Sequência de treinos na Espanha marca a reta final da preparação de Fernanda Oliveira e Ana Barbachan para os Jogos Olímpicos

Manter o ritmo de regata e exercitar demais aspectos de velejada foram os destaques do treinamento das atletas olímpicas da classe 470 em Santander, a fim de acertar os últimos detalhes para a disputa das Olimpíadas de Tóquio.

A dupla Fernanda Oliveira e Ana Barbachan segue ajustando os últimos detalhes antes da disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que serão realizados entre 23 de julho e 08 de agosto, no Japão.

Na última semana, as atletas olímpicas da classe 470 e o técnico Lucas Mazim estiveram na Espanha realizando uma sequência de treinos que contou com a participação de algumas das tripulações que estarão nas Olimpíadas, sendo elas de países como Holanda, Espanha, Suíça Suécia e Estados Unidos. No treinamento, manter o ritmo de regata, exercitar os aspectos de velejada e treinar situações de regata foram alguns dos destaques da preparação da dupla em Santander.

“Esta sequência de treinos em Santander foi bem significativa, pois cumprimos nosso objetivo que era treinar aspectos como velocidade, manobras e tática de regata, em dias que tivemos condições variadas de vento médio e vento fraco. Foi bem importante para colocarmos ritmo de regata e não perder o contato com as adversárias e seguirmos bem competitivas nesta reta final de preparação”, disse Ana Barbachan.

O técnico Lucas Mazim, o Sorriso, também destacou a importância dos treinos na contagem regressiva para as Olimpíada. “Esse treinamento foi de grande importância para conseguir analisar a velocidade do barco lado a lado com as atletas que são referência. Foi uma boa semana para tirar os últimos ajustes e agora serão mais três semanas de treinos em casa”,  disse Lucas.

As atletas e o técnico retornaram à Porto Alegre no último sábado, 19 de junho. A tendência é seguir o planejamento de treinos no Guaíba até o dia do embarque para Tóquio, que será em 11 de julho. Caso a condição do tempo não for positiva na capital, a dupla poderá realizar um eventual treinamento no Rio de Janeiro.

Em Tóquio, Fernanda Oliveira fará sua sexta participação em Jogos Olímpicos. A atleta esteve nas edições de Sidney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016, com destaque para a conquista da medalha de bronze em 2008. Ana Barbachan disputará sua terceira Olimpíada ao lado de Fernanda, com quem já participou em Londres 2012 e Rio 2016. Já o técnico Lucas Mazim fará a sua estreia em Jogos Olímpicos em Tóquio.