Construção da réplica do veleiro Seival entra em sua fase final

Iniciativa faz parte do projeto Seival e os Caminhos de Garibaldi e resgata a história de uma das principais embarcações do Rio Grande do Sul.

Após muito trabalho e dedicação para resgatar a história de uma das principais embarcações do Rio Grande do Sul, a construção da réplica do veleiro Seival entrou em sua fase final neste mês de março, em Camaquã.

A ação faz parte do projeto Seival e os Caminhos de Garibaldi e é coordenada pelo professor Antônio Carlos Rodrigues, que destaca o empenho no andamento da obra mesmo com as adversidades enfrentadas na pandemia. Na última atualização da obra, divulgada no final de 2020, a produção já estava no convés da embarcação.

“Desde o último balanço das atividades de 2020, no início do ano, nós temos trabalhado continuamente na construção, graças a um empréstimo pessoal que garantiu o pagamento de nosso construtor naval, um auxiliar e os materiais como, serras, pregos, cola, tintas, solventes, pincéis, selantes, lixas, afiação de ferramentas e pranchas de madeiras para borda falsa e estruturantes”, disse o Antônio.

O professor ainda ressalta que, naquele momento, ainda não havia sido iniciado nem as estruturas do convés. “Agora, o convés e borda falsa estão concluídos, aguardando a colocação do motor e caixa para fazer o casario. Já demos duas ‘mãos’ de tintas no porão e estamos quase terminando a pintura do convés e borda falsa. Ainda esta semana queremos iniciar a pintura do selador no casco externo, além de concluir o torneamento do último mastro”, completa o professor Antônio, que ainda revela o início de uma parceria com a Empresa Manotaço, a fim de acompanhar o projeto na estruturação dos mastros e estaiamento.

Em paralelo com a construção da réplica do Seival, também está sendo organizado um Seminário Internacional: Patrimônio Histórico e Ambiental – Potencialidades turísticas, que terá como tema o meio ambiente, educação, história e sustentabilidade. A atividade, que será promovida online e está programada para os dias 10, 11 e 12 de junho, será realizada em conjunto com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSUL – Camaquã), o Núcleo de Pesquisas Históricas de Camaquã (NPHC), a Prefeitura Municipal de Camaquã e a Associação Socioambiental Amigos do Seival (ASAS).

O objetivo deste seminário é discutir com as prefeituras da Costa Doce Gaúcha e suas secretarias de educação, turismo, cultura a fim de estabelecer parcerias com o projeto e elaborar um calendário de visita do barco às cidades do entorno da Lagoa dos Patos e Rios Contribuintes da Lagoa. “Também iniciamos uma organização junto a entidades tradicionalistas e Prefeitura Municipal de Camaquã para uma possível inauguração do Seival, transportando a embarcação puxada por carro de bois, no trajeto do centro da cidade até a Balsa da Ilha Santo Antônio, em data ainda não fechada”, revela o professor.

Projeto de construção ultrapassa as fronteiras!
A divulgação do projeto Seival e os Caminhos de Garibaldi gerou uma grande repercussão, ultrapassando as fronteiras e chegando na Itália, conforme destaca Antônio Carlos Rodrigues.

“Quero agradecer ao Clube dos Jangadeiros pelo acompanhamento e pela divulgação do nosso projeto, tendo inclusive alcançado repercussão além fronteiras, chegando à nossa querida Itália, que na pessoa de Francesco Garibaldi Hibbert, descendente direto de Anita e Garibaldi e presidente da Associação Garibaldina de Roma, nos parabenizou pela iniciativa. A partir desse contato, estamos estreitando relações amizade e parceria. Também a partir dessa divulgação, estamos construindo uma parceria e patrocínio de um escritório de advocacia na Itália”, finaliza.

A Associação Socioambiental Amigos do Seival segue recebendo recursos para a finalização da construção do veleiro Seival. Para colaborar, as doações podem ser realizadas na conta da associação com as informações abaixo:

Banco Sicredi
Agencia – 0663
Conta – 370734
CNPJ – 351472420001-97

Para mais informações basta entrar em contato com os telefones (51) 99983.0760 / (54) 99983.0713 – WhatsApp ou pelo e-mail profantoniocarlos16@gmail.com.