Com atletas do Jangadeiros na tripulação, veleiro CBVela-Rudá foi o campeão da 70ª Regata Santos-Rio

Velejadores Gabriel Simões e Ian Paim integraram embarcação comandada pelo atleta olímpico Torben Grael, que garantiu o primeiro lugar na classe IRC na tradicional competição da vela brasileira.

A tripulação do veleiro CBVela-Rudá, do Comandante Torben Grael, conquistou o título da 70ª edição da Regata Santos-Rio na classe IRC. Os velejadores Gabriel Simões e Ian Paim, da Vela Jovem do Clube dos Jangadeiros, integraram a embarcação na tradicional regata do calendário da vela brasileira, que conta com um percurso de mais de 180 milhas náuticas.

“A competição foi muito legal, com a equipe inteira trabalhando e se conhecendo desde o início. A largada no primeiro dia foi super tranquilo, com sol e vento bom, variando entre uns 15 nós de vento quando largamos. Quando a noite foi caindo, nos aproximamos mais de Ilhabela e o vento e as ondas começaram a aumentar. Foi uma regata bem dura em certos momentos e em algumas situações prezamos mais pela segurança. Porém, passado os momentos de ‘perrengue’ foi uma regata tranquila, com muito aprendizado e uma tripulação fera. Os comandantes Torben Grael, Henry Boening e Samuel Gonçalves foram excelentes e essa com certeza foi uma baita experiência” disse Ian Paim.

O veleiro contou com uma equipe com grandes nomes da vela nacional, como os velejadores Torben Grael, Henry Boening e Samuel Gonçalves, e os atletas do programa de Vela Jovem da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) Giovanna Prada, Nicholas Grael, Marina Arndt, Bruna Patrício, Pedro Madureira e Nicolas Bernal, marcando a troca de experiências e aprendizados durante as 43:46:15 horas de navegação.

A 70ª Regata Santos Rio reuniu as classes ORC, IRC, BRA-RGS BRA-RGS Clássicos e Mini 6.50 e foi promovida pelo Iate Clube de Santos, o Iate Clube do Rio de Janeiro, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano e a Confederação Brasileira de Vela (CBVela).