Atletas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan compartilham trajetória olímpica na classe 470
Dupla participou da edição de outubro do Janga Sail Talks, que reuniu associados e convidados em bate-papo especial no Bistrô Pimenta Rosa.
A edição de outubro do Janga Sail Talks, encontro promovido pelo Clube dos Jangadeiros que compartilha as experiências na vela, contou com a participação especial das atletas olímpicas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan na noite desta quinta-feira, 31 de outubro, no Bistrô Pimenta Rosa.
O início da parceria na classe 470, as competições internacionais e participações em Olimpíadas, além das histórias e curiosidades da dupla foram alguns dos temas do bate-papo que reuniu associados e convidados. “É muito gratificante poder compartilhar essa experiência que eu tenho na vela para os velejadores mais jovens. Quando eu era criança e tinha o sonho de velejar, foi exatamente isso que aconteceu comigo, ou seja, eu escutei inúmeras histórias e trajetórias de velejadores do clube e como eles chegaram aonde estavam”, conta Ana Barbachan, que ainda revela um dos momentos mais marcantes na carreira. “De todos esses anos, o momento que mais lembro com muito carinho foi a nossa classificação para Londres 2012, que conquistamos em Palma de Mallorca. Foi um ciclo difícil, de grande rivalidade, tanto é que a seletiva foi até o final, faltando quatro meses para as Olimpíadas. Foram meses de muito trabalho e intensidade total, que foi coroado com o passaporte carimbado para os Jogos olímpicos”, detalha.
Os associados, convidados e velejadores também aproveitaram o espaço para perguntas e respostas com as atletas, que estão em preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. “Fazer o que eu gosto durante muito tempo e isso ter se tornado o meu trabalho traz uma satisfação muito grande. Acredito que, muitas vezes, o caminho final é o que menos pesa, pois no fim das contas a trajetória que conseguimos desfrutar e desempenhar é o que levamos na memória e, esse amadurecimento ao longo dos anos, faz com que possamos lembrar de cada uma das histórias que compartilhamos”, ressalta Fernanda Oliveira, que disputará sua sexta Olimpíada em Tóquio 2020 (Sidney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016). Já Ana Barbachan fará a sua terceira participação (Londres 2012 e Rio 2016).
Na campanha rumo aos Jogos Olímpicos de 2020, a dupla já garantiu, em 2019, a medalha de ouro na etapa da Itália da Copa do Mundo de Vela, o bronze na etapa da Copa do Mundo de Miami, o 5º lugar no Norte-Americano de 470, o vice-campeonato Sul-Americano da classe e o título na categoria feminina na competição.