Dicas do Janga | Confira 5 documentários sobre o mundo náutico
Seguindo as sugestões para se manter por dentro do mundo náutico, o “Dicas do Janga” desta semana traz cinco produções audiovisuais que abordam a vela. Nestes documentários, a temática proporcionou conteúdos abrangentes que contam desde histórias de superação e coragem até as grandes aventuras pelas águas.
Confira agora cinco documentários sobre o mundo náutico e seja bem-vindo a bordo:
– Maiden
O documentário de 2018 traz a história de Tracy Edwards, que com 24 anos se tornou a capitã da primeira tripulação feminina de todos os tempos a participar da Whitbread Round the World Race, regata de volta ao mundo realizada em 1989. Para conseguir a façanha, a produção conta com imagens de arquivos e entrevistas que contam a jornada das mulheres no mar, que iniciou quando Edwards hipotecou sua casa para comprar um iate de 58 pés, o reformou e renomeou de Maiden.
– Coyote – The Mike Plant Story
Coyote conta a carreira profissional na vela e a história do iatista solo americano Mike Plant. Entre suas principais façanhas estão as regatas BOC Challenge (hoje, Velux 5 Oceans Race) e Vendée Globe, competições voltadas para velejadores em solitário.
O filme também destaca o caminho de Plant antes de sua carreira de velejador, incluindo uma jornada solo na América do Sul, sua fuga das autoridades gregas sob acusação de tráfico de drogas e tempo em uma prisão portuguesa.
– The Weekend Sailor
A produção narra a inesperada vitória do iate mexicano Sayula II na primeira regata tripulada ao redor do mundo, a Whitbread Round the World Yacht Race (hoje, Volvo Ocean Race), em 1974. No ano de 1973, o Reino Unido organizou a primeira regata de vela em todo o mundo, convidando equipes especializadas da Europa e de outros países umas contra as outras. Para isso, a Marinha Real Britânica comprou seis barcos para treinar 800 homens e escolheu as quatro melhores equipes de 10 homens para cada uma das quatro etapas da corrida. No entanto, um mexicano inexperiente também se inscreveu. Na casa dos cinquenta anos, com uma equipe que incluía esposa, filho, família e amigos. O nome dele, Ramon Carlín. Um marinheiro de fim de semana.
– Maiden Trip
O documentário retrata a viagem solitária da jovem Laura Dekker, que aos 14 anos decidiu dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro. Uma viagem de dois anos em busca de seu sonho de ser a pessoa mais jovem a navegar sozinha no mundo. Com a apresentação de vídeos e gravações de voz de Laura no mar, a produção mostra de vídeos de locais como Ilhas Galápagos, Polinésia Francesa, Austrália e África do Sul.
– Chasing Bubbles
Em 2008, um garoto de fazenda do estado da Indiana, no Estados Unidos, chamado Alex Rust estava trabalhando no Chicago Board of Trade, uma junta comercial de Chicago. Ele encontrou sucesso, mas não felicidade. Aos 25 anos, Alex deixou o emprego e foi para a Flórida em busca de algo melhor. Ele trocou sua minivan antiga por um pequeno veleiro que encontrou no site Craigslist (rede de anúncios online gratuita). Alex aprendeu a velejar com a ajuda de um livro ‘Sailing For Dummies’. Na véspera de Ano Novo de 2008, partiu da Flórida com 2 amigos e seguiu para as Bahamas, sem nunca olhar para trás. O que se seguiu foi uma aventura de quatro anos que levou Alex aos cantos mais distantes do globo. Chasing Bubbles é a história da busca de um homem por realização, levando tudo em seu mundo ao limite absoluto.
Gostou das dicas? Se você tem alguma recomendação, basta enviar para o e-mail comunicacao@jangadeiros.com.br. Confira na próxima semana as sugestões de livros das “Dicas do Janga”.