Atualização sobre as atividades permitidas no Clube

Porto Alegre, 05 de maio de 2020

Com a publicação do novo decreto nº 20.654 pelo prefeito de Porto Alegre, o Clube dos Jangadeiros atualiza seu posicionamento informando seus sócios sobre as atividades possíveis no momento.

Acima de tudo, é importante lembrarmos que as orientações para mantermos o distanciamento social permanecem. Mas o novo decreto amplia algumas possibilidades de uso do clube e restringe outras. Lembramos que tivemos três fiscalizações pela prefeitura nos últimos 40 dias e por isto pedimos o cumprimento por todos os sócios das determinações estabelecidas. Todas elas foram discutidas para que pudéssemos cumprir as determinações legais, buscando a preservação saúde de nossos sócios e colaboradores, bem como a contenção da disseminação do novo Coronavírus.

  • O porto está reaberto. O guincho, rampa e seus operadores voltam a atuar de terça a domingo das 09h às 17h. A colocação e retirada de barcos na água, bem como navegação está liberada.
  • Monotipos, Lanchas, Barcos de Oceano, Kite e Windsurf podem navegar normalmente, desde que o comandante seja sócio habilitado e maior de 18 anos, já que estará navegando sob sua própria responsabilidade pois neste período o clube não poderá se responsabilizar pelo resgate de embarcações.
  • Cada comandante:
  • Pode levar consigo até 4 tripulantes desde que sejam seus familiares (relação conjugal ou de parentesco). Tal declaração deve ser feita no convite para navegar deixado nas portarias do clube antes de sua saída (https://jangadeiros.com.br/convite-para-navegar.docx) devendo estar ciente que, nos termos do Decreto municipal, estão vedadas as confraternizações e reuniões.
  • Deve preencher o plano de navegação / aviso de saída (independentemente do porte da embarcação) e deixá-lo na portaria ou informar o plano pelo rádio antes da sua saída. (https://jangadeiros.com.br/aviso-de-saida.docx)
  • O clube designará um funcionário para auxiliar na rampa de monotipos de terça a domingo das 09h às 17h.
  • A secretaria administrativa estará aberta de terça a domingo das 09h às 17h
  • Marinheiros podem voltar às suas atividades de guarda e manutenção das embarcações, mediante uma declaração do proprietário informando que o referido marinheiro está com a embarcação sob os seus cuidados. (https://jangadeiros.com.br/declaracao-marinheiro.docx). Isto é necessário para que em uma eventual fiscalização possamos explicar a presença de tais profissionais nas dependências do clube.
  • Prestadores de serviço que locam espaços no clube podem reabrir desde que mantenham, em local visível, a comprovação da sua condição de Microempreendedor individual – MEI ou Microempresa – ME (certificado de registro do microempreendedor individual ou contrato social acompanhado da declaração de enquadramento como ME ou outro documento idôneo que comprove tal condição).
  • A Escola de vela Barra Limpa permanece fechada.
  • Não estão permitidos os treinamentos de flotilhas tendo em vista que somente o treino de atletas profissionais está liberado.
  • É permitido caminhar no clube, apenas um sócio por vez, durante uma hora por dia. Os controladores de acesso informarão se é possível a entrada para tal atividade. Somente será permitido o ingresso do próximo sócio depois que o anterior deixar a ilha. Em razão disso, apelamos para a compreensão e colaboração de todos.
  • O uso de áreas comuns e de confraternização como salas de eventos, churrasqueiras, bancos e quiosques continuam suspensos

Pedimos que se mantenha distância mínima de 2 metros de qualquer pessoa nas dependências do clube para não permitir condições de disseminação do vírus e também solicitamos.

Ainda que não seja uma obrigação, solicitamos que todos colaborem com a prevenção do Coronavirus utilizando máscara sempre que possível em seus deslocamentos dentro da área do Clube.

Ao longo deste período manteremos nossos sócios informados nos meios de comunicação oficiais do clube: Site, Facebook, Instagram, Twitter e Newsletter.

Contamos com o apoio de todos.

 

Atenciosamente,

Pedro Pesce
Comodoro