Jangada News – 12 de novembro de 2015





Jangada News
 
Newsletter do Clube dos Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 12 de novembro de 2015
 

 Uma história campeã

Dedá

Carlos Henrique de Lorenzi

→ Sócio do Jangadeiros desde a década de 50.

→ Campeão brasileiro da Classe Snipe em 1967 como proeiro de Nelson Picollo, Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 1967, e Campeão Mundial da Classe Snipe, em 1967.

 

“Lá pelos idos de 1957 comecei a frequentar o Clube convidado por dois colegas do colégio Padre Reus – Boris Ostergren e Sergio Cristo – onde mais tarde me associei como sócio filhote. Participei como curioso de todo o 1º Campeonato Mundial de Vela da classe Snipe organizado pelo Clube, que foi um sucesso total.

Depois disso comecei a aprender a velejar nos barcos da classe Jangadeiros, verdadeiras escolas para nós que queríamos aprender. Acompanhei toda a transformação do Clube, que é hoje esta maravilhosa ilha que tanto nos orgulha. Deixei um pouco da minha participação na sua construção, trazendo as chatas com pedras oriundas da pedreira da Ponta Grossa, no saudoso Canuzão.

Anos mais tarde, já entrosado com o pessoal de vela, comecei a navegar na classe Snipe fazendo dupla com o Geraldo Linck, onde aprendi a ‘profissão de proeiro’. No ano de 1967 recebi um convite do multicampeão Nelson Picollo para formar uma dupla e competir no Campeonato Brasileiro da classe Snipe em São Paulo. Claro que, contente e feliz, aceitei e fomos competir.

Voltamos como campeões brasileiros da classe e com o direito de participar do Pan-Americano no Canadá, na cidade de Winnipeg.

Fomos viajar com a delegação brasileira pela saudosa Varig, no Boeing 707. Chegando por lá, recebemos nosso barco totalmente estranho para nós, pois tratava-se de um barco de fibra e mastro de alumínio. Treinamos um pouco e fomos para as regatas. Estávamos numa disputa bem acirrada com a equipe americana, mas vencemos as dificuldades e ganhamos a medalha de ouro, que por sinal foi uma das poucos neste evento.

No mesmo ano viajamos para Nassau, Bahamas, para competir no Campeonato Mundial da classe, onde nos tornamos campeões mundias, sempre fazendo parceria com meu comandante e amigo Nelson Picollo.

Após, parei de velejar e passei a me dedicar ao trabalho pelo Clube, onde fui Diretor de Monotipos e me tornei Juiz Nacional de Regatas, função que exerço até hoje”.

 Convites à venda na Central de Eventos

Convite

 

 

Chegou a hora! Os convites para o jantar e baile para homenagear os 74 anos do Jangadeiros já estão disponíveis na Central de Eventos, de segunda-feira a sábado, ao preço de R$ 75,00 por pessoa. Sublinhe na agenda e convide seus amigos: 5 de dezembro, a partir das 20h, na sede da Ilha.

 

 

 

 Torben Grael visita o Jangadeiros

GraelA comodoria do Clube dos Jangadeiros teve a satisfação de receber, nessa terça-feira, o iatista Torben Grael. Reconhecido mundialmente por sua trajetória na vela, Torben coleciona cinco medalhas olímpicas na carreira (Ouro em Atenas e Atlanta na classe Star, Bronze nos Jogos Olímpicos de Seul e de Sydney e Prata em Los Angeles na classe Soling).

“O Torben é um amigo do Jangadeiros. Seu filho, Marco Grael, hoje campeão na classe 49er, já passou uma temporada treinando aqui no Clube. Torben passou por aqui para uma visita como parte da sua viagem de retorno do Campeonato Mundial da classe Star, realizado em Buenos Aires, no qual ficou com a sétima colocação e viu seu irmão, Lars Grael, sagrar-se campeão mundial. Foi uma alegria muito grande para nós!”, disse o Comodoro Dr. Manuel Ruttkay Pereira.

Na foto: Comodoro Dr. Manuel Ruttkay Pereira, vice-comodoro Pedro Pesce e o velejador Torben Grael

Estadual de Hobie Cat neste final de semana

Hobie Cat


Responsável pela Comissão de Regatas, o Clube dos Jangadeiros, anuncia para este final de semana o gauchão de Hobie Cat, com o tradicional percurso barla sota na raia da Pedra Redonda. As largadas, no sábado (14) e domingo (15), acontecem às 14h.

