Regatas nas águas do Guaíba celebram os 78 anos do Clube dos Jangadeiros

Evento realizado nos dias 07 e 08 de dezembro contou com a participação de mais de 150 velejadores entre os barcos Monotipos e Oceano.

O Clube dos Jangadeiros celebrou o seu aniversário de 78 anos nas águas do Guaíba, neste final de semana, dias 07 e 08 de dezembro, com as regatas para os barcos de monotipos e oceano. O evento comemorativo reuniu mais de 150 velejadores dos clubes náuticos de Porto Alegre.

“Ficamos muito felizes em receber os mais de cem velejadores para essas regatas tão especiais como são as do aniversário do Clube. Além de comemorar a data, as regatas resgatam o espírito de amor à vela, sentimento pelo qual nosso patrono, Leopoldo Geyer, fundou o Clube dos Jangadeiros”, discursou o comodoro do Clube, Pedro Pesce.

Na ocasião, também foi entregue o Troféu Edmundo Soares, que é uma forma de reconhecimento ao velejador destaque do ano do Clube dos Jangadeiros, para as atletas Fernanda Oliveira e ana Barbachan. A honraria reconhece a trajetória na classe 470, as conquistas da medalha de ouro na etapa da Copa do Mundo de Vela na Itália, o bronze na etapa Copa do Mundo de Miami e a conquista da vaga para as Olimpíadas de Tóquio 2020. 

Entre os barcos de Oceano, que tiveram suas regatas realizadas no domingo, 08 de dezembro, o barco Abaquar, do Comandante Jairo Mazim, do Clube dos Jangadeiros, foi o vencedor na classe IRC. Já classe RGS, o primeiro lugar foi o barco Zápeka, do comandante Walter Bromberg, do Veleiros do Sul. 

Na classe Microtonner 19, a tripulação do Iris 2, do clube SAVA ficou com a primeira colocação. O veleiro Thor, de Fabrício Freitas, do SAVA foi o segundo lugar. 

No tradicional Velejaço, os vencedores foram: 
Cruzeiro 26 – Barco SPA de Ramon Tarragô do Clube dos Jangadeiros;
Cruzeiro 30 – Barco Stromboli de Marcelo Dutra do Clube dos Jangadeiros;
Cruzeiro 35 – Barco Vento e Alma de Paula Di Diego do Veleiros do Sul;
Cruzeiro 40 – Barco Levado de Marcelo Barbachan do Veleiros do Sul;
Delta 36 – Barco Pazzo Per Te de Josiene Menezes Paim do Clube dos Jangadeiros;
Força-livre – Barco Hobart de Airton Schneider do Clube dos Jangadeiros;
Multicasco – Barco Wings de Flávio Quevedo do Veleiros do Sul.

No sábado, 07 de dezembro, foram realizadas as regatas para os monotipos do clube, reunindo as classes Optimist, 29er, 420, Laser (4.7, Radial e Standard), Snipe, Soling e Hobie Cat 16.

Veja no nosso Flickr as fotos da premiação:

Cerimônia de Premiação das Regatas de 78 anos do Clube dos Jangadeiros | 08/12/2019



Na classe Optimist Veteranos, a vencedora foi a atleta Helena Victorio, do Iate Clube Rio de Janeiro. A segunda colocação ficou com Lucas Geyer, do Clube dos Jangadeiros e o terceiro lugar foi Leonardo Caminha, do Veleiros do Sul. Nos Estreantes, Isadora Fontana do Veleiros do Sul foi a vencedora, Thomas Vives Potthoff do Veleiros do Sul ficou em segundo, e Augusto Torre Mateus do Veleiros do Sul, em terceiro.

Na classe Snipe, tradicional no clube, o campeão foi a dupla Gabriel Kieling e Gabriele Bica do Clube dos Jangadeiros, e em segundo lugar ficaram Ader Santos e Cecilio Goulart do Veleiros do Sul.

Veja abaixo os demais resultados:
Classe Laser Radial Masculino


1º Lugar Geral – Henrique Silva Dias do Veleiros do Sul;
Classe Laser 4.7
1º Lugar Geral – Antonio Paglioli do Veleiros do Sul;

Classe Laser Standard
1º Lugar Geral – Phillipp Grochtmann do Veleiros do Sul;


Classe Hobie Cat 16
1º Lugar Geral – João Kraemer e Rafael Belle do Clube dos Jangadeiros;
Classe 29er
1 º. Lugar Geral – Vitor Paim e Pedro Breternitz do Clube dos Jangadeiros;
Classe 420
1º Lugar Geral – Guilherme Becker e Germano Becker do Veleiros do Sul;
Classe SOLING
1º Lugar Geral – Gustavo Geyer, Felipe Kulpa e José Fraquelli do Veleiros do Sul.