Jogos Olímpicos de Tóquio tem novas datas confirmadas
Em reunião realizada nesta segunda-feira, 30 de março, a organização do evento confirmou que os Jogos serão realizados de 23 de julho a 8 de agosto de 2021.
Nesta segunda-feira, 30 de março, o Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou as novas datas para a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão. Em reunião que contou com a presença do presidente da entidade, Thomas Bach, o presidente de Tóquio 2020, Mori Yoshiro, do governador de Tóquio, Koike Yuriko e do ministro olímpico e paralímpico Hashimoto Seiko, foi afirmado que o evento será realizado de 23 de julho a 08 de agosto de 2021.
De acordo com a nota divulgada pelo COI, a decisão foi tomada visando três principais considerações: proteger a saúde dos atletas e de todos os envolvidos e apoiar a contenção do vírus COVID-19; proteger os interesses dos atletas e do esporte olímpico e, por fim, o calendário internacional de esportes global. A divulgação ainda destaca que “as novas datas dão às autoridades de saúde e a todos os envolvidos na organização dos Jogos o tempo máximo para lidar com o cenário em constante mudança e com as perturbações causadas pela pandemia do COVID-19”.
Na ocasião, as autoridades também definiram que os Jogos Paralímpicos serão realizados de 24 de agosto a 5 de setembro de 2021. Além disso, o COI já havia confirmado anteriormente que todos os atletas já qualificados e as cotas já atribuídas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 permanecerão inalteradas. As atletas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, do Clube dos Jangadeiros, estão classificadas para os Jogos Olímpicos na classe 470.