Atleta olímpica Ana Barbachan é a nova treinadora da Flotilha da Jangada

Velejadora da classe 470 assume o posto de técnica dos veteranos da classe Optimist do Clube dos Jangadeiros.

Com muita experiência no mundo da vela e o objetivo de compartilhar os ensinamentos e o gosto pelo esporte, a atleta olímpica Ana Barbachan assume o posto de nova treinadora da Flotilha da Jangada, o grupo de velejadores da classe Optimist do Clube dos Jangadeiros.

Velejadora da classe 470, Ana iniciou nesta semana o novo desafio de coordenar os atletas veteranos, conhecendo cada um dos integrantes em uma reunião virtual de apresentação. Com vivência e prática como técnica interina na classe, esta será a primeira vez que a atleta vai assumir como treinadora principal de uma flotilha, e a expectativa de dividir o conhecimento é grande.

Reunião virtual de apresentação da Ana Barbachan

“Foi uma surpresa bem legal! Já tive experiência em treinar atletas da classe Optimist de forma interina e, muitas vezes, eu sentia que faltava tempo para passar tudo aquilo que eu sabia na questão do conhecimento para agregar cada vez mais pontos positivos. E este momento vai ser legal por isso, pois ao assumir a flotilha, poderei pensar no médio e longo prazo e quais são os objetivos de cada um, com mais tempo para passar conhecimento, exercitar os aprendizados e, consequentemente, atingir os objetivos da flotilha e dos velejadores”, disse Ana.

Barcos da Flotilha da Jangada em água

O capitão da Flotilha da Jangada, Marcelo Dutra, ressalta a felicidade de todos em receber a atleta, desejando as boas vindas e destacando a carreira de Ana, que passa a liderar os velejadores Artur Beltrão, Bianca Lautert, Felipe Strassburger, Francisco Dal Ri, Isabela Zorzi, Lucas Geyer e Pedro Rosa.

“A Ana Barbachan, antes e além de ser uma competentíssima e vitoriosas atleta olímpica de vela do nosso Clube dos Jangadeiros e do Brasil, é uma pessoa humana extraordinária pela sua alegria, carisma, humildade, empatia, inteligência, entre tantos outros atributos que possui, o que nos enche de felicidade e orgulho por poder contar com ela no time de treinadores da nossa Flotilha. Temos as melhores expectativas, pois mais do que técnica e experiências, que ela certamente vai passar para os nossos velejadores, a Ana trará um ganho enorme para os nossos filhos na transmissão de excelentes valores, bons exemplos e incríveis vivências que farão toda a diferença para o bem e sucesso na vida esportiva e pessoal deles”, disse Marcelo.

A atleta segue forte em campanha olímpica visando os Jogos Olímpicos de Tóquio, onde competirá ao lado de Fernanda Oliveira na classe 470. Para isso, o planejamento à frente da Flotilha da Jangada será conciliado com seus treinamentos na classe, a fim de manter os dois compromissos em perfeita sintonia. Além de compartilhar as experiências, Ana fala da importância da classe na vela e também revela os primeiros objetivos para iniciar os treinamentos com os atletas. “O Optimist é muito importante para a formação de atletas, uma porta de entrada para as crianças na vela e uma grande oportunidade para trabalhar o aprendizado e o gosto por velejar, a fim de desenvolver valores importantes dentro do esporte e para a vida. Por isso, minha missão será fazer com que eles gostem ainda mais de velejar e aprendam aspectos importantes como analisar o vento, largar bem, se posicionar em uma flotilha e os fundamentos estratégicos de uma regata”, frisa.

Carreira na Vela
A atleta olímpica Ana Barbachan iniciou sua carreira na vela aos 11 anos de idade, no Optimist, onde velejou até os 15 anos. Na classe, disputou diversos campeonatos nacionais, como o Campeonato Brasileiro, Sul-Brasileiro e Estadual, e também internacionais, como o Campeonato Europeu da classe.

Na transição após Optimist, passou para a classe 420. Entre o leme e a prova do novo barco, competiu nos principais campeonatos nacionais e sul-americanos.

Aos 18 anos começa trajetória de Ana no 470. Na classe olímpica, conquistou 5 medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze em etapas da Copa do Mundo de Vela, garantindo conquistas nos principais campeonatos da classe e duas participações em Olimpíadas ao lado de Fernanda Oliveira: a primeira, em Londres 2012, onde ficou o sexto lugar, e a segunda, no Rio 2016, onde ficou no 8º lugar.

Atualmente, garantiu a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, e segue ao lado de Fernanda Oliveira nos treinos em preparação para sua terceira participação em Olimpíada.