Trabalho de reposição das estacas da marina do Clube dos Jangadeiros iniciou nesta semana

Realizado pela equipe de funcionários do porto e da manutenção do Clube, demanda visa substituir os postes do local para oferecer ainda mais segurança às embarcações.

Começou nesta quinta-feira, 13 de maio, o trabalho de reposição das estacas da marina do Clube dos Jangadeiros, buscando oferecer maior segurança às embarcações e garantir a manutenção do local.

O trabalho, que é realizado pela equipe de funcionários do porto e da manutenção do Jangadeiros, consiste em substituir os postes que já não estavam mais em condições de uso no ambiente por novas estacas, garantindo o resguardo e a preservação dos veleiros no local.

“Estávamos desde o ano passado tentando chegar neste ponto. Já tínhamos comprado as estacas mas o nível baixo do rio não permitia que as colocássemos por falta de espaço vertical para conseguir usar o bate-estacas do clube. A estiagem foi muito duradoura e acabamos precisando aguardar. Neste período, retiramos as estacas semi-submersas utilizando um mergulhador e equipamentos especiais. Na semana passada, o nível do Guaíba subiu significativamente permitindo o reinício dos trabalhos. Estamos felizes e comemorando que mais vagas dos nossos trapiches estarão com estacas robustas e bem instaladas para permitir ainda mais segurança às embarcações de nosso clube!”, destacou o Comodoro Pedro Pesce.

São aproximadamente 30 estacas que foram identificadas como frágeis e que estão sendo substituídas nos 4 trapiches e na rampa de Kite e Wind do clube. As estacas tem 9 e 11 metros, de acordo com a profundidade do box. O nível atual do Guaíba na data de hoje já permite a instalação das estacas de 9 metros. A iniciativa dá continuidade ao trabalho de revitalização da marina que havia iniciado com a remoção das estacas submersas, atividade que foi realizada em janeiro deste ano com o auxílio do mergulhador Aladio Brandão.

Confia abaixo algumas imagens do trabalho: