Comandante Paulo Angonese, do veleiro Kauana III, compartilha os registros da Expedição Mirim 2020

As imagens e vídeos da Expedição Mirim 2020 já estão disponíveis! O Comandante Paulo Angonese, do veleiro Kauana III, compartilhou os registros captados durante a recente velejada das embarcações dos clubes náuticos gaúchos na Lagoa Mirim.

A flotilha que realizou a navegação pela região, que aconteceu de 14 a 24 de março, contou com as seguintes embarcações:

  • Kauana III (Clube dos Jangadeiros) – Paulo Angonese, Julio Numair, Roberto Ilhescas e Juliano Cardoso;
  • Crusoé (Iate Clube de São Lourenço do Sul) – Robinson Gehrke, Álvaro Gehrke, André Oliveira (desembarcou em Santa Isabel);
  • Volare (Clube dos Jangadeiros) – César Missiaggia;
  • Pomerano (Iate Clube Guaíba) – Carlos Licks, Luiz Antonio e Lima;
  • Mutuca (Iate Clube Guaíba) – Fábio Delamare, Elson, Tomazini;
  • Feliz Navegante (Veleiros do Sul) – Paulo Mordente.

De acordo com o relato de Paulo Angonese, o roteiro da expedição seria “ir até Jaguarão, realizar por lá algumas trocas de tripulantes, fazer o reabastecimento e depois navegar no Uruguai, provavelmente rio Tacuary, e retornar”. Porém, com o impacto da pandemia de COVID-19, a flotilha teve que mudar os planos, uma vez que a fronteira com o Uruguai fechou.

“Acabamos retornando um pouco mais cedo, em função da quarentena recém decretada no Brasil e também para todos poderem dar o apoio necessário a seus familiares. Mas como não poderia deixar de ser, a viagem foi muito boa. O pessoal que não conhecia gostou bastante, despertando o inevitável ‘preciso voltar, a muito o que ver’”, destaca.

Clique no link ao lado e confira as imagens e vídeos da Expedição Mirim 2020: https://photos.app.goo.gl/LHot6ZJ7HybDSbqu5

Pontos de interesse visitados: canal São Gonçalo, Ilha Grande, Vila Santa Isabel, Arroio das Palmas, Arroio Chasqueiro, Foz do Jaguarão, canal do Ricardo (abrigo no Jaguarão), Rio Jaguarão, Iate Clube Jaguarão, Farol Ponta Alegre, Ponta Alegre, Arroio Grande, Praia do Pontal, Contrabandista. “Nas minhas escapadas ‘exploratórias’, inéditas para mim, subiu o canal da Ilha do Sangradouro, Sanga do Alemão, subimos o Chasqueiro e o Arroio Grande até o fio de alta tensão que limita a navegação, e o Sangão de Mendes no Rio Jaguarão. Além disso, atalhar o banco do Juncal, com os pontos fornecidos pelo Couto, e economizar quase 5 mn pagou a viagem (não calou menos de 1,5 m para régua do ICJ 90 cm)”, relata Angonese.

Agradecimentos do Comandante: aos clubes co-irmãos que sempre nos recebem tão bem: Iate Clube Pelotas, Veleiros Saldanha da Gama e Iate Clube Jaguarão.  Lembrança especial ao Ari (Veleiros Saldanha da Gama) e o sempre amigo e prestativo Roberto Couto, no Iate Clube de Jaguarão.