Jangada News – 09 de dezembro de 2016

Jangada News
Newsletter do Clube dos Jangadeiros. Porto Alegre. Edição 09 de dezembro de 2016

Comodoro Manuel:”Olhem para cima. Lembrem de quem não está mais entre nós, daqueles que fizeram quase o impossível para que pudéssemos chegar até aqui”

“Nós somos contaminados, como todos vocês, por um vírus que, depois que entra, não sai mais. É o vírus de gostar do Jangadeiros e de todas as opções que ele oferece para quem está aqui”. Foi assim que o Comodoro Manuel Ruttkay Pereira descreveu a relação da sua família com o CDJ. Do mesmo modo que Verônica Ruttkay, mãe de Manuel, esteve presente desde o primeiro aniversário do Clube, hoje ela vê seus bisnetos – a quinta geração da família – aproveitando desde cedo a alegria de fazer parte do clube mais charmoso de Porto Alegre.

Emocionado, o Comodoro também aproveitou para celebrar todos aqueles que ajudaram a construir essa história ao longo dos últimos 75 anos. “Peço que olhem para os lados e homenageiem as pessoas que estão ao redor. Relembrem momentos que passaram com elas porque fizeram o Clube ser o que ele é hoje. Além disso, olhem para cima. Lembrem de quem não está mais entre nós, daqueles que fizeram quase o impossível para que pudéssemos chegar até aqui”, ressaltou ainda.

Mas entre os tantos responsáveis pela trajetória do CDJ, uma pessoa não poderia faltar, como lembra Paulo Renato Paradeda, presidente do Conselho Deliberativo. “Nós devemos toda essa construção maravilhosa à vivência, à visão e ao espírito positivo que Leopoldo tinha sobre tudo. Eu lembro bem, eu era menino ainda, e ia no Clube Iate Brasileiro por volta de 1950. Lá eu vi um desenho dele em que a nossa Ilha já constava no leito do Guaíba. Ele realmente marcou uma época. Além da construção da Ilha, essa irmandade que nos trouxe a esse patamar incrível também é obra sua”, destacou, com os olhos cheios de lágrima e a voz embargada.

Para seguir as celebrações, sócios mais antigos como os irmãos Keller, Arno e Kurt, além de Claudio e Lucy Aydos foram convidados a iniciar o canto de feliz aniversário, que depois foi seguido por todos os presentes. Logo em seguida, os associados se dirigiram para a parte externa, próximo às piscinas, para acompanhar um belíssimo show pirotécnico. A confraternização contou também com uma homenagem aos ex-comodoros vivos. Todos eles receberam de suas esposas um pin de ouro em reconhecimento aos seus serviços prestados.

Falando em ouro, uma belíssima gargantilha 18 quilates, cravejada de braziolita e diamantes, foi sorteada pela D’vie Joalheria, tradicional parceira do Clube. A associada Sílvia Jung foi a grande contemplada.

Verônica Ruttkay e Lucy Aydos apagaram as velas de aniversário

75 anos: exaltar o presente e planejar o futuro

Um grande clube se notabiliza através de seus feitos históricos do passado. Mas é preciso que o presente e o futuro sigam trazendo novas conquistas para que tudo não se perca no tempo. Por isso, os festejos dos 75 anos do Jangadeiros também premiaram o agora, incentivando o surgimento de novos atletas. Na já tradicional honraria entregue aos atletas laureados, os premiados em 2016 foram: Ana Barbachan, Andrei Kneipp, Antonio Rosa, Fernanda Oliveira, Lucas Aydos, Lucas Mazim e Tiago Brito.

Com um ano atípico, sem conseguir viajar muito, Tiago comemorou a segunda colocação no Campeonato Brasileiro do início do ano e contou um pouco do seu principal objetivo para o ano que vem. “Meus treinamentos estão focados para o Mundial de 420, que vai acontecer em dezembro na Austrália. Montei uma programação boa e este reconhecimento do Clube me dá mais força para ir lá e defender o Jangadeiros”, revelou.

Outro que teve um 2016 um pouco diferente foi Antonio, o Totó. Com uma lesão no início da temporada, o jovem não conseguiu competir no nacional de Laser. Mas ele deu a volta por cima e conquistou, em Montevideo, o sul-americano de Standart sub-21. No segundo semestre, vieram mais dois títulos estaduais. “Fiquei bem feliz com o meu desempenho neste ano e, agora, com o fim do semestre na faculdade, vou me dedicar bastante para o Brasileiro de 2017. Minhas férias vão ser só velejar, velejar e velejar”, contou.

Sempre preocupado com o surgimento de novos talentos na vela, Lucas Mazim, o Sorriso, ficou orgulhoso do reconhecimento do Clube pelos seus títulos como atleta, mas preferiu se deter ao belíssimo ano que teve na figura de treinador. “Na Laser, estávamos com uma equipe bem jovem e colocamos todos os competidores entre os dez primeiros no Brasileiro no Rio de Janeiro. E, na Copa da Juventude, o João Emilio (Vasconcellos) sendo campeão e se classificando pro Mundial foi demais. A gente adora o que faz. Velejar e se dedicar aos atletas nos motiva a sempre evoluir”, desabafou.

Por falar em vela jovem, o Clube dos Jangadeiros, por meio do projeto Preparando o Futuro Olímpico, firmado em convênio nº42 , Edital nº5, com a Confederação Brasileiras de Clubes (CBC), passará ainda mais a investir no esporte da alto rendimento com a aquisição de 37 novos barcos e equipamentos. Fernanda Oliveira, primeira mulher a conquistar uma medalha olímpica na vela, falou da importância de ações como essas.

“Foi uma conquista muito grande da nossa comodoria, que vem trabalhando firme para construir o futuro do Clube. Tenho certeza que atitudes como essas incentivam que as crianças comecem no esporte cada vez mais cedo”, disse Fernanda.

Clique aqui e confira a galeria de fotos completa

Premiação da Regata 75 anos encerra as festividades do aniversário do Jangadeiros

João Emilio Vasconcellos campeão do Troféu Edmundo Soares

Um clube com tanta tradição na vela nacional e internacional não podia deixar de celebrar o seu 75º aniversário sem uma grande festa náutica. Com o cancelamento da agenda de sábado (3) devido ao mau tempo, todas as regatas comemorativas foram disputadas no domingo. As largadas respeitaram a seguinte ordem: solitário, mista, velejaço, oceano (Microtonner 19, RGS-BRA e ORC-INT) e, por último, os monotipos.

À noite, a partir das 20h, ocorreu na Sede da Ilha a premiação aos vencedores. O evento marcou o encerramento das festividades do aniversário de 75 anos do Jangadeiros. Ao todo, 41 prêmios foram entregues e o CDJ ficou com 22, entre eles o Troféu Edmundo Soares entregue a João Emilio Vasconcellos.

“Essa honraria festeja os ideias de um sócios mais proeminentes que o Clube já teve. Edmundo era alguém que apostava muito nos talentos jovens. Além dos bons resultados, o Troféu reconhece o caráter e todos os atributos que um velajador precisa ter”, descreveu o comodoro, Manuel Ruttkay Pereira, logo antes de entregar o prêmio itinerante a João Emilio.

Emocionado com o troféu, o garoto de 16 anos agradeceu o Jangadeiros por tê-lo ajudado a se tornar a pessoa que é. “Mesmo quando eu não vinha velejar aqui, quando eu vinha só jogar bola, eu sempre me senti sempre em casa. Com o tempo fui amadurecendo e gostando cada vez mais do clube. Tenho orgulho muito grande de poder representar o CDJ”.

Amigos de João e da mesma faixa etária do garoto, Breno Kneipp e João Luka Moré também ganharam um prêmio. Os dois tiraram primeiro lugar na classe 29er. Breno destacou a união de todos da vela jovem. “Nossa amizade só ajuda. Ficamos muito mais pilhados em saber que um ou outro conseguiu um resultado bom, a gente se sente mais motivado em se superar. É claro que tem competitividade, mas, acima de tudo, é uma geração muito amiga”, relatou.

Entre os mais novos, o destaque ficou por conta de Manoela Pereira da Cunha. A menina ficou no primeiro lugar geral na classe Optimist na categoria estreante. Em seu segundo campeonato, ela já levou uma medalha para casa. “Quando eu recebi o prêmio pensei: ‘meu esforço valeu a pena’”, destacou.

Parabéns a todos os atletas que participaram desta Regata de 75 anos do Jangadeiros! Abaixo, você confere todos os premiados em suas respectivas classes:

Manoela Pereira da Cunha recebe de Paulo Renato Paradeda a medalha de primeiro lugar da Classe Optimist, categoria estreante

Xandi Paradeda e Lucas Mazim recebem de Pedro Pesce a medalha de primeiro lugar no Snipe

Regata em Solitário

Cruzeiro 35

1º) Barco Água Viva – Rodrigo Duarte (CDJ)

Força Livre

1º) Barco Taquion – Fábio Ribas (CDJ)

Velejaço

Cruzeiro 20

1º) Barco Águia Real – Peter Nehm (CDJ)

Cruzeiro 23

1º) Barco Alvará – Cid Paim (CDJ)

Cruzeiro 30

1º) Barco Five Stars – Luís Fernando Silveira (ICG)

Cruzeiro 35

1º) Barco Desafio 32 – Reinaldo Roesch (ICG)

Cruzeiro 40

1º) Barco Argo – Olávo Torres (VDS)

Força Livre

1º) Barco Tereza – Niels Rump (VDS)

Regata de Oceano

Microtonner 19

1º) Barco Sophia – Delmar Meinerz (SAVA)

RGS-BRA

1º) Barco Zápeka – Walter Broemberg (VDS)

2º) Barco Tuareg – João Daniel Nunes (CDJ)

ORC-INT

1º) Barco Dlirium – Darci Rebelo Jr (CDJ)

2º) Barco Kamikaze XI – Hilton Piccolo (CDJ)

3º) Barco Hobart – Airton Schneider (CDJ)

Regata de monotipos

Optimist estreantes

Infantil

1º) Lucas Zorzi (CDJ)

Feminino

1º) Manoela Pereira da Cunha (CDJ)

Juvenil

1º) Carlos Eduardo Gliebeler (CDJ)

Mirim

1º) Antonio Porto Claudino (VDS)

Geral

1º) Manoela Pereira da Cunha (CDJ)

2º) Maria Eduarda Claudino (VDS)

3º) Antonio Porto Claudino (VDS)

Optimist Veteranos

Mirim

1º) Erick Carpes (VDS)

Infantil

1º) Fernando Rocha (VDS)

Juvenil

1º) Germano Becker Santos (VDS)

Feminino

1º) Luiza Moré (CDJ)

Geral

1º) Germano Becker Santos (VDS)

2º) Pedro Breternitz (CDJ)

3º) Vitor Megiolaro Paim (CDJ)

Laser Radial

1º) Henrique Silva Dias (VDS)

2º) João Emilio Vasconcellos (CDJ)

Laser Standard

1º) Guilherme Roth (VDS)

2º) Phillip Grochtmann (VDS)

29er

1º) Breno Kneipp e João Luka Moré (CDJ)

420

1º) Gabriel Lopez e Nicolas Mueller (VDS)

Dingue

1º) Carlos Teixeira e Vinicius Flores (CDJ)

Hobie Cat 16

1º) João Kraemer e Daniele Capiotti (SAVA)

2º) Mário Dubeux e Karol Bauermann (CDJ)

Snipe

1º) Gabriel Kieling e Rodrigo Fasolo (CDJ)

2º) Alexandre Paradeda e Lucas Mazim (CDJ)

Troféu Emundo Soares

João Emilio Vasconcellos (CDJ)

Jantar reúne ex-comodoros

Outro momento histórico marcou as comemorações aos 75 anos. Na quinta-feira (1), o Clube dos Jangadeiros reuniu os ex-comodoros que tanto fizeram pelo CDJ.

Em um jantar de reencontro, onde momentos do passado foram rememorados e projeções foram feitas, estiveram presentes os seguintes nomes: Marco Aurélio Paradeda, Rene Garrafielo, Cristiano Tatsch, Pedro PesceMichael Weinschenck, Luiz Fernando Velasco, Pedro Cesar de Oliveira Filho, Manuel Ruttkay Pereira (atual comodoro), Jorge Debiagi, Waldemar Bier, José Carlos Bohrer, Paulo Renato Paradeda e César Rostirolla.

Muito obrigado a todos os membros que presidiram a comodoria do Jangadeiros durante suas gestões, contando com o auxílio de sócios e funcionários. O crescimento do Clube tem muito da participação de vocês e dos comodoros que já nos deixaram.

