Jangada News – 06 de outubro de 2016





Jangada News
Newsletter do Clube Jangadeiros – Porto Alegre – Edição 06 de outubro de 2016

É neste sábado! Ainda dá tempo, garanta seu ingresso para a Festa Hobie Night

Sábado, a partir das 21h, a Sede da Ilha do Jangadeiros vai servir de cenário para a super festa organizada pela flotilha de Hobie Cat do Clube. Além das atrações já confirmadas anteriormente – a cantora de MPB Ana Negrelo e o DJ Eduardo Irigaray – , o evento também terá o show da banda Rock Fevers para diversificar ainda mais a playlist.

“Inicialmente, seriam duas atrações em termos musicais, mas como somos perfeccionistas e a ideia é mostrar o potencial que tem o nosso clube, conseguimos confirmar mais esse show”, conta Mário Dubeux, capitão da flotilha de Hobie Cat do Jangadeiros.

Além da boa música, a Hobie Night contará com um menu caprichado. Os quitutes incluem os hambúrgueres artesanais do food truck Espírito Radical e um cardápio especial do Restaurante da Ilha. Durante a noite, também vai rolar um sorteio de dois cursos de iniciação na Escola de Vela Barra Limpa!

Ainda dá tempo de garantir o seu ingresso! As pulseiras custam 90 reais e incluem três latinhas de cerveja mais um pancho. Para adquirir a sua, é só ir à Central de Eventos do Clube, até a loja Rabusch do Barra Shopping Sul ou na Ipanema Sports! “A Hobie Night será um sucesso. Quem vier, verá! Eu vou”, finaliza Dubeux.

Velejaço dos 75 anos também acontece neste final de semana

Além da festa Hobie Night, o Jangadeiros tem outro evento especial neste final de semana: o Velejaço dos 75 anos. Depois do sucesso do encontro de inverno, é chegada a hora de reunir os amigos cruzeiristas novamente, agora, na primavera.

Em uma velejada com pernoite até o Araçá, os cruzeiristas serão recebidos com um churrasco assado pelos próprios funcionários do Clube. O valor é de 30 reais por velejador e as inscrições podem ser feitas na Secretaria do Clube. A largada está prevista para este sábado, às 11h.

“Reunir os cruzeiristas do Jangadeiros em um final de semana vai ser muito bom. É um momento de toda a camaradagem se juntar. Eu, por exemplo, vou com o barco do meu amigo, Paulo Vier”, adianta Gilberto Carvalho, sócio do CDJ.

Paulo Vier, que levará Gilberto consigo, também falou da importância da confraternização: “O clube realiza bastante eventos em competições, reuniões assim não são tão frequentes. Nós, cruzeiristas que não disputamos campeonatos, mas gostamos de velejar, às vezes precisamos de incentivos como esses. Precisamos tirar um pouco da inércia, desencalhar os barcos do trapiche”, comenta.

Pedro Boletto, Diretor de Cruzeiro do Jangadeiros e organizador do Velejaço dos 75 anos, reforça o convite: “Queremos contar com todos os cruzeiristas do clube e seus familiares nesse primeiro evento da primavera. Sempre lembrando que esse é um encontro deles, para eles. E nós queremos garantir que dê tudo certo”, finaliza.

 

 Jangadeiros no lugar mais alto do pódio


Atletas do CDJ são destaque na etapa do Campeonato Estadual de Snipe e 29er

O último final de semana foi muito especial para o Jangadeiros. O clube, além de sediar uma etapa do Campeonato Estadual nas classes Snipe e 29er, sagrou-se também, na figura de seus atletas, como o principal vencedor nos três dias de competição.

Na classe 29er, Breno Kneipp e Ian Pain foram os grandes campeões, perdendo apenas uma das seis regatas. Breno, que treina no Clube desde os sete anos, classificou o feito como muito importante para o restante da temporada. “Esse título serve como um prêmio para o próximo campeonato, que é na Copa da Juventude”, afirma. A segunda posição ficou com Lorenzo Bernd e Nicolas Muller, também do CDJ.

