Tripulações do Clube dos Jangadeiros navegam pela Lagoa Mirim

Confira o relato do Comandante Paulo Angonese sobre a recente velejada dos veleiros Kauana III e Volare pelo local. Neste momento, embarcações estão em Jaguarão.

Duas embarcações do Clube dos Jangadeiros estão navegando neste momento pelos arredores da Lagoa Mirim. Os veleiros Kauana III, de Paulo Angonese, e Volare, de César Missiaggia, saíram no sábado (14) de Pelotas, juntamente com mais quatro barcos de clubes náuticos do Rio Grande do Sul rumo à Jaguarão, passando pelos principais pontos da lagoa durante a sua rota de navegação. Confira abaixo o relato de Paulo Angonese sobre a recente velejada.

“No sábado (14) realizamos uma excelente navegada. O vento veio mais de nordeste, deu para fazer todo o Canal São Gonçalo velejando e, o pessoal que não conhecia, fica sempre impressionado com a beleza do lugar.

Então, chegamos no nosso primeiro ponto: a Ilha Grande, que conta com vários ‘acampamentos’. Aproveitamos para fazer um churrasco à noite e na manhã domingo (15) passamos do São Gonçalo para a Vila Santa Isabel. Alguns estavam precisando de reparos, então o pessoal já desceu na vila com alguns tripulantes e em seguida, seguimos viagem entrando no início da Mirim pelo canal do Sangradouro, que é a parte mais rasa da lagoa. O calado estava entre 1.50 e 1.60m.

Realizamos uma pequena exploração no Arroio Palmas, lugar maravilhoso. Conseguimos entrar com um calado bem restrito, uns 70, 80cm. Subimos o arroio e conseguimos observar o local que era realmente muito bonito. Em seguida retornamos e entramos no Arroio Chasqueiro, um dos locais mais lindos da Lagoa Mirim. Por lá, ficamos na segunda-feira (16), esperando uma condição mais favorável para descer em direção à Jaguarão.

Na terça-feira (17) saímos às 6h com o Sol ainda por nascer e chegamos em Foz do Jaguarão por volta das 15h do mesmo dia. O tempo começou a virar, ficamos preocupados e, então, pernoitamos em um lugar bem abrigado. No dia seguinte (18) subimos para Jaguarão, onde estamos neste momento.

O calado está bastante restrito. Jaguarão é bem fácil de entrar, mas quando vai chegando mais próximo da cidade podemos ver alguns trechos mais críticos. A lagoa está bastante baixa, então essa época é recomendada para barcos de quilha retrátil para poder chegar até aqui”.

Os velejadores pararam no Iate Clube de Jaguarão, onde estregaram a flâmula do Clube dos Jangadeiros e registraram o momento de confraternização (foto acima). Aproveite e confira nesse link as dicas de navegação na Lagoa Mirim.