Fernanda Oliveira e Ana Barbachan seguem sequência de treinamentos em Porto Alegre

Dupla da classe 470 divide o tempo entre os treinos nas águas do Guaíba e a preparação do novo barco para a disputa dos Jogos Olímpicos.

Após a sequência de treinos no Rio de Janeiro, as atletas olímpicas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan seguem no ritmo intenso de treinamento nas águas do Guaíba, visando as competições da classe 470 em preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Com o novo barco, de nome Colorado, recebido através do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a dupla divide o tempo entre os treinos em água com o técnico Lucas Mazim, o Sorriso, e a preparação do veleiro em terra.

Na última semana, por exemplo, Fernanda e Ana aproveitaram as variações de condição do tempo para realizar ambas atividades: com as condições de vento franco do início da semana, a dupla realizou os ajustes do barco. Já nos dias marcados por vento forte, foi a vez de colocar o barco na água e seguir a rotina de treinos.

Conforme conta Ana Barbachan, o planejamento para os próximos desafios está dinâmico, tendo em vista que alguns países seguem com restrições devido à pandemia de COVID-19. Com isso, a ideia inicial é “seguir realizando treinos em Porto Alegre até o dia 25 de fevereiro e, após esta sequência, viajar para Portugal, onde acontecerão dois campeonatos: o Grand Prix e o Mundial de 470, que será realizado em Vilamoura”, disse Ana. A atleta ainda reforça que caso os campeonatos não aconteçam, a dupla seguirá com os treinamentos no Rio de Janeiro com as demais equipes olímpicas que disputarão os Jogos de Tóquio e revela a expectativa para o evento.

“A expectativa é fazer uma boa participação nos Jogos Olímpicos. Esta será uma edição diferente, mas bem competitiva. Esperamos que todo mundo consiga se preparar da melhor maneira possível e consiga realmente colocar em prática durante os meses de julho e agosto. Nós sabemos que a cenário atual não está fácil, devido à pandemia, mas esperamos que ao longo destes próximos meses a situação possa ir se estabilizando e que tudo possa melhorar o mais breve possível”, disse.