Na classe Snipe, a soberania foi mantida. Na categoria juvenil, Pedro Zonta e Thomas Rodrigues ficaram com o título. Pedro ressaltou a dificuldade da competição e lembrou que o clube conta com ótimos velejadores. Já Thomas, além dos obstáculos, destacou o gostinho especial de velejar no Jangadeiros.

Na categoria adulto, o lugar mais alto do pódio também ficou com os nossos atletas. A dupla formada pelo multicampeão Alexandre Paradeda (Xandi)e por Lucas Mazim foi quem levou a melhor. Mesmo velejando juntos pela primeira vez, os competidores mostraram sintonia para vencer as fortes rajadas de vento.

Mais acostumado a competir na classe Laser, Mazim enalteceu a nova parceria formada com Xandi e disse que já pode aprender muito com ele. Já Alexandre destacou a grande presença de barcos do CDJ na competição.“Foram 14 barcos do clube, são 28 velejadores. Caras que estavam um pouco afastados e voltaram, muito cara jovem também. É uma classe que consegue juntar várias gerações”, completa. Além deles, o Jangadeiros também teve atletas nas sete primeiras posições da classe.

Ao final das premiações, o comodoro Manuel Ruttkay Pereira lembrou que eventos como esse trazem o que há de mais bonito no iatismo: a oportunidade de reunir pessoas com idades diferentes e histórias também distintas dentro da vela. “Nós temos aí a vitória do nosso vice-comodoro esportivo, eu não sei quantas vezes ele já ganhou o Campeonato Estadual de Snipe. Um exemplo maravilhoso, no qual os mais jovens certamente podem se inspirar”, finaliza.

Na oportunidade, ele também aproveitou para saudar aqueles que estão nos primeiros anos de sua trajetória como atletas e disse que a chegada de novos barcos, prevista para os próximos meses, é uma oportunidade de presentear os mais jovens. “Os mais antigos velejam, mas quem vai realmente ganhar com eles é o jovem iatista. O projeto é preparar atletas para um futuro olímpico. Então, eu tenho certeza que nós ainda temos um trimestre muito importante pela frente”, destaca o Comodoro.

Sobre os 75 anos do Jangadeiros, Manuel adiantou que muita coisa vai acontecer – inclusive uma festa. “Nós temos que ter alguns rituais de passagem bonitos e marcantes para mostrar não só que estamos vivos, mas que continuamos fazendo esse Clube cada vez melhor”, explica.

Parabéns a todos os velejadores!

Súmula 49er: http://bit.ly/2dnFOF4 
Súmula Snipe: http://bit.ly/2d6Nuu8  

 Fernanda Oliveira e Ana Barbachan receberão homenagem do Governo do Estado (RS)

Nossas atletas olímpicas, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, juntamente com os outros competidores gaúchos que disputaram os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, receberão na próxima segunda-feira (10) uma homenagem do Governo do Estado em conjunto com a Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos. A solenidade de outorga da Medalha João Saldanha e da entrega do Diploma de Participação inicia-se às 16h, no Palácio Piratini.

 Clube prepara o acesso para receber eventos

 

 

Nesta semana, as bóias do canal receberam manutenção, preparando o acesso ao Jangadeiros para o Troféu Cayru e as regatas comemorativas aos 75 anos do Clube. As festividades já iniciam neste final de semana.

 Troféu Cayru 26 anos: muita história nas águas do Guaíba

Nos dias 22 e 23 deste mês, acontece no Jangadeiros a XXVI edição do Troféu Cayru, evento mais tradicional da Vela de Oceano do Clube. Criada em 1991, para prestar uma homenagem ao barco Cayru, do patrono fundador do CDJ, Leopoldo Geyer, a competição é uma etapa do campeonato estadual da classe. Mas ela é muito mais que uma regata, uma parte de um torneio, ela é mais uma forma de lembrar a nossa história de quase 75 anos.

