DMAE continua a limpeza em área assoreada próximo à rampa de monotipos
Desassoreamento deve ser concluído no começo de fevereiro
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) está limpando a foz do canal da Av. Otto Niemeyer. O desassoreamento está sendo feito com maquinário no Jangadeiros e na Rua Dr. Barcelos. A obra deve ser concluída no início de fevereiro.
O processo pretende retirar 2.000 m³ de areia da área, em uma camada de 2,50 m de altura. Uma escavadeira hidráulica está sendo utilizada para o serviço. Para o acesso dos equipamentos e a remoção do resíduo desidratado, não foi necessário poda ou supressão de vegetação e o próprio clube está servindo de ponto de apoio e acesso.
André Becker, sócio do clube, ressalta a importância desta limpeza. “A dragagem da baía entre as rampas do clube é uma demanda antiga dos sócios. Realmente houve um assoreamento dessa região em função da tubulação de fluvial que é despejada ali. Quando o molhe transversal da baía norte da ilha do Jangadeiros foi feito, o fluxo de água mudou. E aí a praia que se tinha ao sul da ilha desapareceu e ajudou a assorear mais essa região das rampas. Além de ser bem incômodo de velejar com esse assoreamento, já que fica raso, se tem um dano material bem importante, quebrando bolina, leme, afrouxando a ferragem do leme, gerando danos para a popa do barco. Também pode provocar algum acidente, o barco virar, alguém se machucar. Às vezes, tem que fazer um monte de manobra para conseguir sair da baía. É uma demanda realmente muito importante, vai fazer diferença para todos velejadores de monotipo”, afirma ele.