Comitê Olímpico Internacional confirma adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021

Decisão foi anunciada na manhã desta terça-feira (24) após pedido do primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe.

Em teleconferência realizada nesta terça-feira, 24 de março, o Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021.

A reunião realizada entre Thomas Bach, Presidente da entidade, e o Primeiro Ministro do Japão, Abe Shinzo, marcou a decisão que é inédita na história dos Jogos e segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) referente à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19)

Os Jogos Olímpicos de Tóquio iniciariam em 24 de julho deste ano mas, devido a disseminação de Coronavírus, as chances de normalizar a situação até o início do evento eram nulas. No último sábado, 21 de março, o Comitê Olímpico Brasileiro lançou uma nota defendendo a transferência dos Jogos para o ano seguinte devido ao “agravamento da pandemia do COVID-19, que já infectou 250 mil pessoas em todo o mundo, e pela consequente dificuldade dos atletas de manterem seu melhor nível competitivo pela necessidade de paralisação dos treinos e competições em escala global”.

As atletas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, do Clube dos Jangadeiros, estão classificadas para as Olimpíadas na classe 470. A dupla já está em Porto Alegre após o cancelamento do Mundial de 470 que seria realizado neste me em Palma de Mallorca, na Espanha.


“Tínhamos a mesma linha de raciocínio de que realmente era melhor a transferência dos Jogos Olímpicos para 2021 frente à essa situação de incertezas em que estamos vivendo. Nesse momento, a prioridade é a saúde de todos. Esta foi a melhor decisão para tranquilizar todos os atletas e pessoas envolvidas no evento de que teremos tempo para passar por esta situação e se preparar. Mantemos contato semanalmente com a CBVela e o COB através de videoconferências em que são informadas as novas atualizações e diretrizes de ação. Agora, o momento é cuidar da saúde, manter a parte física em dia de casa e torcer para esse momento passar o mais rápido possível”, destacou Ana Barbachan.