Jangada News – 03 de fevereiro de 2016





Jangada News
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 3 de fevereiro de 2016

 Xandi Paradeda e Átila Pellin são vice-campeões do Brasileiro de Snipe

Mais um título para o super atleta Alexandre Paradeda e Átila Pellin, desta vez no 67º Campeonato Brasileiro de Snipe, encerrado na sexta-feira (29), na Bahia. A dupla honrou a camiseta do Jangadeiros com a conquista do Prata na competição, com 35 pontos. Os baianos do Yacht Club Bahia, Mateus Tavares e Gustavo Carvalho, foram os campeões, com 19 pontos. Nossas outras duplas também figuram bem no TOP 10: Roberto Paradeda e Rodolfo Streibel, 4º, com 47 pontos e Gabriel Kieling e Lucas Mazim, 8º, com 69 pontos. Mais orgulho para o Janga!

Confira a súmula: http://yachtclubedabahia.com.br/wp-content/uploads/2016/01/Resultados-provis%C3%B3rios-18h58-29-de-Janeiro-de-2016.pdf

Crédito da foto: Maurício Cunha

Alexandre Paradeda

Para quem não é do mundo da vela, vale lembrar que o Xandi Paradeda tem um longo histórico de vitórias em sua carreira, com mais de quarenta títulos nacionais e internacionais em várias classes do Iatismo. Na classe Snipe, já venceu por dez vezes o certame nacional e foi campeão brasileiro em 2015. Além das duas medalhas Pan-Americanas destaca- se ainda o de campeão mundial da classe em 2001, juntamente com o proeiro Eduardo Paradeda.

“Foi um ótimo campeonato, com 56 barcos. Tivemos as 10 regatas programadas. Competição dura de vento, onde disputamos o título até a última regata, mas fomos superados pelo atuais campeões mundiais, Mateus Tavares e Gustavo Carvalho”

Átila Pellin

Principal técnico da classe Optmist do Jangadeiros, com a orientação de Átila, 27 anos, os jovens velejadores do Clube estão conquistando importantes títulos de campeões internacionais e nacionais, como os do Sul-americano de 2011, em Algarrobo, no Chile, e o de Porto Alegre, em 2013. No ano passado, a flotilha do Clube foi considerada a melhor do País no Brasileiro de Optmist, no Rio, e este ano repetiu o mesmo destaque no 44º Campeonato Brasileiro de Optmist, em Jurerê, Santa Catarina. 
Também como técnico, conquistou o primeiro lugar no Brasileiro da classe 420, em Búzios. Gaúcho de Porto Alegre, Átila Pellin está há 16 anos no iatismo, desde o ano 2000. E como ele mesmo diz “o Janga foi a minha grande escola e o meu maior orgulho é ver a nossa flotilha como exemplo entre tantos competidores”.

“Saímos satisfeitos com o resultado, ainda mais pelo pouco tempo de treino juntos”

 “Bronze” para Fernanda Oliveira e Ana Barbachan na Copa do Mundo de Vela em Miami


Depois de uma semana de competições pela Copa do Mundo de Velas em Miami, nossas atletas olímpicas, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan (à direita), conquistaram mais um importante título para suas carreiras. Após velejar a Medal Race da classe 470/feminino, realizada no sábado (30), com vento norte, variando de 6 a 8 nós, a dupla encerrou a competição em 3º lugar, com 48 pontos. As chinesas Shasha Chen e Haiyan Gao foram as campeãs da Copa, com 35 pontos, seguidas das austríacas Lara Vadlau e Jolanta Ogar, com 40 pontos. Seguem os treinos em contagem regressiva para o início das Olimpíadas, de 5 a 21 de agosto.

Confira a súmulahttp://www.sailing.org/worldcup/results/index.php?rgtaid=18785&evntid=36372&view=fleetevent&includeref=regattaresults23235#results__18785

Nossa memória


Cayrú na exposição, pelo sócio benemérito, Claudio Aydos, integrante do Jangadeiros desde a fundação. Na foto, com a esposa Lucy.

“Em 1935, para comemorar o centenário da Revolução Farroupilha, o governo do Estado do Rio Grande do Sul realizou, em Porto Alegre, a grande Exposição Farroupilha. Foi um evento de tal magnitude, que tenho dúvidas de que hoje seja possível realizar algo tão grandioso. O parque da Redenção ficou praticamente todo ocupado por inúmeros pavilhões, pelo menos um para cada estado da federação, nos quais eram expostos produtos agrícolas e industriais de cada região do Brasil. Havia ainda um pavilhão, lembrando um navio, que era um grande cassino e também um enorme parque de diversões. O maior pavilhão de todos, era o do Rio Grande do Sul, conhecido como Pavilhão da Indústria Rio-grandense.

Nosso patrono, Leopoldo Geyer, que não perdia uma oportunidade de fazer propaganda do esporte da vela, tratou de colocar em exposição, ali, seu novo barco Cayrú, recém-construído. Como se vê na foto, o Cayrú estava garbosamente exposto, com vela e tudo e embandeirado em arco, constituindo-se numa das grandes atrações do Pavilhão do Rio Grande do Sul. Em cada bordo, ao longo do costado, foi instalada uma escada, com corrimão e tudo, de forma que as pessoas subiam por um bordo, acessavam o cockpit, davam uma olhada para o interior da cabine e desciam pelo outro bordo. Tão grande era a curiosidade despertada pelo Cayrú, que se formavam filas pelos interessados em visitá-lo. Fica aqui mais um aspecto importante da vida do “Cayruzinho”, que não é muito conhecido”.

 “San Chico 3” conquista o 3º lugar no 27º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina

Na classe mais numerosa da competição, a ORC, a embarcação “San Chico 3”, do Jangadeiros, conquistou o 3º lugar do Circuito, com 20 pontos. Com vento nordeste variando entre 10 e 15 nós, a última regata da competição também encerrou no sábado (30). Completaram o pódio geral o “Catuana KIM”, de Santa Cataria, em 1º lugar (9 pontos), seguido do “Miragem”, do Rio de Janeiro, em 2º (16 pontos).
Guerrearam na tripulação do “San Chico 3” Francisco Freitas (comandante), Xico Freitas (timoneiro), Fernando Thode (tático), Damien Bercht (grande), Nando Cavalli (escotas), Pedro Mota (escotas), Rodrigo Rosa (adriça), Rogério Ruschel (mastro), Márcio Rosa (proeiro) e Guilherme Plentz (tripulante mirim).

Confira a súmulahttp://icsc.com.br/wp-content/uploads/2016/01/Corrigida.pdf

Xico Freitas

“A minha equipe era de amigos velejadores, tanto do Jangadeiros como do Veleiros. Contamos também com a presença do Guilherme Plentz, que acabou de participar do Brasileiro de Optimist. Estamos muito contentes com o resultado, meu pai, o comandante do barco, está muito feliz. Estamos comemorando, eram muitos barcos e ficar entre os primeiros foi uma grande vitória”

 Mesmo em temporais, tudo certo com o “Janga”


A chuva e o forte vento que causaram enormes estragos em toda a Porto Alegre na noite da sexta-feira (1º), felizmente não registrou danos nas embarcações e na estrutura física do Clube. A equipe de marinheiros e os equipamentos utilizados para dar segurança aos barcos foram valentes e garantiram o bom clima e a segurança.

Foto do sócio Cristian Yanzer

 Agora é a vez dos cursos de Oceano e Monotipos na Escola de Vela Barra Limpa

Após o final do Curso de Verão, que reuniu, diariamente, a média de 26 jovens em torno do ensinamentos das práticas da vela, a agenda do Clube reservas outras oportunidades para quem quer estudar o esporte. O Curso de Oceano será ministrado aos domingos, de 6 de março a 3 de abril, sempre das 9h às 15h, e os de Monotipos aos sábados, de 5 de março a 2 de abril, das 10h às 17h. Venha se especializar!

 Telhados novos no Continente

 

 

 

Quem passar pelas proximidades do Espaço Goumert e lojas do Continente irá perceber a movimentação dos trabalhos de renovação dos telhados. É a busca constante da preservação e modernização do patrimônio do Jangadeiros!

 Contas de 2014 apresentada na Assembleia Geral Ordinária

 

Günther Staub, vice-comodoro de Desenvolvimento e Marketing,  Antonio Joaquim Machado, vice-comodoro de Obras  e Planejamento, e Paulo Renato Paradeda, presidente do Conselho Deliberativo, aguardando os associados para apresentar o balanço. 

Conforme consta em estatuto e após aprovação do Conselho Fiscal e Deliberativo, foi apresentada em Assembleia Geral Ordinária, no último sábado (30), o balanço de contas do exercício de 2015.

 

 Em foco: Cristian Yanzer

Conhecido por “guri” entre os amigos do Jangadeiros, o gaúcho Cristian Yanzer é um dos sócios mais recentes do Clube. O Comandante da TAM, de 38 anos, dono do Thesaurus, um veleiro CAL 9.2, compartilhou belíssimas fotos com os leitores do Jangada News. Confira mais abaixo.

Por que escolher o Jangadeiros?

Participo desde novembro de 2014. Acabei comprando o barco de um sócio do Clube, e foi com ele e outros amigos que tive meu primeiro contato com o Jangadeiros.

 

Como surgiu o interesse pelo esporte?

O prazer de velejar vem da minha profissão.Os fundamentos de ambas as atividades, voar e velejar, são os mesmos.

Qual a frequência no Janga?

Busco ir ao Clube em todas as minhas folgas, pelo menos três vezes por semana. Lá, geralmente estou velejando junto de amigos ou na piscina. Quando posso, também vou no “churrasco dos cracas”, nas quartas-feiras.

O que mais curte?

A beleza da ilha, a segurança e as boas amizades. Já fui membro de outros agremiaçôes, mas é no Jangadeiros que encontro tudo isso!

   

Atenção associado!

Em razão do feriado de Carnaval e da pouca demanda de notícias, informamos que a Jangada News não sera publicada na próxima semana. 

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site