Venha votar: Eleição da Comodoria 2017/2019 é amanhã

Atenção, associados! A Assembleia Geral Ordinária, que definirá a Eleição da Comodoria para o biênio 2017/2019, acontece amanhã. A votação ocorrerá no Pavilhão Edgar Siegmann (Sede do Continente) e terá o seguinte cronograma: a primeira chamada ocorre às 8h e segunda às 9h, com término às 16h.

Confira a nominata da chapa única:

-> Comodoro: Manuel Antonio Ruttkay Pereira
-> Vice-Comodoro Administrativo: Pedro Antonio Pereira Pesce
-> Vice-Comodoro de Esportes: Rodrigo Porto Castro
-> Vice-Comodoro de Obras e Patrimônio: Antonio Joaquim Machado
-> Vice-Comodoro de Desenvolvimento e Marketing: Günther Reginaldo Staub

Preparativos finais para a Regata Nando Krahe

O calendário naútico de 2016 não poderia deixar de terminar sem um dos evento mais tradicionais realizados pelo CDJ. Depois de ser adiado em duas oportunidades devido ao mau tempo, a Regata Nando Krahe será realizada no sábado, dia 17 de dezembro. Momento para homenagear mais uma vez um dos destaques da vela do Clube dos Jangadeiros, que faleceu prematuramente, em outubro de 2012, aos 42 anos,

A competição, como nas outras duas edições, busca reunir os velejadores de diversas épocas da classe Snipe (categoria em que Nando competia), desde os anos 70 até o ano 2000, divididos em várias categorias.

Aliás, ele teve uma presença marcante na classe Snipe. Com a parceria de George Nehm, o Dodão, conquistou o vice-campeonato no Mundial de Snipe, disputado no CDJ em 1993, além do título do Campeonato Brasileiro de Snipe, em 1994.

O prêmio que dá o título da Regata Nando Krahe é o mesmo conquistado no último torneio disputado pela dupla, em 1994, em Palma de Mallorca, na Espanha: o Troféu Princesa Sofia, que foi doado pelo pai de Nando, João Fernando Krahe.

Na edição deste ano, o custo de participação é de R$ 40 para maiores de 12 anos e de R$ 30 para quem estiver abaixo desta faixa etária. O valor da inscrição contempla também um almoço mais bebida.

Sócio em foco: Antonio Rosa

Para 2017, os grandes desafios no início do ano são o Brasileiro de Snipe e Laser. “Agora é treinar, treinar e treinar”

Antonio Rosa, o Totó, é um dos grandes talentos da nova geração da vela no Jangadeiros. Como reconhecimento, o jovem foi um dos atletas laureados na festa em homenagem aos 75 anos do CDJ. Só neste ano, ele ganhou dois títulos estaduais na classe Laser, um no Standard e outro no Radial. Sócio do Clube desde 2004, Antonio conheceu as nossas dependências por intermédio do seu padrasto e foi nessa época que, aos oito anos, o garoto começou a ensaiar suas primeiras velejadas.

“Comecei na escolinha (EVBL) muito cedo e logo fiz grandes amigos que levo para vida toda. Foram eles e a ótima estrutura do Jangadeiros que me incentivaram a seguir na vela”, recorda. Além disso, o jovem se inspira em Átila Pellin, professor da flotilha de Optimist, seu grande ídolo no esporte. “Foi o Átila que me iniciou na vela e ele é um cara que tem uma história de vida muito bacana e também tem muita informação e conselhos para passar”, conta.

Se continuar no esporte é um desejo de Totó, a faculdade de Engenharia de Produção também é uma realidade. Já na metade do curso, o jovem ainda não sabe o que o futuro lhe separa, mas, tal qual Eminem – um dos artistas mais presentes em sua playlist – na música Not Afraid, ele não terá medo de tomar uma posição quando a hora chegar.

“Por enquanto, vou conciliando os dois [vela e faculdade]. Mas não quero pensar nisso agora, sou muito jovem e também quero curtir a vida. No futuro, quem sabe, posso vir a disputar uma Olimpíada”, pondera.

Por falar em Olimpíada, foi em uma edição dos Jogos em que Antonio viveu um dos momentos mais marcantes no Clube. O garoto recorda como foi a comemoração quando Fernanda Oliveira conquistou a medalha de bronze em Pequim 2008. “Saímos todos do Jangadeiros para recebê-la lá no aeroporto e depois a acompanhamos de volta. Chegando no CDJ, tinha uma festa gigante para ela. Foi muito legal!”, lembra.

