e constatou-se que alguém estava levando garrafas para casa. Leopoldo, sabendo do ocorrido, conversou com empregada que estava fazendo isso e descobriu que o leite era usado para alimentar suas filhas”.

Daquele dia em diante, o patrono do CDJ começou a ele próprio comprar e dar leite para a funcionária, que teve seu emprego mantido. Heck termina essa história com a voz embargada e os olhos marejados relembrando do amigo.

O primeiro aniversário do Jangadeiros

Em dezembro de 1942, mais precisamente no dia 7, data de aniversário de um ano do Clube dos Jangadeiros, Armando Heck teve um papel importante na festividade. Na verdade, seus serviços começaram ainda semanas antes da cerimônia.

“Eu entreguei os convites para festa de aniversário de um ano. Fui à casa de cada convidado entregar em mãos os envelopes. Lembro até hoje dos dizeres escritos em dourado”.
No dia do aniversário, Heck ficou responsável pela vitrola de Leopoldo e por escolher os discos que iriam tocar durante a noite, uma espécie de DJ de antigamente. “Eu podia ver nos olhos dele sua satisfação em estar realizando tudo aquilo”.

Um Clube que sempre projetou o futuro

Além da bondade, já destacada com uma das principais virtudes de Geyer, a visão também era algo marcante na personalidade do nosso patrono, conforme recorda o amigo de longa data.
“Leopoldo era muito preocupado com a continuidade do Clube e que as novas gerações de sócios mantivessem o carinho e amor pela vela que ele nutria”.

E foi exatamente isso que aconteceu. Quatro anos após a funda do CDJ, foi introduzida ao Clube os Filhotes do Jangadeiros, uma espécie de clube paralelo, com sede e administração de filhos de sócios e outros meninos das redondezas. Mais tarde, em 1953, o grupo passaria constituir uma categoria dentro do quadro associativo, em que sairão diversos campeões da vela.

Anote na sua agenda: quarta-feira (19) tem palestra sobre meteorologia no Jangadeiros

Sócio Christian Yanzer será o palestrante do evento

O tempo é um fator importantíssimo na vela. Tentar antecipar as suas condições é fundamental para se prepar corretamente para a navegada. O sócio Christian Yanzer, piloto de aviação e comandante do barco Thesaurus, irá falar um pouco sobre isso e outros assuntos que dizem respeito à meteorologia em palestra na próxima quarta-feira (19).

O evento, que faz parte da programação da Diretoria de Cruzeiro, acontecerá no Restaurante da Ilha a partir das 19h. Após a explanação, um jantar será servido com o custo de R$ 30,00. “Convidem seus amigos velejadores e familiares interessados para conheçer um pouco mais sobre a meteorologia no esporte”, realizada o chamamento Henrique Freitas, diretor de cruzeiro.

 

Agenda de eventos

  Data   Evento   Local
  12 a 14/4   Campeonato Brasil – Centro de Optimist   ICRJ
  12 a 15/4   Campeonato Sul-Americano de Snipe   San Isidro, Argentina
  19/4   Palestra sobre meteorologia   CDJ
  21 e 22/4   Circuito Tecon de Vela Oceânica 2017   Pelotas-Rio Grande
  22/4 a 1/5   Campeonato Sul-Americano de Optimist   Encarnacion, Paraguai

 

Jangadeiros na Mídia

Revista Gente que Faz, número 33

(http://pt.calameo.com/read/000607875e9a331837e66?authid=kHuiLLAGcUon)

Gente que Faz tem tiragem de 8,5 mil exemplares, aborda temas como gastronomia, viagem, cultura, sociedade, moda, comportamento, arquitetura, decoração e saúde, focados em seu público leitor, formador de opinião. Com forte divulgação nos Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo, Vinhedos, Gramado e Canela, por assinatura ou mailing, chega às livrarias Cultura de todo o País.

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site Nosso Instagram