Emoção e homenagens marcaram o jantar de boas-vindas à equipe olímpica do Clube dos Jangadeiros

O reconhecimento e orgulho das atletas Fernanda Oliveira, Ana Barbachan e o técnico Lucas Mazim foram os destaques do evento que reuniu associados e convidados e contou com a presença do Prefeito Sebastião Melo, o Secretário de Esportes de Porto Alegre Antônio Carlos “Kiko” de Oliveira Pereira e autoridades na Ilha dos Jangadeiros.

 

O Clube dos Jangadeiros realizou na noite desta quinta-feira, 19 de agosto, um jantar especial para desejar boas-vindas à equipe olímpica que representou o clube na equipe brasileira de vela que disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, reunindo autoridades, associados e convidados no restaurante da Ilha.

Além de recepcionar as atletas Fernanda Oliveira, Ana Barbachan e o técnico Lucas Mazim, o Sorriso, o evento foi marcado pelas homenagens em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em mais um ciclo olímpico, além de ressaltar o orgulho que cada um representa para todos no Jangadeiros.

O Comodoro Pedro Pesce, as atletas Fernanda Oliveira, Ana Barbachan e o técnico Lucas Mazim.

Em Tóquio, a atleta Fernanda Oliveira disputou sua sexta Olimpíada na classe 470 (Sidney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020). Ana Barbachan competiu pela terceira vez nos Jogos Olímpicos, todas ao lado de Fernanda (Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020), e Lucas Mazim fez sua primeira participação olímpica como técnico no Japão.

Estiveram presentes no evento o Prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo, o Secretário de Esportes de Porto Alegre, Antônio Carlos “Kiko” de Oliveira Pereira, o Comodoro Pedro Pesce, o Vice-Comodoro Administrativo, Luiz Fernando Schramm Pereira, o Vice-Comodoro de Marketing e Desenvolvimento, Alexandre Gadret, o Presidente do Grêmio Náutico União, Paulo José Kolberg Bing, e o Presidente da Sogipa, Carlos Roberto Wüppel.

O Comodoro Pedro Pesce, o Secretário de Esportes de Porto Alegre, Antônio Carlos “Kiko” de Oliveira Pereira, o Presidente da Sogipa, Carlos Roberto Wüppel, e o Presidente do Grêmio Náutico União, Paulo José Kolberg Bing.

O Comodoro Pedro Pesce iniciou a solenidade destacando a garra, o foco e a determinação de Fernanda Oliveira, contando um pouco de sua trajetória no CDJ. Em seguida, ele ressaltou a terceira participação olímpica de Ana Barbachan e falou do caminho trilhado pelo técnico Sorriso. Em tom emocionado, o Comodoro ressaltou o orgulho que a equipe representa para o Clube dos Jangadeiros e a história do clube na vela olímpica, destacando a presença dos velejadores Marco Aurélio Paradeda, Rolf Peter Nehm e Rodrigo Linck Duarte, que também representaram o CDJ em Jogos Olímpicos.

Discurso do Comodoro Pedro Pesce.

Após a fala do Comodoro, o Secretário de Esportes Antônio Carlos “Kiko” de Oliveira Pereira parabenizou o evento e a celebração às atletas e ao técnico do CDJ, falando da emoção e orgulho da história olímpica do Jangadeiros. “A história Olímpica do Jangadeiros é muito linda. A Fernanda e a Ana são mais que atletas, são heroínas. Elas e o técnico Sorriso colocaram seus nomes na história da cidade de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul e do nosso País”., disse o secretário.

Secretário de Esportes Antônio Carlos “Kiko” de Oliveira Pereira destacou a história olímpica do Jangadeiros.

Na sequência, as atletas Fernanda Oliveira, Ana Barbachan e o técnico Lucas Mazim receberam uma placa de homenagem pela participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Fernanda agradeceu a presença de todos que estavam prestigiando o evento e iniciou agradecendo ao sócio Kurt Keller, o Neni, destacando sua importância como responsável pelo seu início na vela em uma colônia de férias na Escola de Vela Barra Limpa, além de frisar a importância dele na EVBL.

Discurso da atleta Fernanda Oliveira.

A atleta se emocionou ao falar de Ana e Sorriso, dizendo que ambos são sua família, além de agradecer o apoio do marido, Diogo Horn, seus filhos Roberta e Arthur e também ressaltar a trajetória de muito esforço e determinação na vela. Por fim, Fernanda revelou que a nova equipe olímpica da classe 470 do CDJ, que passa a ser misto nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, será formada por Rodrigo Linck Duarte, o Leiteiro, Ana Barbachan e o técnico Lucas Mazim.

Ana Barbachan, Lucas Mazim e Rodrigo Linck Duarte

Logo após, Ana Barbachan agradeceu o apoio de sua família, que sempre a incentivou durante a sua jornada. Após, ela contou como foi o início da parceria, o seu desenvolvimento como atleta e a importância de Fernanda e dos técnicos para sua formação como pessoa, agradecendo por tudo aquilo que aprendeu e também destacando que todos são sua família. Ela também falou da parceria que virou amizade, agradeceu a todos pelo carinho e a torcida durante a disputa em Tóquio e o reconhecimento de todos, falando que tudo isso fez a jornada valer a pena cada segundo.

Discurso da atleta Ana Barbachan.

O técnico Lucas Mazim falou sobre seu início no Clube dos Jangadeiros, a dedicação e a paixão pelo esporte e a trajetória representando o CDJ como treinador. Ele relembrou o instante em que foi convidado por Fernanda e Ana para ser técnico nos Jogos de Tóquio enfatizando que se sentiu vitorioso pela oportunidade. Sorriso ainda relembrou o momento em que as atletas cruzaram a linha de chegada em uma das regatas e se abraçaram, destacando como uma das cenas mais lindas que viu durante os Jogos. Por fim, agradeceu a torcida de todos e falou que as Olímpiadas foram um marco em sua vida.

Encerrando o evento, o Prefeito Sebastião Melo falou sobre a homenagem e o evento: “Eu tenho um carinho enorme pelo Clube dos Jangadeiros, é um dos lugares mais espetaculares da nossa cidade. Reforço meu abraço à Fernanda, Ana e o Sorriso, que nos orgulham muito”, disse o Prefeito que ainda ressaltou que esporte é vida, é família e superação.

Prefeito Sebastião Melo parabenizou a equipe olímpica do CDJ.

Abaixo, confira as imagens do evento: