Jangada News – 05 de agosto de 2016





Jangada News
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 05 de agosto de 2016

Retificação

Por problemas técnicos do sistema de produção do Jangada News, a matéria “Conheça o comodoro Manuel Ruttkay Pereira” foi publicada com problemas de configuração, ficando impossível uma leitura contínua e integral. Pedimos desculpas e por esta razão estamos reenviando a News com a matéria ajustada.  

Começa a Olimpíada Rio 2016! 

Acabou a espera! A maior festa do esporte mundial já começou e o Clube dos Jangadeiros está presente no Rio 2016! A dupla Fernanda Oliveira e Ana Barbachan compete pela classe 470 e já tem data para cair na água pela primeira vez: será na próxima quarta-feira (10). Você já agendou no seu calendário para não perder nenhum momento deste evento histórico? Ainda não? Então anote aí e não deixe de acompanhar todas as regatas das meninas, sua torcida é fundamental!

 

Marina da Glória, local de competição da Vela

Olha só os dias que nossa dupla olímpica vai competir:

10 de agosto (quarta-feira)
Regata 1 – 13h15
Regata 2 – sem horário definido

11 de agosto (quinta-feira)
Regata 3 – 13h05
Regata 4 – sem horário definido

12 de agosto (sexta-feira)

Regata 5 – 13h15
Regata 6 – sem horário definido

14 de agosto (domingo)

Regata 7 – 13h05
Regata 8 – sem horário definido

15 de agosto (segunda-feira)

Regata 9 – 13h15
Regata 10 – sem horário definido

17 de agosto (quarta-feira)

Regata de medalha – 13h15

Conheça o Comodoro Manuel Ruttkay Pereira

Neto de húngaros pelo lado materno e de uma família tradicional de médicos de Porto Alegre por parte de pai (seu avô é o Professor Oscar Pereira, que dá nome à avenida na Zona Sul, seu tio-avô é o Professor Manuel Pereira Filho, que dá nome ao pavilhão de doenças pulmonares da Santa Casa e seu pai, Manuel May Pereira, foi diretor de Faculdade de Medicina e Professor Emérito em duas Universidades), Manuel Ruttkay Pereira nasceu em Porto Alegre há 62 anos. Médico pediatra (formado pela UFRGS em 1977, com mestrado, doutorado e especialização no Canadá), professor nas Faculdades de Medicina da UFRGS e PUCRS, marido, pai e avô, o Comodoro divide o pouco tempo que resta entre suas outras paixões: automóveis, fotografia e o Clube dos Jangadeiros. O CDJ, aliás, não é uma paixão exclusiva de Manuel, a sua família estava presente no clube desde a fundação. “Meu avô, Lázsló Ruttkay, velejava na Hungria e, quando veio para Porto Alegre, foi convidado pelo fundador do Clube, Leopoldo Geyer, para se juntar ao Jangadeiros”. E esse amor pelo clube foi passando de geração para geração. “Minha mãe foi dependente do meu avô, logo depois meu pai se ligou ao Clube, e eu fui dependente de sócio, sócio aspirante e hoje sou sócio proprietário ilha. Minhas filhas, Luciana e Denise, também são sócias, e meus netos já representam a quinta geração da família no Jangadeiros.” Segundo o Comodoro, esse legado do Janga não é por acaso. “O Clube tem essa magia de fazer as pessoas se apaixonarem. Mesmo quem não tem ligação com a vela se encanta.

”A infância de Manuel foi quase toda dentro do Jangadeiros. Apesar de só começar a velejar aos 14 anos, o Comodoro sempre frequentou muito o clube com toda a sua família. “Quando criança curti muito as coisas da terra do Jangadeiros. Tenho lembranças dos banhos no rio, dos jogos de vôlei e futebol no que hoje é a quadra de tênis, da época sem ilha, de quando ela estava sendo construída e como desaparecia quando o rio subia ou aumentava quando o rio descia”. Dos irmãos, ele foi o que começou na vela mais tarde. Manuel velejou na classe Pinguim por alguns anos, participando inclusive de campeonatos brasileiros, sul-americanos e mundiais. “Mas não me pergunte a minha classificação”, ele fala entre risos. “Tive aquela fase que achei que seria um grande iatista”. Hoje, o Comodoro possui um barco de 25 pés que usa para passear, com a esposa Beatriz, também médica e companheira de todas as horas, filhas, genros e netos pelas águas do Guaíba.