Apaixonado por esportes, a atividade física faz parte da rotina da nossa promessa da vela quase o tempo todo. Enquanto não está estudando, Totó gosta de surfar, jogar bola, sempre mantendo o corpo e a mente ativos. Para 2017, os grandes desafios no início do ano são os Brasileiros de Snipe e Laser. “Agora é treinar, treinar e treinar”, finaliza.

Click do associado: o olhar de Bruno Prisco Júnior

Um aficionado por vela e pela fotografia. Assim é possível definir Bruno Prisco Júnior. “São dois hobbies antigos meus e, quando misturados, ficam ainda melhores”, conta Bruno.
Entre suas paisagens favoritas está o Clube dos Jangadeiros, local que frequenta como associado há dois anos.

Apesar do pouco tempo, ele já se sente em casa. “Fui muito bem recebido pela diretoria, pelos marinheiros, pelos prestadores de serviços, enfim, por toda a comunidade”, declara.  A paixão por fotografia e esportes náuticos é tamanha que Prisco criou uma fan page, a Mundo da Vela em Imagens, em que registra encantos e recantos, veleiros do Guaíba e outros cantos do mundo.

Coloco fotos de todos os lugares por onde passo, mas especialmente da nossa região. Tenho planos de dar uma volta ao mundo velejando. Aos poucos vou aprendendo e aumentando os pés do barco até chegar no que considere ideal. Espero poder registrar clicks pelos quatro cantos do globo, num futuro não tão distante. Quem sabe daqui a três, quatro ou cinco anos. Vamos ver, o céu, ou melhor o mar, é o limite”, finaliza.

O céu, uma paleta de cores

Um entardecer, um veleiro, um farol

De cima, o trapiche fica ainda mais bonito

Flotilha de HC 16 recolhe brinquedos

para o Natal das crianças da Praia da Alegria

Secretaria Administrativa do Clube e a Escola de Vela Barra Limpa são os pontos de coleta das doações

A Flotilha Gaúcha de Hobie Cat 16 convida a todos para a já tradicional Velejada Natalina. O encontro acontece no dia 24 de dezembro, com saída prevista para às 14h, partindo do Clube dos Jangadeiros.

Motivados pelo verdadeiro espírito natalino, que na essência é amar e ajudar o próximo, a iniciativa busca, pelo segundo ano consecutivo, fazer a diferença para várias crianças carentes que vivem nas imediações da Praia da Alegria, na vizinha Guaíba. O sócio Clóvis de Oliveira, um dos organizadores do evento, explica como funcionará a edição deste ano.

“Contaremos com um bote de apoio e dois pontos de coleta para doação de brinquedos: a Secretaria Administrativa do Clube e a Escola de Vela Barra Limpa. Quem puder participar verá que a criançada, que varia de dois a uns 13 anos, recebe os barcos com grande entusiamo e até alguma desconfiança. Mas com pouco tempo se integram ao grupo fazendo aquela festa”, completa.

Flotilhas de Snipe, Laser, 29er, Flash, Wind e todos aqueles que quiserem participar serão muito bem-vindos. Ainda não foi definido quem será o Noel neste ano, uma surpresa até para os organizadores.

“Ao invés das renas, o nosso Papai Noel, que talvez se faça acompanhar por uma Mamãe Noel, deslizara sobre as águas no comando do seu Hobie Cat, acompanhando de vários outros barcos, inclusive, de outras classes, justamente para demonstrar que na água somos, sim, uma grande família”, finaliza Clóvis, que, assim como Aleksander Vasconcellos, já foi o Noel nos outros anos.

Agenda de eventos

Jangadeiros na mídia

Zero Hora, 3 e 4 de dezembro

Zero Hora Online

(http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/almanaque-gaucho/noticia/2016/12/clube-dos-jangadeiros-completa-75-anos-no-dia-7-de-dezembro-8585961.html)

Blog Rede Social, Zero Hora, 7 de dezembro

(http://zh.clicrbs.com.br/rs/opiniao/colunistas/rede-social/noticia/2016/12/clube-dos-jangadeiros-comemora-75-anos-com-jantar-em-porto-alegre-8651282.html)