Velejadores do Janga Foil Point do Clube dos Jangadeiros apresentaram o Kite Hydrofoil para a população de Porto Alegre

Atração nas águas do Guaíba marcou um momento histórico para o esporte que segue crescendo cada vez mais no Brasil.

Na última semana, os velejadores do Janga Foil Point do Clube dos Jangadeiros prepararam-se para um momento importante para a história náutica de Porto Alegre: apresentar a modalidade Kite Hydrofoil para a população da capital.

Com previsões meteorológicas favoráveis para sair da Ilha dos Jangadeiros e velejar até o Centro Histórico da cidade com segurança, os velejadores organizaram todos os detalhes para compartilhar e mostrar como é um dos esportes que mais cresce no Brasil.

A apresentação aconteceu durante os dias 22, 23 e 24 de maio e foi composta por velejadores de diferentes níveis de habilidade. Aproximadamente 15 atletas participaram da velejada, que teve o apoio de uma equipe de resgate treinada e capacitada, composta por uma lancha rápida e um veleiro devidamente posicionado em frente ao novo empreendimento na área central, o Cais Embarcadero.

“Representamos o Janga Foil Point, um local único e inovador, que fica localizado na Ilha do Clube dos Jangadeiros. Levamos nossa bandeira pelos quatro cantos do mundo. É muito importante ressaltar que nosso esporte é segmentado em Vela Competitiva e Vela de Lazer. O grupo hoje é composto por velejadores de alma, que amam velejar por velejar, e também tem o compromisso com a formação de futuros atletas, que precisa ser trabalhado com muita seriedade. Agradecemos todos os participantes por este feito para a vela gaúcha”, destacou o velejador Cristiano Vanzelotti, conhecido como Kiki.

Caracterizado pela velocidade e as pipas (Kite, em inglês) coloridas durante as velejadas, o Kite Hydrofoil está confirmado nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2022, que acontecerá em Dakar, e também foi inserida nas Olimpíadas de 2024, em Paris.

“Deixamos uma mensagem de esperança para que novos atletas ajudem desenvolver esta modalidade olímpica. Nosso maior sonho é ver no futuro um atleta que tenha sido inspirado por essa paixão, no lugar mais alto do pódio, levando a nossa bandeira”, disse Kiki.

O grupo Janga Foil Point no evento foi composto pelos velejadores: Marcelo Bernd, Marcelo Apoja, Marcelo Barradas, Hilton Piccollo Ricardo Raya, André Jobim de Azevedo, Gustavo Azevedo, Afonso Reguly, Henrique Bergallo, Amanda Plentz, Rodrigo Jardim, Ian Paim, Vitor Paim, Carllo Sartori, Jean Fonseca, Flavio Quevedo, Emílio Strassburger, Renan Anzolch, além da equipe de resgate com Cristiano Vanzelotti, Martina Szabo, Vinicius Szabo e Taylã Freitas.

Confira abaixo as imagens da apresentação: