San Chico 3 se prepara para o Circuito Conesul
O 23º Circuito Conesul de Vela de Oceano será disputado de 13 a 21 de setembro e tem como novidade nesta edição a volta da classe ORC Internacional. A competição abrirá com as regatas de médio percurso e barlasotas, dias 13 e 14 e no fim de semana seguinte, 20 e 21, a vez das regatas longas: 44ª Regata Troféu Seival, 25ª Regata Troféu Farroupilha e paralelo ao Circuito o 17º Velejaço Farroupilha para barcos não medidos. Velejando de Oceano desde os 15 anos, Francisco Freitas, timoneiro do San Chico 3, que já correu com barcos da IMS, ORC e RGS, fala das expectativas para o Circuito Conesul, na classe ORC Internacional.
Como está o San Chico 3 para a competição?
– Em 2012 construimos o San Chico 3, já em SC onde ficou até agora. Trouxemos para Porto Alegre após o Circuito Atlantico Sur (Punta del Este) onde nos mostrou que podemos velejar com o San chico em Porto Alegre, mas precisávamos mudar de quilha pra isso. Foi o que fizemos. Mudamos de quilha para o projeto de quilha curta de 2,20m, a antiga tinha 2,65. Essa obra acabou a poucos meses.
Como ficou o barco após as mudanças?
– Testamos o barco na regata Quebra-Gelo e gostamos muito das mudanças. O Barco reagiu muito bem. Foi nessa regata que tivemos o maior numero de barcos da ORC Internacional. O Quebra-gelo foi um bom teste. Os barcos Skipper 30 que medem muito bem, e tanto o Hobart quanto o Kamikaze possuem tripulações afiadas, com grandes velejadores. As regatas foram ganhas nos detalhes, com segundos de diferença.
Quais as expectativas para a Regata?
-Acredito que temos chance de fazer bons resultados, mas isso não depende só de nós velejarmos bem, as condições de clima interferem muito. Se por acaso o vento aumentar no final da regata, faz com que as diferenças de tempo reduzam e os barcos menores tenham benefício.
E como vai a tripulação para o Conesul?
-Estamos com um time forte, alguns já da base do San Chico 3, tais como Fernando Thode (Tático), Chico Freitas(Comandante), Damien Bercht(Mestra), André Gick (Escotas), Pedro Mota (Escotas), Gustavo Azevedo (Adriças), Fernando Campello (Navegador), Rodrigo Campos (Mastro) e Marcio Campos (Proeiro). Novos no time, são o André Gick, velejador experiente, inclusive velejando em Soto 40 e o Gustavo Azevedo que velejava no Magia Black.