Fernanda Oliveira e Ana Barbachan retomam intensa sequência treinos rumo aos Jogos Olímpicos de Tóquio

Com o retorno de treinamentos nas águas do Guaíba, dupla olímpica do 470 se prepara para as próximos competições da classe visando a disputa de mais uma Olimpíada.

Após a participação no Campeonato Mundial da Classe 470 em Vilamoura, Portugal, a dupla Fernanda Oliveira e Ana Barbachan retomou, na última semana, a sequência de treinamentos com muita intensidade nas águas do Guaíba, visando os próximos desafios rumo aos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Em Portugal, as atletas olímpicas disputaram também o Grand Prix de 470, marcando o retorno às competições após mais de um ano sem regatas. Com mais uma edição Jogos Olímpicos cada vez mais próxima, a rotina de treinos intensificou nos últimos dias e a dupla se prepara para pontuar alguns aspectos após a disputa do Mundial, conforme destaca Ana Barbachan.

“Nós viemos de Portugal com uma lista de ‘temas de casa’ que precisávamos pontuar e intensificar nos treinos para melhorar para os próximos meses. Então, com estes itens, chegamos bem focadas para executar esse tema de casa e isso que foi muito bom nesse Campeonato Mundial, pois voltamos determinadas a colocar em prática o que precisamos fazer. Percebemos que precisamos intensificar a parte física, com treino de academia, ganho de força, resistência, e tudo isso já foi tratado com os nossos personal trainers. Nós estamos fazendo um trabalho bem forte de fisioterapia, até porque como o treino acaba se intensificando ainda mais, e principalmente o treino em água, que é o processo principal da nossa história”, conta Ana.

Na última semana, de acordo com Ana, a dupla voltou bem forte aos treinamentos, com treinos intensos e trabalhados juntamente com o técnico Lucas Mazim, o Sorriso, que acompanha a rotina da dupla em água. “Velejar em casa é sempre uma alegria, e as últimas semanas foram clássicas para os treinos do 470. Voltamos do Mundial com vários pontos para trabalhar e saber que precisamos dar os últimos ajustes antes dos Jogos Olímpicos. Cada vez mais as incertezas vão diminuindo e o velejo fica cada dia mais fluído”, disse Sorriso.

No planejamento da dupla para os próximos passos antes de Tóquio, a ideia é ir para o Rio de Janeiro e realizar treinos no mar, com a dupla Henrique Haddad e Bruno Bethlem, que vai representar o Brasil nas regatas do 470 masculino nos Jogos. “Os treinos no Rio de Janeiro são bem importantes pois eles simulam velejo no mar, diferente do que temos aqui Guaíba. O velejo aqui é muito bom para treinar coisas pontuais e fundamentos. Já o velejo no mar, treinamos em água salgada, além de treinar aspectos como a ondulação. Então é muito importante, de tempos em tempos, colocarmos uns dias no mar para se acostumar com essa condição”, diz Ana.

Além dos treinos no Rio, a dupla planeja disputar o Campeonato Europeu de 470, que acontece entre os dias 30 de abril e 07 de maio, em Vilamoura. “É muito importante que a gente consiga ir para o Europeu para ter mais ritmo de regata. Quanto mais conseguirmos estar ao lado dos outros barcos, melhor”, destaca Ana, que ainda fala sobre a expectativa para a chegada dos Jogos Olímpicos. “Quando vai chegando esse momento, vai começando uma ansiedade boa, de que o evento está chegando e nós conseguimos visualizar o objetivo mais perto. É uma motivação extra e uma sensação de ‘vamos! Temos que fazer nossa parte’. Logo, é uma energia boa de que está chegando mais um objetivo e que vamos estar lá daqui poucos meses. Vamos torcer para que tudo ocorra da melhor forma possível e que a gente possa chegar lá da melhor maneira possível, velejar da melhor maneira possível e fazer o melhor resultado possível”, finaliza.