 

À esquerda, o Comodoro, sua filha Luciana e a neta Marina. À direita, Manuel, o irmão e o pai, Manuel May Pereira

Manuel sempre se considerou um sócio low profile, que ia para o clube para curtir com a família e os amigos. Porém, isso mudou quando foi convidado por Paulo Renato Paradeda e Carlos Franco Voegeli para candidatar-se a uma vaga no Conselho Deliberativo do Clube. “O convite foi tentador, eu achei que podia devolver ao Jangadeiros alguma coisa do que ele me deu”. Manuel optou por aceitar a proposta. A ideia deu tão certo que pouco tempo depois se tornou vice-presidente e em, seguida, presidente do Conselho, função que exerceu por 12 anos. A comodoria também nunca esteve nos seus planos, até que alguns amigos o induziram a se candidatar. “Confesso que relutei pelo tipo de vida que eu tenho. Como médico, não há hora certa para trabalhar e tudo é muito corrido, mas depois percebi que eu deveria dedicar-me a essa nova função e exercê-la ao lado de pessoas queridas, apaixonadas e competentes, como são meus vice-comodoros Antonio Joaquim, Gunther, Pedro e Xandi”.

 

À esquerda, Manuel e a esposa, Beatriz. À direita, Comodoria do Jangadeiros

Eleito em 2014 e já fazendo um balanço do período, Manuel lembra que vivemos uma época política e economicamente complicada, mas acredita que a gestão atual está realizando uma administração boa e com pés no chão. “Estamos administrando os centavos, otimizando e aperfeiçoando as estruturas do clube e, ao mesmo tempo, conseguindo avançar em coisas muito positivas como a regularização das áreas e prédios junto ao município, legalização da área norte da ilha junto ao farol e a aprovação do projeto Preparando o Futuro Olímpico. Esse último propiciará a vinda de recursos para colocar novos equipamentos de navegação o que, literalmente, catapultará o Jangadeiros ainda mais alto”.

 

Para ele, na sua função atual, o maior desafio é estimular que o clube continue cada vez mais amigável para o associado, e ao mesmo tempo prosseguir qualificando a vela de competição. “Isso é algo que deve ser um objetivo, mas nem sempre é fácil de obter. Metade do quadro social não navega, não tem barco e precisa ter suas reivindicações atendidas. Isso sem jamais descurar do motivo pelo qual o Jangadeiros se tornou o que é hoje: um clube de ponta no iatismo de alta performance e também um pioneiro no ensino da vela e no estímulo à arte de navegar. Nossa utopia é de que esses avanços e melhoramentos podem acontecer ao mesmo tempo, satisfazendo a gregos e troianos ”.

“O futuro só a Deus pertence, mas me enxergo auxiliando o Clube no que for possível e velejando com meus netinhos, dentro ou fora dos barquinhos que já prometí para cada um deles, de forma escrita inclusive, no momento em que nasceram! O fazendeiro e criador de cavalos presenteia o recém-nascido com um potrinho, eu presentei com um Optimist!”

 Queijos e Vinhos terá som do DJ Eduardo Irigaray

Com 20 anos de experiência, o DJ oficial da rádio Antena 1 FM foi o escolhido para embalar a noite do Queijos e Vinhos. Com uma playlist variada, que vai dos anos 80 à musica nacional, Eduardo promete colocar todo mundo para dançar. O DJ é conhecido do público gaúcho, já que costuma ser bastante solicitado em clubes da capital, além de ter atuado por quatro anos no Dado Bier, onde recebeu o prêmio da Revista Veja como O Melhor Local para Dançar.

No cardápio, uma seleção de queijos, além de geleias, patês e variedades de pães. Os vinhos também foram cuidadosamente escolhidos para garantir a melhor experiência para os associados.

ANOTE: O evento será no dia 20, a partir das 20h, no bonito espaço da Sede da Ilha. Os ingressos já estão disponíveis na Central de Eventos ou Secretaria Administrativa.

Parabéns Breno Kneipp e Ian Paim, terceiro lugar na Flotilha Bronze do Mundial de 29er

Terminou no último sábado (30) o Campeonato Mundial de 29er em Medemblik, na Holanda. Com dez regatas disputadas, nossos velejadores Breno Kneipp e Ian Paim obtiveram ótimos resultados e conquistaram o terceiro lugar na Flotilha Bronze. Os campeões foram os australianos Tom Crockett e Harry Morton.

Este foi o primeiro campeonato mundial da dupla. De volta a Porto Alegre, os atletas do Jangadeiros valorizam a experiência. “Aprendemos muito velejando com o pessoal dos outros países”, diz Ian, de 16 anos. Ele lembra que o vento foi um fator importante na competição, já que mudou muito durante o evento, indo de 4 a 20 nós. “Isso dificultou um pouco porque até mesmo entre as regatas o vento variava bastante”, conta.

Para Breno, de 15 anos, a variação do vento tornou o campeonato muito justo, pois “tanto quem era pesado ou mais leve pôde ir bem”. Para ele, “esta é uma experiência que todo velejador deveria passar”. Breno conta que aprendeu muito com os outros atletas no campeonato, além de terem feito vários amigos. “Todos os dias depois da chegada em terra tinha uma roda para que todo mundo pudesse ficar conversando e interagindo, era ótimo”.

Os próximos desafios da dupla agora são a Copa da Juventude no Rio de Janeiro, agendada para outubro, e a Copa do Brasil, em dezembro, que acontecerá em Porto Alegre no Clube dos Jangadeiros!

Vem aí a 3ª Copa Quebra Gelo de Oceano

 

Atenção velejadores das classes ORC Internacional, BRA RGS, J-24 E Microtoner 19, preparem-se! A Copa Quebra Gelo já está com data marcada: será dias 27 e 28 de agosto. As inscrições serão abertas na Secretaria Esportiva do Clube no dia 20. O campeonato marca a abertura da temporada do 2º semestre.

Não fique de fora!

 Agasalhos foram entregues à Defesa Civil

O Vice-Comodoro de Planejamento e Marketing, Günther Staub, e a Assistente Administrativa, Adriana Barbosa, foram à Defesa Civil na tarde desta quinta-feira (4), entregar as roupas, sapatos e cobertores arrecadados com a Campanha do Agasalho 2016. Segundo Staub, este é o segundo ano consecutivo que a ação é realizada. “O Clube entende que é necessário se solidarizar com pessoas que necessitam estar mais agasalhadas e nós fazemos isso com muito alegria e muita boa vontade porque antes de ser um clube, somos seres humanos e nós estamos fazendo isso em solidariedade aos nossos irmãos, seres humanos também”.

 

O Jangadeiros continua arrecadando agasalhos e produtos de higiene pessoal até o fim do inverno. Não deixe de contribuir.

Inauguração do campo de futebol terá partida entre associados


Será no próximo sábado (13), a partir das 16h, a primeira partida depois da revitalização do campo de futebol! A ideia é do sócio Marcelo Gib, que afirma que até agora oito associados já confirmaram a participação. “Quem quiser jogar, será bem-vindo”, ele afirma.

O objetivo é reunir o pessoal para um “joguinho mais light” (como Marcelo se refere). Para participar, é só ir até o clube no dia e horário marcado e aproveitar.


“Queremos movimentar mais o clube fora da temporada de verão. A maioria dos amigos não tem barco e vão muito ao CDJ por causa das crianças, é legal termos outras atividades”. Marcelo Gib

 Jangadeiros na Mídia

O Sul – Dupla do Clube dos Jangadeiros tenta medalha na vela da Olimpíada

Notícias Náuticas – Fernanda Oliveira e Ana Barbachan representam o Brasil na classe 470 da vela

Alma Náutica – Dupla do Jangadeiros nas Olimpíadas Rio 2016

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site