Em 1935, ainda chamado Cayruzinho, o veleiro de Leopoldo Geyer foi lançado ao mar para celebrar o centenário da Revolução Farroupilha. Ele também foi uma das primeiras embarcações a cruzar a Lagoa dos Patos, fazendo o trajeto entre a capital e Rio Grande.

Com tanta história reunida, ganhar o Trófeu Cayru tem um gostinho especial, principalmente para quem é do Clube, caso de Xico Freitas, atual bicampeão do Fita Azul da etapa. “É uma forma de homenagear o fundador do Clube, a pessoa que plantou a sementinha aqui em Porto Alegre e que trouxe a vela aqui para o Sul”, completa.

Favorecido pelos ótimos ventos da primavera, o Trófeu Cayru ainda conta com um percurso muito bonito, de ida e volta até a Ilha das Pombas, em Itapuã. Rodrigo Castro, Diretor de Vela RGS do Jangadeiros, acredita que teremos uma excelente participação. “O evento conta pontos para o campeonato estadual. Quem vem com bom resultado precisa confirmar o bom momento e quem não vem ainda tem a chance de evoluir”, conclui.

No nosso site você já pode conferir o menu esportivo com os avisos e instruções de regatas do Troféu Cayru.

 Comemore o Dia das Crianças no Jangadeiros

 Em Foco: o sócio Rogerio Morganti

“O Jangadeiros é um todo, não tenho lugar preferido, gosto de estar próximo aos barcos, gosto dos restaurantes, das churrasqueiras e de navegar”. É assim que o empresário Rogério Morganti, 70, começa a descrever sua relação com o Clube.

Sócio há mais de 25 anos, Morganti começou cedo sua vida náutica. Ainda quando solteiro, ele preferia a velocidade das lanchas e tinha no delta do Rio Jacuí um de seus destinos preferidos. Com o passar do tempo, já casado com sua esposa Lurdes e pai de um filho pequeno, Mario Alexandre, os rumos dos ventos levaram o empresário até o Jangadeiros, onde ele passou a se interessar também pela vela.

Foi na Escola de Vela Barra Limpa que a família buscou aprender um pouco mais sobre o esporte. “Tivemos a sorte de ter encontrado como Diretor da Escola, Kurt Egon Keller, a quem devo a minha iniciação na vela e, com toda certeza, a rápida evolução que tive. O Kurt foi um grande incentivador e motivador de tudo, ou quase tudo, que fiz como velejador”, reconhece.

Ainda na Escola de Vela, Morganti comprou o seu primeiro veleiro, um Cal 9.2 chamado Afilado, que tinha sido utilizado por outros grandes sócios do Jangadeiros. Na companhia de Kurt Keller conheceu o Guaíba e, posteriormente, a Lagoa dos Patos. “Pouco tempo depois comprei um Bahamas 40, que foi a porta de entrada no oceano”, revela.

Mais do que um ambiente para exercer uma das suas principais paixões, o Jangadeiros, para Rogério, é o melhor local da capital gaúcha para aproveitar os finais de semana. É também onde ele encontra o combustível necessário para enfrentar os dias seguintes. “É um local de uma beleza plástica inigualável, seguro e que tem a paz que só a proximidade com a água possibilita”, finaliza.

 Guincho volta a funcionar

 

Passados 40 dais, e depois de passar por um reforço no mancal e ter a substituição de dois cabos de aços, um de 100 e outros de 130 metros, o guincho responsável por içar os barcos da água voltou a funcionar esta semana. Você, sócio, já pode solicitar o seu Agendamento de Guindaste com o Marcelo, responsável pelo porto, para realizar eventuais reparos em sua embacação.

 Aproveite as vantagens de ser um sócio do Jangadeiros e prepare suas férias

Aracaju é um ótimo destino para seu descanso

Já começou a pensar nas férias de verão da sua família? A partir de hoje, a Jangada News traz dicas de cidades espalhadas pelo Brasil – e fora dele – para você curtir momentos de lazer com todas as vantagens de ser um sócio do CDJ.

O Jangadeiros tem convênios com diversos clubes náuticos nacionais e também mantém parcerias com agremiações no exterior, a exemplo do Club Nautico y Pesca Piriápolis, do Uruguai, e do Club Náutico Internacional Hemingway, de Cuba.

Esses locais oferecem diferentes benefícios aos sócios do CDJ: desde estadia dos barcos em suas dependências até a possibilidade usufruir de sua infraestrutura interna. Dentre as opções, a capital do Sergipe é uma ótima alternativa para você passar as férias com a sua família.

Além de contar com o suporte do Iate Clube de Aracaju, você também poderá aproveitar as belezas naturais da região. Para quem gosta do fundo do mar, o Oceanário de Aracaju apresenta 60 espécies de animais de águas doce e salgada. Mantido pelo Projeto Tamar, o espaço tem formato de uma tartaruga marinha.

O ponto turístico fica na Praia de Atalaia, uma das mais conhecidas da capital. É na sua orla que os principais atrativos da cidade estão reunidos. O local é próprio para a prática de esportes e se diferencia por seus lagos artificiais, ideais para a turma do windsurf.

Outro passeio interessante é navegar de catamarã pelos rios Sergipe e Vaza Barris, que banham a cidade. Para finalizar nossas dicas de hoje, uma atração que fica a 60km da capital, na cidade de Pirumbu. A Lagoa Redonda é perfeita para banhos e leva esse nome por ser cercada de dunas. De cima desses montes de areia, é possível avistar o mar e o mangue. Vale conferir!

Lembrete: ouvidoria com o vice-comodoro é no próximo final de semana

 

Tem sugestões e dicas de melhorias para o clube? Aproveite essa oportunidade para compartilhá-las conosco! Nos dias 15 e 16, o vice-comodoro Günther Staub estará à disposição do associado que tiver contribuições para o nosso Jangadeiros. O encontro irá acontecer no Restaurante da Ilha, das 11h às 13h. Em caso de chuva, a ouvidoria será transferida.

Flashes 75 anos: Relembre um pouco na história do clube

 A turma do

A turma do “Divirta-se aprendendo a velejar”, em 1985

O fundador, Senhor Leopoldo Geyer, auxiliado pelo Comodoro Carlos Voegeli, e Roberto Krahe, inaugura a placa alusiva à conclusão das obras da ilha, em 7 de dezembro de 1981

O fundador Leopoldo Geyer prestigia as regatas do Campeonato Mundial de Snipe no Jangadeiros. Na imagem, é cumprimentado pelo Cônsul do Japão. Entre eles, Egon Sohni e à esquerda, Edgar Frederico Hasselmann, atleta de Niterói, RJ

Próximos eventos

Data Evento Local
08/10 Festa Hobie Night Sede da Ilha, CDJ
08 e 09/10 Velejaço 75 anos Clube dos Jangadeiros, POA
15 e 16/10 Campeonato Estadual de Soling, HC 16 e HC 14 – 2ª etapa Clube dos Jangadeiros, POA
15 e 16/10 Campeonato Estadual Classe Laser, 420 e 29er Veleiros do Sul, POA
15/10 Dia das Crianças Sede da Ilha, CDJ
22 e 23/10 Troféu Cayru de Vela de Oceano – 2ª etapa Estadual Clube dos Jangadeiros, POA

 

Jangadeiros na Mídia

 

Jornal do Comércio (Editoria “Vida Social”, seção “múltiplas”) – Edição do dia 06 de outubro. 

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site Nosso Instagram