JANGA NEWS – ED 25 – 2024 (21/06)

 

Nicolas Gallicchio representa o Jangadeiros no Campeonato Mundial da Juventude de 2024

Mais um talento do Clube dos Jangadeiros, Nicolas Gallicchio, 16 anos, representará o clube no Campeonato Mundial da Juventude de 2024, competição que será realizada no Lago de Garda, na Itália, a partir de 12 de julho. O anúncio dos velejadores das classes individuais que integrarão a Seleção Brasileira de Vela Jovem (sub-19) foi feito pela Confederação Brasileira de Vela na última quarta-feira (19).

Nicolas, que começou a velejar aos 11 anos de Optimist, entrou no Jangadeiros em novembro de 2021. Iniciou velejando de 29er, categoria na qual permaneceu até novembro do ano passado, quando sua dupla viajou para fazer um intercâmbio. 

“Optei, então, por velejar de IQFoil. Para me preparar, pratiquei windsurf durante todo o mês de dezembro, e assim tive uma base da prancha ao iniciar no IQFoil”, conta Nicolas. Em janeiro desde ano, quando chegaram os novos equipamentos, o atleta começou a velejar com o foil. “No começo foi bem difícil, mas depois comecei a me acostumar”, comemora.

No currículo do atleta estão os seguintes pódios: Campeão Estadual Estreante 2020; terceiro lugar geral na Copa Brasil de Vela 29er 2022; terceiro lugar sub-19 na Semana de Vela do Rio de Janeiro 29er 2023;  campeão masculino da Copa da Juventude 2024 IQFoil; terceiro lugar geral no Campeonato Brasileiro de 29er 2024. 

 

 

 

Gabriel Simões emociona alunos ao contar sobre sua trajetória e expectativas para participar da Olimpíada de Paris 

O velejador do Jangadeiros Gabriel Simões, 21 anos, esteve na Escola de Vela Barra Limpa no domingo (16), quando conversou com alunos sobre sua carreira e a emoção de participar dos Jogos Olímpicos de 2024, que acontecem em julho, na França. Dom, como é chamado, mostrou sensibilidade e humildade ao compartilhar algumas experiências dentro e fora da água.

“Hoje tenho confiança e segurança em falar que vivo um ponto bem alto da minha carreira. E estou muito feliz em estar aqui, sou muito grato a todos que me ajudaram”, disse o atleta. Ele também reforçou sua gratidão ao Jangadeiros. “Muito deste meu momento e o que eu posso passar para vocês é parte de um legado que vem sendo construído dentro deste clube, dentro desta escola”. 

Gabriel lembrou que passou por muitas dificuldades e desafios, mas que superou tudo porque sempre gostou muito do que faz.

“Se há uma mensagem que gostaria de deixar é que vocês se dediquem 100% para as coisas que amam. Se entreguem, não desistam daquilo que vocês gostam, independente de onde isso vai levar vocês”, reforçou. 

As Olimpíadas, segundo o atleta, nunca foram um sonho real. “Mas eu nunca deixei de ir para a água e buscar essa evolução no que escolhi fazer da minha vida. E isso foi me abrindo portas. Tenho certeza de que outras pessoas aqui presentes também terão estas portas abertas se tiverem dedicação”, disse Gabriel, que começou a treinar no Jangadeiros aos 13 anos, na Optimist. 

Dom, que formará dupla com Marco Grael na classe 49er, confirmou a vaga olímpica em abril e vem treinando forte a fim de representar bem o Jangadeiros e o Brasil em Paris.

 

Treinamento da Polícia Rodoviária Federal

O Clube dos Jangadeiros realizou, nesta sexta-feira (21), mais uma edição do Curso Básico de Uso e Navegação de Pequenas Embarcações a Motor, desta vez para uma turma de 10 agentes do Núcleo de Operações Especiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A iniciativa é uma parceria com o Instituto Cultural Floresta.

O treinamento durou seis horas, com aulas práticas ministradas pelos instrutores Eduardo Bojunga e Tiago Jacobus, que compartilharam orientações sobre preparação para zarpar, acesso a termos básicos, manobras, controle e ajustes do motor, nós, técnicas de condução e abordagem, além de diversas instruções para emergências e situações de risco.