Atletas olímpicas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan disputam o Campeonato Mundial de 470

Competição, que acontece de 13 a 21 de março na Espanha, inicia a preparação da dupla do Clube dos Jangadeiros rumo aos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Entre os dias 13 e 21 de março, a dupla Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, do Clube dos Jangadeiros, disputa o Campeonato Mundial da Classe 470, o primeiro desafio em preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

A competição vai reunir os principais nomes da vela mundial em Mallorca, na Espanha e inicia nos dias 13, 14 e 15, com as inscrições e medições. As regatas classificatórias e a fase final do campeonato acontecem de 16 a 21 de março. Além disso, a raia espanhola também recebe o tradicional Trofeo Princesa Sofia, que será realizado após o Mundial.

Depois de dois meses de treinamentos intensos no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, Fernanda e Ana viajam no dia 08 de março para Mallorca. Os treinos e a preparação foram fatores essenciais para definir os últimos ajustes e as condições de regatas para as competições internacionais da classe que antecedem Jogos Olímpicos em Enoshima, conforme destaca Fernanda.

“Buscamos treinar as muitas condições de vento. É sempre difícil manter todos os aspectos técnicos em treinamento permanente, mas a ideia é aumentar a intensidade durante o semestre, aproveitando as competições que teremos até lá para simular aspectos importantes que ainda temos que corrigir. Um barco rápido nos Jogos pode definir muita coisa, então também procuramos dar bastante atenção ao desenvolvimento de materiais para que possamos melhorar a performance”, destaca.

Em Tóquio, a dupla disputará a terceira Olimpíada juntas na classe 470. No Japão, Fernanda Oliveira fará sua sexta participação nos Jogos Olímpicos. A atleta já participou nas edições de Sidney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 – onde conquistou a medalha de bronze, Londres 2012 e Rio 2016. Já Ana Barbachan vai competir sua terceira Olimpíada ao lado de Fernanda, com quem já participou em Londres 2012 e Rio 2016.

“Estou muito feliz em participar de mais um Olímpiada! Uma vida dedicada ao esporte que eu mais gosto de praticar e que acabou virando meu trabalho. Feliz por desfrutar disso tudo ao lado da Ana pela terceira vez, uma parceira maravilhosa, e poder fazer boa parte dessa jornada ao lado do meu marido e dos meus filhos que aos poucos começam a entender um pouco do meu “viver de vento”. A jornada até aqui foi longa, seis participações nos Jogos envolveram muita energia e muitos anos da minha vida. Eu me sinto capaz, competitiva e com sede de quero mais”, ressalta Fernanda.

O Mundial da Classe 470 é realizado pelo Club Nautic Arenal e a Associação Espanhola da Classe 470, em cooperação com a International 470 Class Association e a Real Federacion Espanola de Vela.