O campeonato será disputado com até seis regatas e serão premiados os 5 primeiros colocados na classificação geral, o 1º da categoria estreante e o 1º da categoria barco nacional. Também será entregue o troféu especial “Amigo da Classe”.

“O estadual de Hobie Cat é, historicamente, um evento super prestigiado e muito disputado. Todos estão motivados depois do campeonato nacional disputado a poucos dias em Porto Belo, em Santa Catarina”, disse Mario Dubeux, capitão da flotilha de Hobie Cat 16, do Jangadeiros.

Classe 29er disputa Campeonato Estadual

Sul americano de 29er

 

Marcelo Bernd, Lorenzo Bernd, Thomas Rodrigues, João Luca More, Breno Kneipp, Ian Paim, João Kramer e João Pedro Tatsch nos representam na primeira competição estadual da classe 29er organizada pelo Jangadeiros. O Campeonato iniciou nesta quarta-feira (11) e segue até sexta-feira (13), na raia da Pedra Redonda.

 

 

 Jangadeiros domina a primeira etapa do Estadual de Optimist

Estadual de OptimistSó deu Jangadeiros! Parabéns aos nossos atletas que dominaram a classificação nesta primeira etapa do Estadual de Optimist, disputada no último final de semana na raia da Tristeza.

Prestigiaram a competição nove barcos de Santa Catarina – cinco do Iate Clube (ICSC) e quatro do Lagoa Iate Clube (LIC). Vamos firmes e fortes para a segunda etapa, nos dias 28 e 29 de novembro.

Veteranos
1° lugar – Guilherme Plentz
2° lugar – Giovanne Pistorelo
3° lugar – Gabriel Kern

Estreantes
1° lugar – Vinicius Koeche
2° lugar – Pedro Foergens
3° lugar – Francisco Hagemann

(clique aqui para conferir a súmula completa)

 Ficamos entre os 10 melhores no
Brasileiro de Hobie Cat


BRASCATEntre os dias 31 de outubro e 7 de novembro, o Jangadeiros ficou no TOP 10 com duas tripulações no Campeonato Brasileiro de Hobie Cat. A dupla Mário Dubeux e Karoline Bauermann terminou como 7ª colocada no Geral e como vice-campeã na Master. João Kraemer e Lawson Beltrame chegaram em nono lugar no Geral.

A disputa entre as duas duplas do Clube estava tão acirrada que, na véspera do final do campeonato, estavam com o mesmo número de pontos com dois descartes. A média da dupla Mário e Karol foi tão boa que se não houvesse descartes teria terminado no TOP 5. A flotilha Gaúcha foi a maior no evento, contando com a presença de barcos do Jangadeiros, Sava e Veleiros. O tempo chuvoso atrapalhou bastante, mas no final manteve a escrita. A dupla campeão foi a de Ilhabela (vide súmula).

Click do Associado

Click

 

 

O capitão da flotilha de Hobie Cat, Mário Dubeux, nos enviou o registro de Marcos Mendez.

Aguardamos seu click no comunicacao@jangadeiros.com.br

 

 

 

 

 Sabor no Pimenta Rosa

Pimenta Rosa


Quer unir natureza e boa gastronomia? A dica para o nosso associado é convidar amigos e familiares para visitar o belo cenário do Jangadeiros. Além de ter acesso a um dos pontos turísticos mais bonitos da cidade, o visitante tem a oportunidade de usufruir do ambiente acolhedor do restaurante Pimenta Rosa, com o seu farto e variado buffet no almoço e uma seleção de pratos à la carte, no jantar.

Com influência da culinária alemã e especializado em peixes e filés, entre os destaques do cardápio à la carte está o clássico Filé RahmSchnitzel (R$ 34,00), com molho de nata. Almoço de terça a sexta, das 11h30min às 14h, e aos finais de semana, das 11h30min às 15h. À noite, de terça a sábado, das 18h30min às 23h, (51) 3237-4638.

Siga o Jangadeiros no Instagram

Click do BrunoA partir de agora, o nosso sócio tem mais uma plataforma para acompanhar o Jangadeiros. Além do Facebook, do Jangada News e do twitter, estamos também no Instagram. Todos podem nos seguir em @clubedosjangadeiros, marcar as fotos que foram clicadas no “Janga” e curtir toda a beleza do Clube.

 

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site