JANGA NEWS – ED 30 – 2024 (26/7)

Definido o calendário do processo eleitoral do Conselho Deliberativo 

Devido às consequências de grande proporções que atingiram a sede do nosso clube durante a enchente em Porto Alegre, o início do processo eleitoral para renovação de um terço do Conselho Deliberativo precisou ser postergado em 30 dias. 

Com a inviabilidade de uso de boa parte de nossa sede administrativa para seguir com os procedimentos necessários ao processo, buscou-se a postergação, chegando-se ao prazo de um mês, de maneira que não prejudicasse outras etapas do pleito.

Pelo novo calendário, as inscrições individuais deverão ser feitas na primeira quinzena de agosto, e a Assembleia Geral Ordinária será realizada no último sábado do mês de setembro, dia 31.

Semana intensa de trabalho no Janga: confira o andamento dos trabalhos de recuperação do clube

Regatas da FEVERS retomam a temporada de competições no Jangadeiros

O primeiro final de semana de agosto será de Regatas de Monotipos da FEVERS no Jangadeiros. A competição marca a retomada das competições no clube depois da enchente que atingiu a Capital e causou danos na sede do Janga.

Serão quatro regatas, para as classes ILCA 7, 6, 4, Snipe, 420 e 29er. O torneio começa às 14h, nos dois dias. Quem ainda não se inscreveu pode preencher o formulário neste endereço.

 

Primeira participação de Gabriel Simões nos Jogos Olímpicos será neste domingo 

O atleta do Clube dos Jangadeiros Gabriel Simões, o Dom, gaúcho mais jovem a estar competindo na França, estreia neste domingo (28) nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, com o início da disputa de vela na categoria 49er. Aos 22 anos, Dom participa pela primeira vez de uma Olimpíada, como proeiro de Marco Grael. As regatas ocorrem em Marselha.

Dom, como é conhecido entre os colegas e atletas de vela, confirmou a vaga olímpica em abril e vem treinando forte a fim de representar bem o Jangadeiros e o Brasil em Paris. O jovem começou a velejar em 2013 na Escola de Vela Barra Limpa, do Clube dos Jangadeiros, em um barco da classe optimist – onde, por conta do nome do barco, ganhou o apelido. Depois, migrou para a classe 29er, na qual ficou três temporadas e conquistou dois títulos brasileiros. 

O resultado destacado na classe pré-olímpica lhe rendeu o convite para ser proeiro de Marco Grael. A dupla compete junta há mais de um ano. 

 

Atleta do Jangadeiros tem a experiência de participar de um Campeonato Mundial da Juventude  

 

Nicolas Gallicchio, 16 anos, esteve na Itália representando o Clube dos Jangadeiros no Campeonato Mundial da Juventude 2024, na categoria iQFoil sub-19. Não foi dessa vez que rolou trazer um título, mas conta a grande experiência de ter sido o único brasileiro nessa categoria, que tinha 39 participantes. A competição ocorreu entre 12 e 19 de julho, no Lago de Garda, na Itália. 

O atleta entrou no Jangadeiros em 2021, velejando na categoria 29er até novembro do ano passado, quando sua dupla viajou para fazer intercâmbio. O atleta optou, então, por velejar de iQFoil. Praticou windsurf durante todo o mês de dezembro, e, assim, teve uma base da prancha ao iniciar no iQFoil. Em janeiro deste ano, quando chegaram os novos equipamentos, o atleta começou a velejar com o foil. “No começo foi bem difícil, mas depois comecei a me acostumar”, comemora.