ESCOLA BARRA LIMPA DO JANGADEIROS COMEMORA 40 ANOS

Logo após o aniversário de 74 anos, o Jangadeiros celebra outra data histórica não somente para o Clube, mas também para a vela gaúcha. Nesse próximo domingo (20), comemora os 40 anos da Escola de Vela com a regata Troféu Barra Limpa. A competição vai reunir todos os atletas jovens da Flotilha de Optimist do Jangadeiros, a partir das 10h, na raia da Escola, em percurso Barla-Sota. Concorrem as categorias Veteranos, Estreantes e Escola de Vela (crianças que ainda não competem oficialmente). A premiação será às 17h, na própria Escola.

Pioneira no Rio Grande so Sul e uma das mais completas instituições de ensino náutico do país, da Escola de Vela Barra Limpa saíram gerações de atletas que conquistaram títulos nacionais e internacionais, como a atleta Olímpica 2016, Fernanda Oliveira e Alexandre Paradeda. Com a verba conquistada por meio do edital da Confederação Brasileira de Clubes (CBC) para o projeto Preparando o Futuro Olímpico, a escola ganha um significativo impulso de capacitação. Receberá  mais de 35 embarcações para as Classes Optmist, Laser, 29er e Hobie-Cat, além de uma série de novos equipamentos.

 

Inaugurada em 13 de dezembro de 1975, a escola – aberta a sócios e não sócios –  foi uma doação fundamental de Werner Hunshe, em homenagem a seu filho Walter, um jovem iatista que tinha o apelido de Barra Limpa e morreu prematuramente em um acidente de carro nas ruas de Porto Alegre com apenas 19 anos.