Jangadeiros investe na instalação de placas fotovoltaicas

O clube irá instalar placas de captação de energia solar no telhado do pavilhão das lanchas.


Durante a pandemia e a paralisação parcial das atividades do clube, o Jangadeiros decidiu investir em sua estrutura. Seguindo o planejamento, está sendo feita a instalação de placas fotovoltaicas, para captação de energia solar, no telhado do pavilhão das lanchas. O objetivo do projeto, que foi desenvolvido e está sendo executado pela empresa ENGIE Brasil, especializada em energia renovável, é utilizar energia solar para diminuir os custos do clube e, principalmente, otimizar as funções ecológicas do Jangadeiros.

“Somos privilegiados em questão de natureza por estarmos situados em uma ilha que é exemplo de belezas naturais. Nosso principal objetivo com a instalação é aumentar o nível de sustentabilidade do Clube dos Jangadeiros e contribuir ecologicamente para nossa cidade, as economias geradas com a instalação dessas placas serão apenas reflexo desta ação”, afirmou o Vice Comodoro Administrativo, Luiz Fernando Schramm.

O coordenador do projeto, Vice Comodoro de Obras e Patrimônio, Jorge Bastian, afirma que com apenas a economia de energia gerada pelas das placas, o custo do projeto será pago. “Em 6 anos os valores do projeto já terão sido quitados em função da economia de energia. Então é uma iniciativa que diminuirá drasticamente os custos do clube, irá modernizar nossas estruturas e terá um retorno significativo para o clube. Em pouco tempo reduziremos nossas contas de luz pela metade”, afirmou Jorge Bastian.

Segundo o Luiz Fernando Schramm, a expectativa é que nos primeiros quatro meses após a instalação o clube consiga suprir cerca de 90% da energia consumida pelo Jangadeiros, somente com a produção energética das placas fotovoltaicas.