Com duas vitórias, Vinicus Koeche amplia liderança na Copa Brasil de Estreante
MATÉRIA DA ASSESSORIA DE IMPRENSA QUE ESTÁ COBRINDO O CAMPEONATO. http://icsc.com.br/…/com-duas-vitorias-vinicus-koeche-ampl…/
O velejador Vinicius Koeche, do Clube dos Jangadeiros, voltou a se destacar no segundo dia de competições da Copa Brasil de Estreante, realizada na sede oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê. Com duas vitórias, o gaúcho abriu boa vantagem para os adversários e chega bem posicionado para disputar o título do evento neste domingo, 10.
Com vento nordeste firme, variando entre 7 e 10 nós, a Comissão de Regata de regatas promoveu as duas regatas em excelentes condições. Após o término do segundo dia as três primeiras posições mantiveram-se inalteradas. No entanto, com os dois primeiros lugares, Vinicius ampliou para onze pontos a vantagem sobre o carioca João Salles, do Iate Clube do Rio de Janeiro. Em terceiro lugar aparece o pernambucano Antônio da Fonte, do Cabanga Iate Clube.
Na categoria Feminino a baiana Ana Luiza Dias, do Yacht Clube da Bahia, foi um dos grandes destaques deste sábado. Com um sétimo e um quarto lugar no geral, a velejadora assumiu a ponta entre as mulheres. A carioca Maria Berlinsky, do Clube dos Caiçaras, ocupa agora a segunda posição seguida de perto por Marina Gama, do Clube Naval Charitas, do Rio de Janeiro.
Entre os catarinenses, Isabela Rocha, do Iate Clube de Santa Catarina, segue como a melhor classificação, ocupando o quinto lugar entre as meninas e o 15º no geral, após um 11º e 15º lugares nas regatas deste sábado. Lucas Romanovski é o melhor catarinense entre os meninos, aparecendo em 16º lugar no geral.
A Copa Brasil de Estreante será finalizada neste domingo, 10, com mais duas regatas que definirão os campeões do evento.
A competição:
Após dois dias, a Copa Brasil de Estreantes, que tem seis regatas previstas, chega ao seu dia decisivo neste domingo. Já o Campeonato Brasileiro de Optimist tem em seu programa doze regatas previstas, sendo que nos três primeiros dias (11, 12 e 13) acontecem as disputas individuais. Na quinta-feira, 14, será realizada a competição por equipes, enquanto que a sexta-feira, 15, está reservada para a realização do Projeto “Conhecendo Novas Velas 2016”, sendo que não haverá competições.
O Projeto “Conhecendo Novas Velas” foi realizado pela primeira vez no Campeonato Brasileiro de Optimist 2015, realizado no Rio de Janeiro. O principal objetivo desta ação é utilizar o dia livre do campeonato e proporcionar aos jovens atletas da Classe Optimist contato com as Classes da Vela Jovem e uma conversa com atletas de renome internacional representando o país.
No sábado, 16, e domingo, 17, acontecem os últimos dias de competições individuais, que apontarão os grandes campeões do evento. Devido ao grande número de embarcações, os velejadores serão divididos em flotilhas, amarela e azul, para velejar uma série classificatório. Após os primeiros dias, os 50% melhores classificados competem na flotilha ouro, que define o campeão, e os demais na flotilha prata.
É importante ressaltar que a realização das regatas depende das condições climáticas e que o cronograma é sujeito a alteração.
O 44º Campeonato Brasileiro de Optimist tem chancela e homologação da CBVela (Confederação Brasileira de Vela) e ABCO (Associação Brasileira da Classe Optimist), com realização do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha. O evento conta com o apoio da CYRELA.
Resultados após duas regatas
1º Vinicius Koeche (RS – CDJ) 1+2+1+1 = 5pp
2º João Salles (RJ – ICRJ) 7+1+5+3 = 16pp
3º Antônio da Fonte (PE – CIC) 5+6+4+6 = 21pp
4º Mario Carvalho (SP – EVI) 14+7+2+2 = 25pp
5º Pedro Cunha (PE – CIC) 3+9+3+11 = 26pp
6º Pedro Breternitz (RS – CDJ) 2+13+9+5 = 29pp
7º Ana Luiza Dias (BA – YCB) 12+12+7+4 = 35pp
8º Rafael Góes (BA – YCB) 4+14+12+14 = 44pp
9º Theo de Hollanda (RJ – ICRJ) 9+8+14+17 = 48pp
10º Maria Berlinsky (RJ – Caiçaras) 15+4+19+13 = 51pp